Fundada em 1990, a Unimed Metropolitana do Agreste se destaca entre as operadoras de pequeno porte do Sistema Unimed por sua solidez econômica e governamental. A regional tem sede em Arapiraca e Postos de Atendimento em Delmiro Gouveia e Penedo, no estado de Alagoas. No entanto, quem pensa que somente operadoras de grande porte investem em tecnologia, não poderia estar mais enganado.
A necessidade de organização e agilidade é comum às operadoras de saúde de todos os tamanhos e abrangências. Porém, segundo a Gerente Comercial da Unimed Metropolitana do Agreste, Josânjela Sales Lemos, a gestão de vendas da empresa estava desestruturada até então.
“Não tínhamos registros de forma digital. Nossos vendedores anotavam as prospecções em suas agendas e não tínhamos conhecimento do que estava acontecendo”, confidenciou.
Foi então que se iniciou a busca por um CRM, sistema de software que ajuda vendedores e gestores a realizar comunicações e nutrir relacionamentos com seus leads e clientes.
“Precisávamos de mais organização na área comercial, além da necessidade de melhorar a análise da gestão para poder enxergar todas as negociações realizadas por nossos consultores de vendas”.
A Gerente Comercial conheceu o Smark Saúde através de um grupo com outros representantes da área de vendas das Unimeds regionais. Atualmente, cerca de 270 usuários trabalham diariamente com a plataforma em 16 regionais espalhadas por cinco estados do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Alagoas).
“Algumas das co-irmãs compartilharam a experiência de ter um CRM e recebemos um feedback bem positivo da ferramenta”, conta Lemos.
A implantação do novo software para gestão de vendas e pós-vendas foi seguida de treinamentos para equipe e gestores até que todos se sentissem à vontade com o sistema. Hoje, o resultado já aparece no dia a dia da Unimed Metropolitana do Agreste.
“Agora conseguimos enxergar, de fato, o cenário de negócios de forma estruturada, com todos os parâmetros que nos ajudam a entender o comportamento do mercado em nossa região e, consequentemente, montar diferentes estratégias de vendas”, explica Lemos. “Um sistema de CRM é fundamental, pois se a empresa quiser entender seu negócio e tomar as devidas direções para se manter no mercado, o CRM dará a estrutura para se ter organização e controle”.
O Smark Saúde é uma ferramenta especializada na área. Já são mais de 30 planos de saúde que utilizam o software para gestão comercial. Para o CEO, Leandro Ceccato, a experiência e a abertura para entender as necessidades do segmento são pontos vitais da ferramenta:
“Não basta ter um bom software, ele precisa ser funcional para a empresa. Se não for assim, a equipe não vai querer utilizá-la. É muito importante personalizar a plataforma de acordo com o que as regionais da Unimed precisam e atualizar a ferramenta sempre que necessário”.
Este conteúdo foi desenvolvido pela Smark, empresa pioneira no Brasil em CRM para gestão de vendas, com mais de 20 anos no mercado. Com ampla expertise em vendas, a Smark oferece uma solução especializada em gestão comercial e altamente customizável, para que sua equipe atinja os melhores resultados.