Poucas coisas estimulam tanto a motivação, o engajamento e o aumento de vendas quanto uma campanha de vendas bem pensada, organizada e executada.
Já escrevi anteriormente sobre como organizar uma boa campanha, destacando 13 pontos que você deve considerar (o artigo está disponível aqui). Hoje, quero dar algumas sugestões para estimular sua equipe de vendas com iniciativas rápidas, simples e fáceis de serem implantadas.
São todas ideias bem práticas, de assinantes da VendaMais e alunos do GEC que criaram campanhas e nos contaram os resultados positivos que tiveram.
O foco na VendaMais é sempre ajudar os/as gestores/as a terem equipes de alta performance, então o foco é totalmente em RESULTADOS.
Então, aqui estão algumas ideias rápidas que você pode implementar imediatamente e rapidamente conquistar resultados excelentes.
1 – Campanha de pedidos de indicação:
A equipe de vendas aproveita todos os contatos sendo feitos para pedir indicações e recomendações de novos prospects.
2 – Campanha de pós-não vendas:
A equipe de vendas revisa os contatos e as propostas feitas nos últimos 90 a 180 dias que não fecharam por algum motivo, os vendedores retomam os contatos para fazer um novo follow-up e buscar novas oportunidades.
3 – Campanha de reativação de inativos:
A equipe de vendas revisa a carteira de clientes para identificar quem não fez compras/pedidos/negócios nos últimos 90 a 180 dias, os vendedores retomam os contatos e buscam novas oportunidades.
4 – Campanha de depoimentos e testemunhais:
A equipe de vendas revisa sua carteira de clientes, cada vendedor/a escolhe de 3 a 5 clientes super fãs, entra em contato e pede um depoimento (pode ser por escrito, áudio ou vídeo, o que o/a cliente preferir).
5 – Campanha de diminuição de descontos:
A equipe de vendas calcula o percentual médio de desconto dado e trabalha naquele período com o objetivo de diminuir esse índice (resultado mais comum: depois de bastante resistência por parte da equipe, as vendas AUMENTAM, porque a imensa maioria dos vendedores melhora a argumentação e o aproveitamento de oportunidades nesse período. Detalhe: mais vendas/faturamento com MARGEM DE LUCRO MAIOR).
6 – Campanha de mix:
A equipe de vendas escolhe um produto/serviço com margem maior do que a média e trabalha para vender mais daquele produto/serviço durante o período da campanha.
7 – Campanha de prospecção:
A equipe de vendas escolhe um perfil de cliente ideal ou mercado/segmento para focar e cria ações para prospectar novos clientes com aquele perfil, mercado ou segmento específico.
8 – Bônus – Campanha de Taxa de Conversão:
Como aqui é a VendaMais, a gente entrega mais do que promete. Mais uma ótima ideia para campanha de vendas: melhorar taxa de conversão/fechamento de oportunidades. Equipe de vendas se reúne, calcula seu percentual de fechamento ou aproveitamento de oportunidades (número de vendas realizadas/número total de contatos efetivados) e pensa em ações simples e rápidas para melhorar esses números (a própria troca entre a equipe e a comparação dos números muitas vezes já cria inúmeras ideias novas).
Adapte alguma destas ideias à sua própria realidade, inclua treinamento pré-campanha, faça um acompanhamento diário de resultados e depois comemore com champanhe. ?
Abraço, sucesso e boa$ venda$,
Raul Candeloro
Diretor da VendaMais