As metas são extremamente cruciais para o alcance dos resultados, e para o setor de vendas é praticamente uma regra básica para ter uma equipe comercial engajada em alcançar os resultados e objetivos.
Além de ajudar no entendimento dos objetivos estabelecidos, também ajuda a equipe no direcionamentos das ações e quais são as principais prioridades.
E para estabelecer quais serão as metas de vendas que deverão ser seguidas, o gestor precisa adotar alguns critérios importantes e potencializar cada vez mais a performance de sua equipe.
Para ajudar você a estabelecer quais serão os critérios e as metas, listamos abaixo 4 passos que te direcionará na definição de metas.
Passo 1 – Analise o mercado
Para que você estabeleça metas sensatas e de acordo com a realidade do seu negócio analise bem o mercado e como o seu segmento tem se comportado.
Veja qual é o percentual de crescimento do seu segmento e avalie as condições de oferta e demanda. Análise como a sua concorrência se comporta diante do mercado de atuação e principalmente diante dos clientes e público-alvo.
Passo 2 – Analise a capacidade de venda e entrega da sua empresa
Precisamos sempre ser realistas, por isso não adianta traçar metas, sendo que as metas de vendas não estão enquadradas com a capacidade de venda e logística da sua empresa.
Por isso antes mesmo de determinar qual será o nível de crescimento desejado, olhe e analise qual é a sua capacidade atual, para que desta forma você faça os ajustes necessários dentro da sua equipe e deixe tudo preparado para atender todas as demandas e a sua equipe como um todo acompanhe o crescimento.
Passo 3 – Humanize as suas metas
Ao determinar quais serão as suas metas de vendas não pense apenas no lucro que será obtido, mas procure se assegurar no bem estar do seu time, confira se todos estão confortáveis e de acordo com as metas propostas.
Além de ter as metas alinhada com toda a sua equipe, entenda a capacidade individual de cada um do time. Reconheça o esforço e a entrega de cada um.
Passo 4 – Acompanhe os indicadores
As metas de vendas devem caminhar de acordo com o acompanhamento dos resultados, por isso ao longo de todo o período você precisa acompanhar os indicadores constantemente.
Ao estipular metas com objetivos e aspirações financeiras altas você precisa também levar em consideração a necessidade de investir em sua empresa para tornar essas notas atingíveis.
Adote esses passos e critérios na definição de metas para a sua equipe de vendas, revisite todos os pontos sempre que necessário e para saber mais sobre como determinar, acompanhar os indicadores de suas metas recomendamos que leia este artigo:
Entenda o que é KPI e sua importância para realizar análises.
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