Você sabia que o CRM controla suas vendas?
Pois é! Sabemos que além da função de cadastro e relacionamento com o cliente, o software CRM é um grande aliado no controle de vendas de sua empresa.
Como funciona o controle de vendas do seu negócio? Pensar nisso é pensar estrategicamente, já que é através dessa tarefa que é possível obter dados sobre negócios, como clientes ativos e inativos, negócios fechados, e muito mais. É a partir disso que você conseguirá analisar o que é preciso melhorar.
Se a empresa não possui um bom controle de vendas, isso pode ser uma grande dor de cabeça. Os processos desorganizados e não alinhados podem impactar no seu negócio, ocasionando perdas.
É por isso que esse assunto gera dúvida nos empreendedores. Muitos se questionam qual a melhor ferramenta para controlar as vendas, qual sua importância, e como fazer o controle de forma assertiva.
Essas dificuldades no início são normais! É por isso que preparamos neste artigo uma série de dicas que vão te ajudar e mostrar o caminho quando o assunto é controle de vendas com o CRM.
- O que é o software de CRM?
- O que é controle de vendas e sua importância
- CRM ou ERP?
- Como escolher um bom sistema de CRM
- Curva ABC de clientes e CRM
O que é o software de CRM?
O software CRM é uma ferramenta que serve para ajudar empresas a organizar e analisar dados e/ou informações de seus clientes. Tem como finalidade gerenciar e criar um melhor relacionamento entre vendedor e clientes, por meio dos dados que a ferramenta disponibiliza, sendo possível traçar estratégias para vender mais.
Ou seja, quando sua equipe de vendas coleta e armazena os dados dos clientes no sistema CRM, fica muito mais fácil rastrear informações como, compras feitas, padrões de compras, dados cadastrais, entre outros. Tudo isso auxilia o vendedor a entender quais são as necessidades do cliente.
O que é controle de vendas e qual sua importância
O controle de vendas é um processo que controla e verifica todas as vendas que são realizadas dentro de uma empresa. Esse gerenciamento pode ser feito de muitas maneiras, desde planilhas manuais até softwares mais modernos, como é o caso do CRM.
Para essa estratégia funcionar, é fundamental atualizar esse controle diariamente com informações essenciais sobre as vendas realizadas, como data, produto comercializado, valor, dados cadastrais do cliente, e demais informações que podem ser interessantes, como forma de pagamento, entre outros.
O controle de vendas é essencial para a sobrevivência de empresas. A falta de organização e planejamento são as principais causas de mortalidade dos negócios brasileiros. Sendo assim, nada melhor do que a ajuda do CRM para controlar suas vendas.
Essa estratégia é importante dentro do seu negócio pois é com ela que você e sua equipe poderão analisar o fluxo de demanda, sazonalidade de compras, planejamento de estoque, quantidade média de vendas, e muito mais. Desse modo, ficará mais fácil planejar estratégias e promoções que facilitem o giro de estoque.
CRM ou ERP?
ERP, em inglês Enterprise Resource Planning, é um sistema de gestão que tem como principal objetivo fazer a integração entre informações e os processos de todos os setores da empresa. Muitas vezes, o ERP é chamado também de sistema integrado de gestão empresarial.
O ERP serve ainda para emitir nota fiscal, além de cuidar da gestão de estoque, finanças, produção e muito mais. Aqui já podemos enxergar as principais diferenças entre CRM e ERP. Enquanto o CRM cuida de processos que visam melhorar o relacionamento com os clientes, o ERP está mais focado em otimizar processos operacionais, e gerar mais eficiência e produtividade.
Escolher entre um ou outro é uma tarefa que cabe somente ao empreendedor do negócio. Tudo vai depender das necessidades da sua empresa naquele momento. Por isso é importante entender como cada sistema funciona e para que serve, para que não haja arrependimentos.
