Rede de supermercados é a nova corporate do Linklab e contará com ajuda do programa para realizar a transformação digital e se conectar com startups
A Rede Bistek de Supermercados é a nova corporate do Linklab, projeto de inovação aberta da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia). Na parceria, a empresa será conectada a startups de todo o Brasil para digitalizar ainda mais seus processos.
“A parceria com a ACATE vai alavancar nossa jornada de transformação digital, com troca de ideias, networking, contato com startups, participação em eventos e várias ações que nos ajudarão a construir uma cultura de inovação na organização, transformando pessoas, processos, tecnologias – tudo isso para impactar positivamente nosso negócio”, afirma Tatiana Goes Mendonça, diretora de TI da Rede Bistek de Supermercados.
De acordo com o diretor de Inovação e Novos Negócios da ACATE, Silvio Kotujansky, o Bistek passará por um diagnóstico para saber qual é o nível de maturidade e as necessidades de inovação. “Serão analisados pontos importantes que determinarão quais serão as frentes de atuação. Para cada frente serão definidos os desafios que nortearão as buscas de startups. Quando as corporates chegam ao Linklab, muitas já têm um nível de maturidade que dão um direcionamento para melhorias necessárias, outras ainda precisam de planejamentos concretos voltados à inovação. A partir daí são definidos os próximos passos”, explica Silvio.
Após o diagnóstico, a empresa participará de uma agenda para desenvolvimento da cultura de inovação. Segundo a diretora da Rede Bistek, a parceria com o Linklab e a integração com o ecossistema de inovação de Santa Catarina ajudará a resolver desafios e trará oportunidades e suporte necessários para avançar a transformação digital. “Nesta parceria contamos com toda a estrutura de suporte da ACATE, como espaço do LinkLab, espaços colaborativos, coworkings, incubadoras, centros de inovação, facilitando a conexão de todo o ecossistema de inovação com a rede Bistek. Além disso, todo o network, compartilhamento de boas práticas de inovação e eventos que proporcionam um crescente caminhar na jornada de transformação”, afirma Tatiana .
Sobre o Linklab
Fundado em 2017, o Linklab atua como um hub de conexões e oportunidades que gera inovação e contribui para o desenvolvimento de grandes empresas e startups. O programa tem atuação nacional e possui três unidades físicas no Estado (Florianópolis, São José e Joinville) e um hub virtual. Já passaram pelo Linklab 50 corporates. O índice de sucesso de negócios fechados é de 53%, enquanto houve um aumento de 42% no faturamento das startups.
“O objetivo do Linklab é fomentar o desenvolvimento da inovação aberta no Brasil, permitindo que as grandes empresas vençam desafios com auxílio da tecnologia produzida por startups. Além de acelerar a inovação entre as corporações, o programa impulsiona negócios no setor e gera oportunidades para empresas de tecnologia”, completa o presidente da ACATE, Iomani Engelmann.
Sobre a ACATE
A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), há 36 anos, é a principal representante do setor de tecnologia catarinense, sendo hoje um dos principais hubs de inovação do país. Suas ações buscam aumentar o reconhecimento dessa indústria no estado, país e também internacionalmente. Para reforçar o ecossistema de inovação catarinense, a Associação é gestora de iniciativas como a incubadora MIDITEC, o laboratório de inovação aberta LinkLab, as Verticais de Negócios, a rede de investidores-anjo, entre muitas outras. Reunindo mais de 1,5 mil empresas e organizações de base tecnológica, tem como missão promover a cultura da inovação em toda Santa Catarina.
Sobre o Bistek
Fundado em 1979 por uma família de imigrantes italianos na cidade de Nova Veneza (SC), o Bistek é hoje uma das marcas mais importantes do varejo Sul do país. Com 22 lojas em 13 cidades catarinenses e duas unidades no Rio Grande do Sul, em Torres e Porto Alegre, a rede de supermercados gera mais de 4,5 mil empregos e tem faturamento aproximado de R$ 1,6 bilhão/ano. O moderno Centro Empresarial Adelino Ghislandi, em Nova Veneza, concentra as atividades de recursos humanos, administrativo e financeiro da empresa. A rede tem ainda um Centro de Distribuição com 23 mil metros quadrados às margens da BR-101 e frigorífico próprio.