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Tipos de CRM: Quais são? Como escolher o ideal para a empresa?

por | jan 19, 2023 | CRM

Você sabe quais são os tipos de CRM e como cada um pode contribuir para o desenvolvimento do seu negócio?

Bem, antes de falarmos sobre isso, vamos recapitular o conceito de CRM.

CRM, ou Customer Relationship Management (gestão do relacionamento com o cliente, em português), é uma abordagem que visa a construção de um relacionamento sólido e duradouro com o cliente.

Este relacionamento possui diferentes aspectos que, juntos, colaboram para uma experiência agradável e personalizada para o cliente, visando sua fidelização

Para atender cada particularidade deste relacionamento, existem 4 tipos de CRM que podem ser utilizados pela equipe a fim de obter mais agilidade e eficiência em suas ações. São eles:

  • CRM colaborativo;
  • CRM analítico;
  • CRM operacional;
  • CRM estratégico.

Continue a leitura para conhecer mais detalhes dos tipos de CRM e saiba como escolher o ideal para o seu negócio!

Quais são os tipos de CRM?

1. CRM colaborativo

O CRM colaborativo integra as áreas que lidam diretamente com o cliente, como Vendas, Marketing, Sucesso do Cliente e Atendimento.

O propósito dessa modalidade é centralizar todas as informações do cliente em um só lugar, para que todos os colaboradores tenham em mãos os insumos certos para lidar com o cliente da maneira mais adequada.

Por exemplo:

A equipe de marketing qualifica os leads que são convertidos em vendas e disponibiliza todas as informações que o vendedor precisa no CRM colaborativo. Com esses dados, os vendedores saberão como fazer sua abordagem a partir de informações iniciais sobre o cliente, como:

  • necessidade;
  • tamanho da empresa;
  • quem é o decisor;
  • como entrou em contato com a sua empresa;
  • qual é o nível de conhecimento sobre a sua solução.

Desse modo, o vendedor terá mais chances de iniciar o contato e convertê-lo em uma oportunidade de vendas

Então, com a venda realizada, o vendedor já possui um perfil mais completo do cliente dentro do CRM colaborativo, devendo direcionar esse cliente para o time de Sucesso do Cliente para treinamento ou implantação do projeto.

Assim, quando outro colaborador acessar o cadastro deste cliente no CRM, ele terá um material ainda mais robusto, contendo informações sobre os principais desafios do cliente, como ocorreu a negociação, quem participará do treinamento e qual é a expectativa de resultado que o cliente deseja obter.

O CRM colaborativo é uma ferramenta que simplifica essa troca de informações, otimiza a velocidade do contato e a produtividade da equipe e promove uma experiência de compra mais agradável para o cliente.

2. CRM analítico

Como o nome sugere, o CRM analítico é utilizado para auxiliar a equipe a traçar um perfil para os clientes da empresa a partir de dados e relatórios, uma ação determinante para a construção de estratégias e abordagens mais eficientes e que convertam mais vendas.

Além disso, o CRM analítico também ajuda a:

  • encontrar gargalos no processo comercial;
  • verificar a previsibilidade de vendas de determinado período;
  • identificar o perfil e cliente que traz mais receita para empresa;
  • mapear sazonalidades do negócio;
  • identificar os produtos e serviços mais vendidos;
  • tornar as tomadas de decisão dos gestores mais assertivas. 

Todos os insights que o CRM analítico gera são uma peça-chave para todas as áreas que se relacionam com o cliente.

Com um perfil de cliente mais completo, as campanhas de marketing, por exemplo, podem ser aperfeiçoadas ou redirecionadas com o objetivo de converter mais leads para o time de vendas, e assim, obter mais receita. 

E fazer isso através da tecnologia evita erros e divergências nos dados, perda de informações e facilita a atualização dos dados, gerando mais rapidez e confiabilidade na leitura dos indicadores.

3. CRM operacional

Dentre os tipos de CRM, o CRM operacional é o mais utilizado pelos vendedores no dia a dia. 

Esta modalidade visa tornar a vida do vendedor mais fácil, oferecendo diversas funcionalidades que elevam o desempenho do time de vendas e o atendimento.

Com um CRM operacional, o time pode:

  • agendar follow-ups;
  • consultar o histórico do relacionamento com o cliente;
  • traçar rotas de vendas;
  • segmentar clientes;
  • fazer anotações em cada cadastro de cliente;
  • anexar documentos importantes, como propostas;
  • fazer a gestão da carteira de clientes.

Pensando em investir em um CRM brasileiro? Confira algumas vantagens:

Vantagens de usar um CRM brasileiro

4. CRM estratégico

O CRM estratégico engloba todos os outros tipos de CRM em uma única ferramenta. Ou seja, ele apresenta funcionalidades operacionais, colaborativas e analíticas.

Além de conseguir mapear o desempenho das vendas em si, o CRM estratégico também proporciona uma visão mais refinada sobre a performance de cada vendedor detalhadamente, o que eleva as habilidades de gestão de equipe dos líderes de vendas.

Isso porque o CRM estratégico é uma significativa fonte de feedback. A liderança pode analisar os resultados por diferentes dimensões e então fazer os ajustes necessários para que os vendedores convertam mais leads em clientes.

Por exemplo:

Se o gestor identifica que, no funil de vendas de determinado vendedor, a etapa de apresentação possui uma baixa taxa de conversão para a etapa de proposta, uma atitude importante é abordar o vendedor em questão e, juntos, pensar em maneiras de tornar as atividades da etapa de apresentação mais eficientes.

Nesse sentido, o CRM estratégico atende a todos os aspectos que estão ligados ao relacionamento com o cliente:

  • desempenho da equipe;
  • dados e análise;
  • otimização de processos.

Como escolher o CRM ideal para o seu negócio?

Para escolher qual dos tipos de CRM é o ideal para o seu negócio, é preciso fazer uma análise profunda da sua operação atual e, principalmente, dos seus objetivos. 

Lembre-se: o CRM é mais do que uma ferramenta; é uma estratégia, uma mentalidade.

Por isso, é interessante projetar a implementação pensando em todas as ações que envolvem encantar e fidelizar o cliente.

Nesse sentido, o CRM estratégico é a alternativa que viabiliza essa estratégia com mais eficiência, visto que este é o objetivo principal da ferramenta.

Se você questiona qual seria o custo de um instrumento tão importante, saiba que existem soluções no mercado com ótimo custo-benefício e, ainda por cima, muito amigáveis ao usuário. 

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