De acordo com uma pesquisa realizada pela multinacional italiana de softwares de gestão, Zucchetti, em parceria com a Fecomércio Santa Catarina, 57% dos varejistas usam as redes sociais para efetivar vendas.
Como micro e pequenos varejistas podem impulsionar as vendas pelas redes sociais
Segundo Thiago Marques, Diretor de Marketing e Customer Experience na Zucchetti, se antes as plataformas digitais eram consideradas um diferencial competitivo, hoje em dia elas são uma alternativa singular de sobrevivência para o pequeno varejo.
“Com a pandemia, novos padrões de compras se consolidaram rapidamente. Hoje em dia, as redes sociais são grandes aliadas dos pequenos negócios, pois facilitam a comunicação com o público e permitem que o empreendedor tenha uma presença online sem um alto investimento. Porém, como hoje em dia apenas estar nas plataformas não é um grande diferencial, é preciso saber aproveitar ao máximo as ferramentas disponíveis para se destacar entre os concorrentes”, explica.
Para ajudar os pequenos empreendedores que querem alavancar as vendas por meio das plataformas digitais, o especialista elencou 5 boas práticas.
1) Conheça o seu público-alvo
De acordo com Thiago, os varejistas devem entender quem são as pessoas que compõem sua audiência nas redes sociais.
Esse cuidado é importante tanto para saber se a empresa está, de fato, se comunicando com o seu público-alvo, quanto para criar estratégias de vendas específicas.
“Caso o empreendedor não tenha uma base de seguidores que engaje com o seu produto, ele precisa definir planos para alcançar seu público ideal. Isso inclui conhecer suas preferências, necessidades, comportamentos e, até mesmo, suas limitações”, explica.
“Dessa forma, o empreendedor tem melhores chances de personalizar planos de venda e atender os clientes de maneira mais eficaz”.
2) Crie conteúdos relevantes e visualmente atrativos
“Não tem como escapar, o conteúdo é o que mais importa nas redes sociais. O varejista precisa capturar a atenção do público-alvo e mostrar o valor dos seus produtos de forma atrativa”, afirma.
Segundo Thiago, isso pode ser feito por meio de fotos de alta qualidade, vídeos e publicações que estejam conectadas aos temas atuais.
“Saber explorar assuntos factuais para divulgar os negócios pode ser uma excelente estratégia. Mas é importante que o conteúdo esteja alinhado com os interesses e necessidades do seu público, para que ele se sinta motivado a engajar”, complementa.
3) Mantenha uma presença constante e ativa
Nas redes sociais, apenas fazer publicações não é o suficiente – é preciso manter uma interação constante com os seguidores.
Responder comentários, mensagens diretas e menções são tarefas que devem estar no radar diariamente.
“Também é importante demonstrar um interesse genuíno nos feedbacks que são feitos nessas plataformas. Ter um relacionamento sólido com esse público é um fator crucial para aumentar a confiança e fortalecer o sucesso das vendas”, diz.
4) Facilite o processo de compra
“Um processo de compras complexo pode desestruturar todas as boas práticas citadas acima. Por isso, o passo a passo para fechar negócio deve ser o mais simples e conveniente possível”, garante.
Divulgar links diretos para páginas de produtos, utilizar botões de “comprar agora” nas postagens e oferecer a opção de fazer compras diretamente na plataforma da rede social são ações que podem ajudar.
“Isso é importante tanto para manter os clientes recorrentes engajados, quanto para converter novos compradores”, complementa.
5) Monitore e analise os resultados
Por último, é preciso acompanhar o desempenho das estratégias listadas acima.
As plataformas já disponibilizam ferramentas de análise para monitoramento de métricas, como taxa de engajamento, número de cliques e conversões.
“Esses dados precisam ser avaliados, porque é a partir deles que o varejista vai saber o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. Assim, ele consegue melhorar continuamente a abordagem nas redes sociais e maximizar os resultados”, finaliza.
Sobre a Zucchetti
Com uma versatilidade de produtos que atendem múltiplos setores, de varejo a indústrias, lojas virtuais a hotéis, a Zucchetti fornece software para 800 mil empresas em todo o mundo.
Sendo a primeira software house italiana e uma das maiores companhias da Europa no segmento, a empresa tem sedes por toda a Itália e está presente em mais de 50 países, tais como Alemanha, Estados Unidos, França, Suíça e, há 12 anos, no Brasil — onde conta com 100 mil clientes e mais de 3.900 parceiros.
No país, a empresa mantém três pilares — software ERPs, software de automação comercial (PDV) e sistemas de gestão para RH (HR Tech). No mundo, a Zucchetti conta com 8 mil funcionários e um faturamento anual de mais de 1.9 bilhão de euros.