7 casos inovadores de IoT no e-commerce
Com novas tendências surgindo, a indústria de e-commerce está evoluindo em um ritmo bem rápido.
Agora é hora de você também evoluir e procurar maneiras inovadoras de atrair e envolver os clientes com sua loja online.
Pode ser por meio do seu site, aplicativo, canais de mídia social ou dispositivos conectados à internet, também chamada de Internet das Coisas (IoT).
Você ouviu certo. O cenário da IoT no e-commerce se expandiu significativamente. Não está mais confinado a um aplicativo, site ou mídia social.
Em vez disso, chegou à sua casa com a Alexa da Amazon conhecendo suas preferências pessoais de compras ou geladeiras inteligentes que fazem automaticamente um pedido para entrega de supermercado quando você fica sem leite ou vegetais.
Então, é hora de você se preparar para a próxima etapa do comércio eletrônico, ou seja, o uso da IoT no e-commerce.
Este artigo discute seus 7 casos de uso se você estiver procurando inspiração. Vamos lá?
7 Aplicações inovadoras de IoT no e-commerce
1) Gerenciamento de estoque sem muito envolvimento humano
Anteriormente, era necessário muito trabalho humano para gerenciar o estoque.
Você tinha que manter manualmente um registro de todos os pedidos, contar todos os itens para ver se cada item estava em estoque e até mesmo fazer os pedidos manualmente. Também era demorado e resultava em muitos problemas de comunicação.
Sensores IoT e etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID) reformaram completamente o gerenciamento de estoque.
Você não precisa mais manter um registro manual de todos os produtos e pedidos. Basta digitalizar o produto e você obterá as informações essenciais, como tipo de produto, data de validade e disponibilidade.
Além disso, existem prateleiras inteligentes que podem verificar constantemente a quantidade de itens e fazer novos pedidos automaticamente caso o produto esteja acabando.
2) Garantindo a entrega ininterrupta de produtos
Entregar um produto no destino errado é um dos maiores pesadelos da IoT nos negócios de comércio eletrônico.
Você não só precisa gastar o dobro do valor para retificar e enviar para o local certo, mas também perde a confiança do cliente.
Os dispositivos IoT garantem que isso não aconteça, permitindo que os clientes rastreiem a localização e o status de seus produtos.
Usando etiquetas RFID e sensores IOT, eles podem saber onde seu pedido chegou e quanto tempo levaria para chegar à sua porta. Isso evita entregas erradas, reduz o tempo de espera dos clientes e garante alta satisfação.
3) Oferecendo experiências de compra personalizadas aos seus clientes
Personalização é o mínimo que os clientes esperam das empresas de e-commerce atualmente. Sem ele, não há a menor chance de eles comprarem de você.
A tecnologia da Internet das Coisas (IoT) permite personalizar experiências de compra, coletando dados sobre as preferências e hábitos de compra de seus clientes.
Por exemplo, você pode combinar a tecnologia beacon com prateleiras inteligentes para saber quais produtos um determinado cliente compra muito.
Assim, sempre que aquele cliente passasse pelo beacon, receberia recomendações personalizadas e descontos com base nas suas compras recentes.
Você pode até usar os dados coletados para lançar campanhas personalizadas por email e mídias sociais.
Para criar experiências de compras personalizadas usando IoT, os varejistas podem fazer parceria com empresas de desenvolvimento de e-commerce.
Eles geralmente têm experiência e conhecimento para aproveitar a IoT no comércio eletrônico para criar experiências de compra tranquilas e envolventes em sites de e-commerce.
4) Prevenção da falsificação de produtos por meio de embalagens inteligentes
Produtos falsificados são motivo de preocupação para as empresas de e-commerce atualmente.
Muitos agentes maliciosos copiam produtos populares e os enviam a preços muito mais baixos.
Isso coloca os consumidores em risco, pois esses produtos geralmente não seguem as diretrizes de segurança e trazem má reputação à empresa que os vende. Além disso, leva à perda de vendas.
Para evitar isso, a tecnologia IoT permite que as empresas de e-commerce incluam recursos de autenticação como etiquetas RFID, chips Near Field Communication (NFC), códigos QR e detecção de violação nas embalagens de seus produtos.
Como resultado, os usuários podem saber se receberam um produto genuíno ou não.
Além disso, o negócio de e-commerce pode descobrir se alguém tenta falsificar seus produtos, garantindo que ninguém os copie ilegalmente.
5) Oferecendo uma visão melhor sobre o atendimento de pedidos por meio de rastreamento e logística aprimorados
Para garantir a máxima satisfação do cliente, as empresas de e-commerce precisam de uma visão completa do processo de atendimento de pedidos.
Somente quando estiverem sempre cientes do status e da localização do pedido, eles poderão garantir uma entrega pontual.
A IoT ajuda as empresas de e-commerce a obter uma visão melhor de seus pedidos on-line para garantir que possam entregá-los no prazo.
Usando sensores IoT e etiquetas RFID, eles podem acompanhar os pedidos dos clientes do início ao fim. Eles podem ver onde o pedido chegou e quanto tempo levaria para chegar ao endereço do cliente.
Elementos de IoT, como rastreadores GPS, podem até detectar tráfego e sugerir rotas alternativas para evitá-lo, garantindo assim que os pedidos cheguem aos clientes no menor tempo possível.
6) Trazendo novos fluxos de receita
Anteriormente, as interações eram limitadas entre consumidores e marcas de e-commerce.
Eles encomendavam produtos no site e finalizavam a compra apenas quando tinham que comprar novos produtos. Isso também significava limitações para obter novas receitas provenientes deles. No entanto, esse não é o caso nos dias de hoje.
Com a IoT, tornou-se possível encontrar novas maneiras de se conectar com os clientes.
Por exemplo, uma empresa de e-commerce que vende laptops e outros dispositivos eletrônicos, você também pode oferecer monitoramento remoto, análise de desempenho e manutenção preditiva.
Dessa forma, os clientes se sentem mais conectados com aquela marca e isso traz mais fontes de receita.
Outra maneira pela qual a IoT ajuda as empresas de e-commerce a gerar mais receita é incentivando os clientes que abandonaram os carrinhos a concluir suas compras.
Amazon faz isso de maneira brilhante, enviando lembretes gentis nos alto-falantes inteligentes Alexa para pessoas que não conseguiram concluir uma compra, incentivando-as a voltar e concluí-la.
7) Solução de problemas para aumentar as taxas de conversão de sites de e-commerce
Carrinhos abandonados, remessas perdidas, baixo engajamento e alta taxa de devolução têm sido uma dor de cabeça para todos os proprietários de empresas de comércio eletrônico há muito tempo.
Eles perdem milhões em receitas por esses motivos.
O mais frustrante para eles é que, apesar de seus melhores esforços, não conseguem resolver esses problemas.
A IoT no e-commerce está resolvendo esse problema coletando e analisando os dados coletados dos clientes no site de comércio eletrônico, como históricos de compras, itens salvos e padrões de compra.
Os insights coletados os ajudam a otimizar preços, operações e recomendações de produtos. Como resultado, a experiência do cliente melhora e essas empresas geram mais vendas.
Para concluir
A IoT desempenha um papel significativo no e-commerce, ajudando as empresas a otimizar suas operações, oferecer uma melhor experiência de compra aos consumidores e otimizar suas estratégias por meio de insights baseados em dados.
Como resultado, eles observaram um aumento nas vendas, menos falsificações de produtos e remessas perdidas e clientes mais satisfeitos.
No geral, a IoT é essencial se você deseja se sustentar no cenário do e-commerce por um longo prazo, oferecendo experiências de compra envolventes.