Por Fernando Cavalcanti, Account Executive da 4intelligence
Como a IA pode ajudar a contornar a instabilidade do setor de alimentos e bebidas?
A indústria de alimentos e bebidas é uma das mais dinâmicas e desafiadoras, pois enfrenta constante volatilidade devido a fatores como mudanças nas preferências dos consumidores, flutuações nos preços das matérias-primas e exigências regulatórias.
Nesse contexto, a inteligência artificial tem emergido como ferramenta imprescindível para ajudar companhias a superar esses desafios, proporcionando previsões mais acertadas, aprimorando processos e a experiência do cliente.
Segundo dados da consultoria Mordor Intelligence, o tamanho do mercado de IA em alimentos e bebidas é estimado em US$ 9,68 bilhões em 2024, e deverá atingir US$ 48,99 bilhões até 2029.
Corporações estão aproveitando tecnologias avançadas para dimensionar as operações e permanecer relevantes neste ambiente.
A IA ganhou destaque nos últimos anos e está auxiliando as grandes indústrias no gerenciamento da cadeia de suprimentos por meio de logística, análise preditiva e transparência.
Previsão de demanda com IA
Quem domina a previsão de demanda consegue reduzir custos, aumentar a lucratividade e conquistar vantagem competitiva.
A tomada de decisões baseada em dados é fundamental para qualquer negócio, e isso começa com essa prática, considerando cenários de curto, médio e longo prazo.
Ao analisar grandes volumes de dados e aplicar algoritmos modernos, as empresas obtêm previsões mais precisas, resultando em várias melhorias operacionais.
A otimização do estoque, por exemplo, ajusta os níveis dos armazéns, diminuindo custos e prevenindo a escassez de produtos.
Além disso, ajuda a evitar desperdícios, ajustando a produção de acordo com as necessidades reais.
Também facilita o planejamento e permite responder rapidamente às mudanças do mercado.
Exemplos de uso
A 4intelligence, empresa de inteligência preditiva, usa sua inteligência artificial para projetar sell in, sell out, mercado total, market share e muito mais para grandes indústrias de alimentos e bebidas ajudando-as a superar os desafios da volatilidade do setor.
A transformação digital impulsionada pela inteligência artificial tem se mostrado um recurso vital para as indústrias, minimizando os efeitos da volatilidade e aprimorando a eficiência das operações.
As projeções apuradas de demanda e a otimização da cadeia de suprimentos são apenas algumas das maneiras pelas quais essa tecnologia está revolucionando o segmento.
À medida que o mercado global de IA continua a crescer, empresas que adotarem essas inovações estarão mais bem posicionadas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades diante de um cenário dinâmico e competitivo.
*Fernando Cavalcanti é Account Executive da 4intelligence, companhia de inteligência preditiva que ajuda grandes empresa a tomar melhores decisões através de dados, inteligência artificial e planejamento integrado – [email protected].
Sobre a 4intelligence
A 4intelligence é uma companhia de inteligência preditiva que ajuda grandes empresas a tomar melhores decisões por meio de dados, inteligência artificial e planejamento integrado.
Sua tecnologia combina expertise econômica com ciência de dados e inovação em IA, possibilitando a estruturação e customização de processos decisórios em larga escala, visando a respostas acuradas que sejam entregues sempre que houver mudanças no cenário econômico, num fluxo constante.
Já recebeu mais de 120 prêmios pela acurácia de projeções, entre os quais se destacam os do Banco Central, do Ministério da Fazenda, da Agência Estado e da Consensus Economics.
Divulgação: NB Press Comunicação