Uma nova pesquisa realizada pela consultoria Opinion Box apontou que para 84% dos consumidores, a experiência ideal de compras está no ambiente físico e virtual integrados. O levantamento ainda mostra que para 39% do público, os canais físico e online não complementares e não concorrentes. Para atender as necessidades dos consumidores, ter uma ERP de gestão completa é essencial, mas além disso, é importante ter uma equipe preparada para utilizar todas as funcionalidades do sistema.
“Oferecer aos consumidores uma experiência completa de vendas omnichannel, com um time capacitado e munido de informações faz a sua loja se destacar na concorrência, aumenta a satisfação dos clientes, além de fidelizá-los”, explica Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV).
Pensando nisso, o especialista selecionou 5 funcionalidades de ERP essenciais para alavancar as vendas e auxiliar os lojistas a melhorarem o desempenho em 2023:
1- Raio-X de estoque
Uma boa estratégia é checar o estoque para visualizar os produtos disponíveis e, assim, criar ações promocionais mais assertivas. O sistema criado pela VarejOnline, por exemplo, permite que o lojista mapeie o tempo de inatividade do estoque e escolha itens para trabalhar com promoções e até queimas de estoque.
“O varejo promete receber uma alta demanda de clientes, por isso, a gestão dos estoques é uma vantagem competitiva e será decisiva para os resultados”, ressalta Mortari.
2- Gerenciamento de plataformas omnichannel
O omnichannel permite que o varejista esteja presente em mais de um canal de venda e proporcione uma experiência diferenciada para o consumidor, explorando as tecnologias disponíveis e planejando estratégias multicanais. Por isso, é importante uma ERP que contemple todos os canais para facilitar o gerenciamento de ações.
Além de fazer o atendimento tradicional daquele cliente que prefere a compra presencial, o lojista também opera de outras formas, dentro dos conceitos do varejo moderno, com opções de entrega, estoque local para atender pedidos online e com retirada na loja, por exemplo.
3- VO Closer
As vendas por whatsapp vem conquistando os consumidores pela facilidade de compra. Trata-se de um formato que permite divulgar produtos, fazer compras, realizar pagamentos online e retirar o produto em uma loja física.
O app de vendas VO Closer, da VarejOnline, oferece um controle intuitivo para cada etapa da venda, além de total autonomia do vendedor para compartilhar com o cliente até mesmo um link de pagamento online, possibilitando que o seu cliente consiga fazer a compra totalmente pelo seu smartphone.
4- Análise de clientes
Para Mortari, a experiência do cliente é um ponto crucial das vendas, ainda mais quando trata-se de experiência personalizada, por isso, uma análise de perfil é importante.
Por meio do sistema ERP o lojista consegue traçar o comportamento do consumidor, mostrar os itens mais comprados e qual o ticket médio das compras, dessa forma, é possível oferecer produtos que combinem com cada perfil e ser mais assertivo nas ofertas para cada um.
5- Acompanhamento das metas da loja
É importante que o lojista trace metas em períodos definidos, dessa forma, é possível acompanhar o progresso das estratégias e até mesmo redefinir ações para atingir os objetivos de vendas.
“Incentivamos os profissionais a explorarem a ERP pois lá eles encontram todo tipo de informação para atender o cliente. É possível integrar o estoque da loja online e física, gerar cupons que podem ser usados em campanhas com influenciadores, ou mesmo promoções de aniversários.”, conclui Juliano Mortari.