O objetivo final de qualquer equipe de vendas é crescer e melhorar as vendas. E para impactar a receita e os resultados, o time comercial precisa das melhores ferramentas para atingir e até ultrapassar as metas.
Aqui estão cinco sinais de que seus esforços de capacitação de vendas precisam ser atualizados e como corrigi-los.
1) Você não tem relatórios e não consegue rastrear leads e clientes
Sem relatórios e históricos de contato e/ou compras dos seus clientes suas ações de vendas se limitam drasticamente. As mais variadas informações sobre clientes e potenciais clientes precisam ser interpretadas e transformadas em relatórios e indicadores que podem ser utilizados estrategicamente e trazer mais inteligência às vendas.
Com um sistema de CRM você pode rastrear as interações e atividades de vendas e marketing ao longo de todo o processo de vendas. Com esta ferramenta você pode analisar estes relatórios facilmente por meio de um painel de relatórios personalizável.
2) Seus representantes estão constantemente perguntando onde encontrar conteúdo e/ou pedindo para criar algo que você já tem
Mesmo que você tenha muitos recursos e conteúdos valiosos não significa que os vendedores saibam onde estão ou como encontrá-los.
Facilite a busca e a localização de destes materiais, colocando-os em um portal que possa ser acessado de vários dispositivos móveis. Dessa forma, eles terão um local centralizado para encontrar todas as suas ferramentas de vendas de maneira facilmente acessível e organizada para atender às suas necessidades. Um ERP ou um CRM podem automatizar processos manuais, armazenar dados e unificar a visualização destes materiais.
3) Você tem dificuldade em compartilhar dados e relatórios com outros setores
Infelizmente, muitas empresas têm dados e relatórios insuficientes e dificil acesso a eles, isso causa falta de controle e oportunidades perdidas. Os tempos de reação são lentos e os problemas dificilmente são detectados até que se tornem sérios.Com um ERP você pode integrar os vários departamentos da sua organização, simplificar seus fluxos de trabalho, melhorar a comunicação e fornecer dados úteis e insights valiosos. Esses dados são essenciais para a gestão eficiente do seu departamento ou negócio.
4) Seus clientes apresentam baixa satisfação
Ninguém gosta de esperar muito! Os clientes ficam irritados quando não recebem respostas imediatas. Conseguir clientes já é difícil, mas entender quais são realmente valiosos para o seu negócio não é.
Com um CRM, você pode listar os consumidores com base em quanto gastaram com sua empresa, seus orçamentos anuais ou quais produtos recorrentes podem precisar. Isso ajuda a prever a demanda e atrair mais negócios, enquanto seus vendedores podem fortalecer o relacionamento com eles obtendo dados precisos.
5) Sua previsão de vendas não está alinhada com os negócios reais fechados
Num geral, as pessoas não são muito boas em prever o futuro. A ciência e os métodos de previsibilidade estão cada vez mais sofisticados, mas isso não quer dizer que é fácil apontar para o futuro e prever o que pode acontecer.
Quando falamos sobre vendas, essa falta de previsibilidade pode ser extremamente prejudicial. A previsibilidade das vendas não é somente uma estratégia, é crucial para se destacar em um mercado competitivo.
Com um sistema de Força de Vendas ou um CRM você pode facilitar toda a operação comercial. Com eles você tem a possibilidade de conectar, clientes, produtos, emissão de pedidos, indicadores e demais artifícios de gestão de vendas.
De maneira otimizada e automática, você consegue acompanhar toda a trajetória do seu consumidor, também pode manter um registro do histórico e dados dos clientes, gerenciar informações, entre outra inúmeras funcionalidades que podem gerar uma maior autonomia e precisão.
De modo geral a gestão das vendas precisa ser periodicamente revisada. Se algum destes 5 sinais está acontecendo com você ou com a sua equipe, então é hora de revisar!
E agora, o momento da verdade:
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