A taxa de conversão é uma métrica importante! Mas o que exatamente isso significa para a sua empresa? E como utilizar esse dado? Confira!
A taxa de conversão é uma importante métrica que serve como guia para entender a eficiência das suas vendas.
Assim, é possível avaliar o desempenho do time comercial e definir as ações estratégicas necessárias a partir desse dado.
Mas como usar a taxa de conversão para alcançar os melhores resultados? Como acelerar as suas vendas? Veja esses e outros detalhes sobre o tema!
O que é taxa de conversão?
A taxa de conversão é um importante indicador de performance em vendas. Ele mostra o número de vendas comparado ao número de oportunidades que entraram no seu funil.
Em algumas situações, como por exemplo, nas estratégias de marketing ou para vendas em e-commerce, ele indica o quão eficiente são seus investimentos em aquisição de novos clientes e estratégias de marketing.
Com esse índice, é possível conseguir respostas que todo gestor precisa, como:
- Dos leads prospectados, com quantos eu consigo fazer uma apresentação?
- Dos leads que chegam na fase de apresentação, quantos evoluem para negociação?
- E dos leads que chegam em negociação, com quantos a venda é efetivamente fechada?
Como calcular?
A taxa de conversão é obtida a partir da seguinte métrica de vendas: o número de prospects ou oportunidades de vendas dividido pelo número de negócios efetivamente fechados – ou convertidos.
Ou seja, a fórmula da taxa de conversão fica assim:
(Conversões no período / total de contatos) * 100 = taxa de conversão (%)
O que é uma boa taxa de conversão?
A resposta é: depende!
Depende das estratégias que a sua empresa escolheu utilizar, das metas estabelecidas e do comportamento de cada lead ao longo do funil.
Para encontrar a taxa de conversão ideal para o seu negócio, é preciso comparar os resultados de diferentes períodos com as metas estabelecidas! Ou seja, uma boa taxa de conversão é aquela que está dentro (ou acima!) da meta.
Como aumentar a taxa de conversão?
Conheça três dicas para melhorar a taxa de conversão na sua empresa e acelerar as suas vendas!
Desenvolvimento da equipe
O coração de um negócio está nas pessoas! Isso continua sendo verdadeiro mesmo com a transformação digital e o uso cada vez mais significativo da tecnologia.
É preciso contar com uma boa equipe de vendedores que saibam atender e gerar valor ao seu produto. É por isso que realizar treinamentos e incentivar o seu time a se atualizar é útil para o seu negócio e para a qualidade do atendimento!
Conheça 5 dicas para a gestão de equipes com auxílio da tecnologia.
Valorização de feedbacks e dados
Para melhorar, primeiro é preciso entender o que deve ser melhorado, não é mesmo?
Assim, é importante ouvir leads e clientes sobre o seu produto, serviço e/ou atendimento, além de escutar o que a sua própria equipe de vendas tem a dizer sobre o funcionamento dos processos.
Mas, hoje em dia, não se vive somente de conversa. Isso significa que também a outra opinião a se levar em consideração: a dos dados!
Com coletas cada vez melhor personalizadas e análises mais assertivas, os dados abriram espaço para o mundo das decisões embasadas em informações concretas, ao contrário do tempo em que se confiava somente na intuição. Isso é cultura data driven!
Veja alguns dos benefícios que a cultura data driven proporciona:
- novas percepções tanto interna quanto externamente;
- tomada de decisões com base em informações concretas;
- desenvolvimento mais efetivo a longo prazo;
- relatórios completos;
- vantagem competitiva;
- possível de ser aplicada em muitos departamentos.
Portanto, por que andar às cegas se você pode escolher os melhores caminhos com base em dados, opinião dos clientes e feedbacks do seu time, não é?
Tecnologia para otimizar processos
Quando falamos em otimizar processos, falamos também da tomada de decisão, que discutimos no item anterior, e da gestão de equipes.
Ambos podem se tornar muito mais fáceis e rápidos com auxílio de um sistema de CRM! Além disso, o CRM também ajuda com diversas outras atividades do dia a dia da gestão de vendas e pós-vendas, inclusive com o monitoramento da taxa de conversão.
Isso é possível pois o sistema armazena informações de cada contato feito com o prospect e permite que o gestor acompanhe o funil de vendas de cada um dos vendedores.
Aumentando a taxa de conversão na prática
A Unimed Poços de Caldas possui cerca de 37 mil beneficiários e atende a mais 25 mil clientes de intercâmbio (de outras Unimeds).
Para dar conta desse volume de atividades, o time de vendas optou pela tecnologia: o Smark Saúde, nosso CRM específico para a área de Saúde!
Com a plataforma, foi possível obter um aumento de 20% nas vendas desde a implantação, com auxílio do monitoramento proporcionado pelo sistema.
Para o Gestor Comercial da Unimed Poços de Caldas, Luiz Carlos Cardoso, ter um modelo de gestão focado em resultados, ajuda a impulsionar as vendas já que torna-se mais fácil identificar gatilhos de perdas e analisar todo o resultado e a performance individual de cada um.
“Podemos analisar as performances de cada consultor e como cada um funciona com cada método, seja com ligações ou visitas”.
Quer saber mais sobre a implantação do Smark Saúde na Unimed Poços de Caldas? Leia na íntegra!
Conheça o Smark CRM!
A plataforma de gestão de relacionamento com o cliente pode ser utilizada tanto na gestão de vendas quanto no pós-vendas. É a solução completa, reunindo e integrando dados e informações de seus clientes e equipe em um só lugar.
Ou seja, tudo feito sob medida para área comercial, visando facilitar o acesso e a organização para manter seu time atualizado com histórico e preferência de compras de seus clientes.
Através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local.
Com o Smark CRM, torna-se mais fácil:
- acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
- monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
- padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
- administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.
Ainda, com o software, é possível:
- avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
- acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
- organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
- contar com assinatura digital, através da integração com a DocuSign, principal player mundial do setor;
- e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.
Além disso, o novo Smark 3.0 traz mais produtividade e agilidade para o dia a dia das equipes comerciais de diferentes segmentos do mercado.
O software chega com uma proposta de integração total com qualquer outro software utilizado pelos clientes.
Este conteúdo foi desenvolvido pela Smark, empresa pioneira no Brasil em CRM para gestão de vendas, com mais de 20 anos no mercado. Com ampla expertise em vendas, a Smark oferece uma solução especializada em gestão comercial e altamente customizável, para que sua equipe atinja os melhores resultados.