Portanto, se seu intuito é aumentar a conversão de leads, automatizar o marketing e entender mais sobre o seu cliente através de dados e relatórios, então o CRM é a ferramenta que você está procurando.
Leitura complementar: CRM ou ERP? Qual a diferença?
Como escolher um bom sistema de CRM
Existem alguns fatores e requisitos básicos a serem observados na hora de escolher um CRM para controlar suas vendas. Reunimos aqui alguns que podem te ajudar nessa compra! Confira a seguir.
Usabilidade
O CRM é um software que será usado pela sua equipe de vendas, ou seja, é de uso do vendedor. Ele será o maior usuário desse sistema!
Portanto, é interessante procurar por CRM’s que possuem um design mais simples, intuitivo e amigável. Dessa forma, seu vendedor não terá muitas dificuldades para utilizar e extrair o melhor do software.
Um bom exemplo são as plataformas que utilizam estilo planilhas. Por ser algo que já faz parte do dia a dia do vendedor, fica mais fácil o entendimento e manuseá-lo.
Funcionalidades
A funcionalidade do CRM deve estar alinhada às necessidades do seu negócio! Portanto, antes de comprar um CRM, entenda suas necessidades, busque compreender e mapear como funcionam os fluxos de informação.
Assim, ficará mais fácil encontrar um software de CRM que corresponda às suas necessidades.
Custo e benefício
O barato sai caro! É claro que precisamos nos atentar a cada realidade. Algumas empresas terão bastante dinheiro para investir em um bom CRM, outras nem tanto. Por isso é importante planejar e adquirir, pelo menos, aquele software que irá atender suas expectativas.
Avalie o mercado e preste atenção no custo e benefício. É importante ter equilíbrio nessa hora para encontrar um bom serviço. Tem preços de CRM bem acessíveis, até para aqueles profissionais liberais.
Suporte
Outro ponto super importante na hora de escolher seu CRM é o suporte. Existem opções gringas, e várias vezes somos tentados a escolher essas opções por transmitirem mais segurança. Mas, a verdade é que quando você mais precisar, poderá ficar sem suporte!
Sendo assim, busque por empresas nacionais e que tenham em seu pacote o serviço de suporte. Também é importante verificar se esse serviço se dá por diversos canais de contato, como chat, telefone, redes sociais, e-mail, entre outros.
Quanto mais opções de contato você tiver, mais rápido você resolverá seus problemas.
Bons indicadores
Opte pelos CRM’s que entregam relatórios que vão ajudar sua equipe de vendas a criarem estratégias de ação. Com o software, é possível analisar relatórios que ajudam a tomar decisões baseadas em dados.
Portanto, se você quer aumentar as vendas da sua empresa, é preciso atentar-se à essa dica! Avalie se o CRM mostra indicadores e quais são eles, dessa forma você irá entregar nas mãos do vendedor uma ferramenta que poderá aumentar a renda da empresa, e poderá até oferecer comissões à ele.
Leitura complementar: Sistema CRM: o que é e para que serve?
Curva ABC de clientes e CRM
Como o CRM mostra a média de compra de cada grupo, é possível que o vendedor consiga acompanhar o aumento ou diminuição de vendas, e também analisar se as estratégias adotadas têm atingido as metas esperadas.
Com isso, definir ações fica muito mais fácil quando temos um bom CRM conosco. Ele irá oferecer dados que vão maximizar os resultados de vendas quando aplicada a Lei de Pareto e Curva ABC de clientes.
Entenda mais: Curva ABC de clientes e Pareto
Agora que você já sabe como o CRM controla suas vendas e quais são os principais benefícios ao adotar essa ferramenta, não perca mais tempo! Incorpore o melhor software de CRM para sua equipe e alcance os melhores resultados em vendas.
Este conteúdo foi desenvolvido pela Clientar CRM. A Clientar é um software de CRM com o foco na gestão da carteira de clientes e em aumentar o desempenho da equipe comercial.