Para que o time de vendas atinja a alta performance, é preciso que as ferramentas que são utilizadas durante sua atuação estejam alinhadas à realidade da empresa. Assim, os vendedores podem focar em atividades mais estratégicas e no relacionamento com o cliente.
Já para os líderes de equipe, um CRM personalizado é uma das poucas maneiras de se obter análises e relatórios confiáveis e seguros, que apresentam informações verdadeiras e ricas para que a gestão de vendas seja feita de forma assertiva.
Para saber mais sobre CRM personalizado, suas vantagens e quais são as funcionalidades mais importantes para customizar nesta ferramenta, continue a leitura do artigo!
Quais são as vantagens de um CRM personalizado?
Um sistema de CRM (Customer Relationship Management, ou “gestão do relacionamento com o cliente” em português) é uma solução em software utilizada para centralizar, analisar e acompanhar todos os dados do cliente, seu comportamento de compra e seu relacionamento com a empresa.
Trata-se de um instrumento de trabalho essencial para os times de vendas, marketing e atendimento, uma vez que possuem relação direta com as estratégias de conversão, atração e fidelização de clientes, respectivamente.
A questão é que muitos CRMs são comercializados atualmente, o que torna desafiadora a busca por uma plataforma que tenha 100% a “cara da sua empresa”. Por esse motivo, é importante priorizar as soluções que possuem a possibilidade de customização.
Quando isso é posto em prática, uma empresa tem em mãos uma plataforma que comporta suas particularidades, levando mais segurança para a operação e para os resultados.
Dessa forma, o CRM personalizado:
- torna o time de vendas mais produtivo e confiante;
- contribui para o desenvolvimento de estratégias de vendas mais eficientes;
- entrega indicadores de desempenho e KPIs de vendas mais verdadeiros;
- atende mais departamentos da empresa, como financeiro;
- melhora o conhecimento sobre o cliente;
- acelera as negociações;
- incentiva a autonomia dos colaboradores;
- impulsiona as táticas de captação de leads.
A seguir, conheça os principais recursos que um CRM personalizado deve conter.
3 recursos que são fundamentais em um CRM personalizado
Cada negócio possui suas singularidades. Apesar disso, é possível traçar um contexto geral sobre as funcionalidades customizáveis que podem ser determinantes para o sucesso de uma estratégia de CRM em um negócio. Entenda quais são:
1. Campos customizáveis
Os campos customizáveis permitem que cada empresa crie ou edite campos de dados sobre as negociações ou clientes, de acordo com as informações mais relevantes para ela.
Uma corretora de seguros, por exemplo, possui informações específicas que são imprescindíveis para a gestão dos clientes, como:
- apólice;
- abrangência de cobertura;
- forma de pagamento;
- número de vidas (para corretoras de saúde);
- modelo de veículo, número da placa e chassi (no caso de seguros de automóveis).
Perceba que se tratam de dados específicos, que devem constar em todos os cadastros dos clientes.
Um bom CRM permite que campos sejam criados para abrigar informações mais pertinentes, garantindo que nenhum dado seja esquecido.
2. Personalização do funil de vendas
O funil de venda auxilia os vendedores na condução dos clientes ao longo do processo comercial. Para tanto, é necessário ter um funil que esteja compatível com a realidade da jornada de compra do cliente.
Quando necessário, é ideal que o sistema de CRM também ofereça a possibilidade de criar múltiplos funis de vendas.
Vamos tomar como exemplo o setor de corretoras novamente.
De maneira geral, as corretoras possuem um funil de pós-venda com as seguintes etapas:
- vistoria;
- checagem de documentos;
- ativação do seguro;
- alinhamento final.
Além disso, depois da concretização da venda, os corretores devem se atentar ao prazo de uma apólice, para, assim, entrarem em contato com os clientes novamente e renovarem seus seguros ou planos.
Com isso, precisam construir um novo funil de pós-vendas com as etapas deste processo. O funil teria a seguinte estrutura:
- contato depois de seis meses;
- contato para renovação;
- envio de proposta;
- fechamento.
Cada segmento possui processos de vendas diferentes, por isso é importante priorizar as soluções que ofereçam a personalização de funis. Dessa forma, todos os processos serão contemplados com a estrutura adequada, otimizando o trabalho dos vendedores.
3. Métricas e relatórios
Cada negócio tem a necessidade de analisar diferentes aspectos de suas vendas. Contudo, não é todo CRM que vai fornecer relatórios específicos para cada ponto singular a ser investigado.
Veja, por exemplo, como criar relatórios com o CRM personalizável do Agendor:
Relatórios – Como criar Relatórios no Agendor?
Confira estas e outras funcionalidades personalizáveis do CRM do Agendor. Teste gratuitamente, clicando aqui!
Esse conteúdo foi desenvolvido pelo Agendor, uma plataforma de CRM e gestão comercial, que funciona como um painel de controle e assistente pessoal para equipes de vendas e ajuda milhares de times a organizar e aumentar as vendas diariamente.