Aléssio Mainardi, que comanda no Brasil uma das maiores empresas de tecnologia da Itália, afirma que a inovação, mais do nunca, precisa estar na pauta das empresas, pois mudanças que ocorriam em décadas estão acontecendo em ciclos mais curtos.
A tecnologia é fundamental para o sucesso de empresas em todos os setores, impulsionando a eficiência operacional, melhorando a comunicação interna e externa, automatizando tarefas e abrindo novas oportunidades de negócios. Nesse contexto de constante evolução, o CEO da multinacional italiana Zucchetti, Alessio Mainardi, destaca o papel da tecnologia nas empresas e os esforços empreendidos pelo Brasil e pela Itália para impulsionar o setor nos dois países, e vê boas oportunidades de expansão dos negócios entre eles.
Alessio analisa que a Itália é a oitava maior economia global e pode ser uma porta de entrada estratégica para o mercado europeu para os brasileiros. Por outro lado, o Brasil tem demonstrado vigor e dinamismo ao fomentar o setor tecnológico e incentivar o surgimento de startups, percebe o executivo. A integração dessas dinâmicas, na visão dele, pode representar uma oportunidade significativa para empresas de ambos os países.
“A Itália e o Brasil têm uma relação crescente em termos de tecnologia. Ambos os países possuem setores de inovação em desenvolvimento e têm realizado esforços para fortalecer a cooperação nessa área, mas os resultados estão muito aquém do potencial que existe. A Itália é a oitava economia mundial e pode ser uma porta de entrada importante para o mercado europeu; por outro lado, o Brasil é um país que vem atuando com muita energia e dinamismo no fomento da tecnologia e na formação de startups”, observa.
Para o CEO da Zucchetti Brasil, conjugar essas dinâmicas pode ser uma oportunidade significativa para as empresas de ambos os países. “É o caso da Zucchetti, que vem implementando com êxito uma estratégia de trazer produtos e tecnologia europeia para o mercado brasileiro e, ao mesmo tempo, vem investindo em aquisições de empresas locais, inclusive em empresas que têm potencial de expansão internacional, como no caso da startup Elofy”, comenta.
Presente há 12 anos no Brasil, a Zucchetti já investiu cerca de R$ 300 milhões no país, adquirindo sete empresas e planejando expandir ainda mais sua presença. Com um faturamento global de aproximadamente R$ 7 bilhões, a empresa italiana, referência no setor de tecnologia, aposta especialmente nos segmentos de micro e pequeno varejo brasileiro, RH e ERP, com uma base de mais de 100 mil clientes.
“Acredito que a Zucchetti tenha se afirmado como um caso de sucesso de empresas italianas que empreenderam no Brasil. A jornada não foi fácil, e penso que compartilhar tudo que deu certo e, porque não, também alguns erros da nossa jornada, pode ajudar outros empreendedores a abordar o processo de internacionalização de forma consciente e madura, minimizando os riscos. Sou um gestor que viveu a vida toda mergulhando em tecnologia e inovação. Empresas que não colocam a inovação em sua agenda, na minha opinião, estão brincando com o fogo. Mudanças drásticas que, no passado, aconteciam em décadas agora acontecem em ciclos muito mais breves, de 3 a 5 anos e com muita mais frequência”, alerta.
Alessio assumiu este ano o cargo de conselheiro da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam).