Com processos mais ágeis, Tesla inova na indústria com sistema de CRM especializado em gestão de vendas. Confira os detalhes dessa parceria!
Pelo menos metade das empresas brasileiras ainda não começou a transformação digital, de acordo com estudo da Forrester Consulting. Essa modernização é ainda mais imperativa para se manter relevante no mercado da indústria.
Por isso, a Tesla Marcações Industriais buscou agilidade, inovação e resultados no Smark CRM, sistema especializado em gestão de vendas!
A partir dessa decisão, a Tesla desenvolveu processos mais fluidos, onde as etapas funcionam de maneira automatizada com uma equipe que pode se concentrar na estratégia de negócios.
Veja como um sistema de CRM mudou o dia a dia da Tesla!
Antes da implantação do Smark CRM
O pedido veio da equipe de vendas, que trabalhava com planilhas e anotações, e da diretoria. “Não havia gestão dos dados, informações de visitas e gerenciamento de propostas, por exemplo”, explica o Diretor Comercial da Tesla, Jorge Freitas.
A empresa, que tem sede em São José do Rio Preto, precisava de uma plataforma que permitisse maior acesso às informações, principalmente com as novas necessidades do mercado e com o aumento no número de colaboradores. Durante a busca por um CRM especializado na área comercial, a Tesla conheceu a Smark!
“Eu fiz pesquisas de mercado e utilizamos os testes online disponibilizados pelas diferentes ferramentas. O Smark CRM foi o melhor aceito, tanto pelos recursos quanto pela utilização”, relembra Freitas.
Implementação e adaptação da equipe
Como o próprio time comercial solicitou o sistema de CRM, a equipe já estava preparada para a nova solução. E o Smark CRM não decepcionou!
“O sistema de CRM era um pedido da própria equipe e o treinamento foi eficiente. Implantamos e o pessoal já começou a utilizar, com tudo fluindo normalmente. Em 40 dias, o processo já estava andando sozinho no automático”, comenta Freitas.
Melhorias observadas pela Tesla
A maior mudança obtida com o Smark CRM está no controle de informações do número de propostas, da equipe e da gerência, de acordo com o diretor comercial da Tesla.
“Hoje, as propostas saem direto do Smark CRM para que o vendedor envie para o cliente. Então, fica todo o registro, histórico de conversas e de propostas. No final do ano, por exemplo, tivemos a saída de dois colaboradores e todo o histórico ficou mantido aqui, não foi embora na cabeça deles. É importante o histórico estar na empresa e não somente na cabeça do indivíduo”, destaca Freitas.
O histórico de visitas, de ligações e a geração de propostas são os recursos mais usados pela equipe. Além disso, a Tesla também utilizou recentemente a geolocalização, que permite que o vendedor marque seu local no mapa durante uma visita.
“Esse tipo de informação é importante para termos todos os dados de forma clara e fácil. Afinal, nem sempre o resultado é mostrado só com vendas, há mais no trabalho. Então, podemos ver que todo mundo está na ativa. No passado, isso era difícil de avaliar”, pondera o gestor.
Tesla e Smark rumo à Indústria 4.0
A nova Revolução Industrial é sobre tecnologia e otimização de processos digitais. Até porque, em um mundo cada vez mais ágil, não temos tempo a perder com atividades mecânicas que podem ser automatizadas com soluções tecnológicas.
Transformação digital da produção, favorecida por tecnologias como big data, internet das coisas (IoT) e inteligência artificial e CRM, entre outras, é o que chamamos de Indústria 4.0.
Segundo o CEO da Smark, Leandro Ceccato, a vontade da equipe comercial da Tesla de utilizar uma plataforma de CRM é um sinal de avanço na direção da transformação digital. “As pessoas estão começando a perceber que a tecnologia chegou para ajudar no seu dia a dia. É por isso que os softwares precisam ser intuitivos, robustos e contar com os recursos mais úteis às necessidades específicas de cada empresa”, explica.
A parceria funciona tanto que a Tesla e a Smark nem precisam estar juntas presencialmente. “Nós estamos em São Paulo e a SMark está no Sul, mas a distância nunca foi um problema. O atendimento é excepcional sempre que precisamos de algo”, conta o Diretor Comercial, Jorge Freitas.
Sobre a Tesla
Desde 2006, a Tesla Marcações Industriais possui colaboradores do ramo de marcação industrial e trabalha com datadores industriais e oferece aplicações e insumos no segmento.
Além do Brasil, a companhia tem parceiros nos EUA, Itália, Alemanha, Espanha, Japão e Turquia.
Este conteúdo foi desenvolvido pela Smark, empresa pioneira no Brasil em CRM para gestão de vendas, com mais de 20 anos no mercado. Com ampla expertise em vendas, a Smark oferece uma solução especializada em gestão comercial e altamente customizável, para que sua equipe atinja os melhores resultados.