O vendedor 4.0 representa uma evolução do profissional de vendas que está intrinsecamente ligada ao conceito de Indústria 4.0, também conhecida como a Quarta Revolução Industrial.
A Quarta Revolução Industrial, na qual vivemos atualmente, é caracterizada pelo amplo uso da tecnologia pelas empresas e pelos consumidores.
Os meios digitais aumentaram o poder de compra aos consumidores, e agora, o preço dos produtos e serviços parecem ficar em segundo plano, enquanto uma boa experiência de compra e qualidade no atendimento tomam a dianteira dentro do processo de decisão dos clientes.
A prova disso está em uma pesquisa da SuperOffice, que mostra que 86% dos consumidores afirmam que uma boa experiência é mais relevante do que o preço de um produto.
Nesse contexto, abraçar as inovações tecnológicas é uma forma de oferecer mais valor ao cliente, e além disso, ganhar eficiência e produtividade para otimizar o processo de venda.
A partir desse momento, surge o conceito de vendedor 4.0, um profissional que reconhece a importância da tecnologia para aprimorar sua performance, utiliza amplamente as soluções tecnológicas, e mais do que isso, conduz suas negociações priorizando proporcionar uma experiência de compra personalizada para o cliente.
Continue lendo o artigo para saber mais sobre o vendedor 4.0 e suas habilidades.
O que é vendedor 4.0?
Como falamos anteriormente, o vendedor 4.0 é o profissional de vendas que reconhece a importância da tecnologia para elevar seu desempenho e para oferecer uma experiência de compra de qualidade e altamente personalizada para seus clientes.
Para isso, este profissional constantemente adota inovações e ferramentas em suas abordagens e atividades, como softwares de CRM, automação de marketing e análise de dados, pois sabem que a tecnologia permite uma compreensão mais profunda das necessidades e expectativas dos clientes.
Ao contrário dos vendedores “convencionais”, que se destacam pelas suas habilidades persuasivas, o vendedor 4.0 concentra-se em estabelecer uma conexão com os clientes e construir relacionamentos duradouros e sólidos.
Em síntese, o vendedor 4.0 valoriza a personalização e a experiência do cliente. Ele se preocupa em conhecer cada cliente a nível individual, entendendo suas expectativas e oferecendo soluções personalizadas que agregam valor real para sua vida ou para o seu negócio.
Essa abordagem centrada no cliente é baseada em empatia e escuta ativa, cultivando confiança mútua.
Ou seja, mais do que um conjunto de características, o conceito de vendedor 4.0 se dá em sua mentalidade.
Ao adotar uma mentalidade 4.0, os vendedores também devem reconhecer a importância de desfrutar das mídias sociais e outras plataformas digitais para interagir com os clientes.
Isso significa que o vendedor 4.0 está presente nas redes sociais, compartilhando conteúdo relevante e respondendo às perguntas e comentários dos clientes.
Quais são as características fundamentais do vendedor 4.0?
Além de ser empático e abraçar a tecnologia, o vendedor 4.0 apresenta as seguintes características:
Transparência
Um dos pilares do vendedor 4.0 é a transparência. Em uma era de informação instantânea e acesso fácil a dados, os clientes estão mais informados do que nunca. Com isso, eles esperam que os vendedores sejam abertos, honestos e forneçam informações claras e verdadeiras sobre os produtos e serviços que oferecem.
Um vendedor 4.0 sabe que a transparência é fundamental para transmitir confiança aos clientes, e por essa razão, não se incomoda se for necessário interromper uma negociação caso seu produto ou serviço não consiga atendê-lo. Ele age na transparência e honestidade, mesmo que isso lhe custe uma venda.
Data-driven
O vendedor 4.0 possui uma mentalidade guiada por dados, isto é, data-driven.
Para isso, a tecnologia é parte fundamental do trabalho do vendedor 4.0. Este profissional utiliza ferramentas e tecnologias para coletar, analisar e interpretar informações relevantes sobre o mercado, os concorrentes e, principalmente, sobre seus clientes e potenciais clientes.
Com base nesses insights, o vendedor 4.0 molda suas estratégias de vendas, personaliza abordagens e oferece soluções mais alinhadas com as necessidades individuais de cada cliente.
Por ser guiado por dados, o vendedor 4.0 é capaz de identificar tendências, prever comportamentos e antecipar as necessidades dos clientes.
Mindset de crescimento
Outra característica de destaque do vendedor 4.0 é o mindset de crescimento, ou melhor, a busca pela melhoria contínua.
O vendedor 4.0 está sempre preocupado em melhorar suas habilidades, conhecimentos e técnicas de vendas. Ele compreende que o mercado está em constante mudança, e para manter-se atualizado e competitivo, precisa se adaptar e aprender constantemente.
Este profissional está disposto a investir tempo e esforço em seu próprio desenvolvimento, então, é comum que o vendedor 4.0 esteja sempre buscando cursos, treinamentos e materiais que o ajude a expandir suas capacidades e oferecer um melhor atendimento aos clientes.
Agilidade e flexibilidade
Agilidade e flexibilidade são habilidades indispensáveis para os vendedores 4.0. Eles são versáteis e capazes de se adaptar rapidamente a novas situações, mudanças no mercado e no posicionamento dos clientes.
A agilidade permite que eles se ajustem à variabilidade das demandas, aproveitem as oportunidades que surgirem e resolvam problemas com mais velocidade.
De acordo com o estudo Experiência é tudo da PWC, 80% dos consumidores destacam a velocidade como um dos fatores mais determinantes para uma experiência positiva. Para atender essa demanda, o vendedor 4.0 utiliza a tecnologia para acelerar e digitalizar processos e ganhar tempo para se dedicar a tarefas mais estratégicas.
A flexibilidade, por sua vez, está relacionada à sua capacidade de resposta rápida e disposição para sair da sua zona de conforto e atender às necessidades, que frequentemente se mostram em novas roupagens.
A combinação das características que citamos aqui formam o vendedor 4.0, um profissional adaptado para as novas exigências do mercado e preparado para construir relacionamentos sólidos com os clientes, antecipar suas necessidades, oferecer soluções personalizadas e se destacar em um ambiente corporativo em constante evolução e alta competitividade.
Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.