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Tendências em gestão de vendas para 2023

por | mar 3, 2023 | CRM

Integração, personalização e humanização são tendências em vendas para o novo ano. Mas o que tudo isso significa? Conversamos com o nosso CEO para entender melhor!

Tendências vêm e vão, e é preciso identificá-las e entendê-las para ajudar a sua estratégia comercial ao que o seu cliente precisa.

Afinal, o cliente e suas necessidades também mudam!

Por isso, chamamos o especialista em vendas e CEO da Smark, Leandro Ceccato para explicar algumas das principais tendências em gestão comercial para 2023! Confira.

Soluções completas e integradas para vendas

Segundo Ceccato, nos últimos tempos, empresas e gestores passaram a procurar soluções voltadas à gestão comercial que sejam mais completas, mais robustas, mais integradas e com particularidades, personalizadas para o seu mercado de atuação.

“Se no passado a gente via empresas procurando soluções genéricas de mercado, seja CRM, plataforma de Omnichannel ou um ERP, hoje elas já passaram por esse nível de maturação”.

Ou seja, empresas que já experimentaram as ferramentas mais baratas e genéricas, passaram a ver a importância de soluções mais robustas e que atendem às suas necessidade de integração e de unificação das informações, além de levar em conta as necessidades do próprio segmento em que atua.

O software precisa falar a linguagem do mercado dessas empresas.

“A gente sentiu muito essa demanda dos clientes da Smark, buscando, por exemplo, integrações com plataformas de WhatsApp Business, com plataformas de assinatura eletrônica, entre outros. Por isso, o Smark CRM hoje tem uma estrutura que permite expandir com facilidade a integração com outros softwares”, destaca o CEO.

Humanização

Ceccato analisa que o mercado de software passou por uma fase muito forte de comoditização.

“Então, um software padrão de mercado onde há um self service, onde você compra, você implanta, sem maiores atenções do fornecedor”.

Mas hoje, a cultura antiga de atender o cliente, de dar suporte na implantação, ter um relacionamento próximo, saber o nome das pessoas, está voltando. Muitas empresas estão percebendo que isso é importante para elas.

levantamento Empresas Humanizadas evidenciou que organizações humanizadas geram 225% mais engajamento entre os funcionários, e 240% maior fidelização de clientes.

“Isso vem muito da cultura da Smark. Há 25 anos no mercado, criamos esse relacionamento com as empresas que é preponderante para manter a carteira de clientes e buscar resultados melhores para eles”.

“Hoje temos empresas há mais de 15 anos na nossa carteira porque gostam do Smark CRM e se sentem bem atendidos pela nossa equipe”.

Empresas de diferentes segmentos estão trilhando esse caminho mais humanizado, tanto no atendimento, quanto na relação com seus colaboradores, e vêm colhendo bons resultados. É uma tendência na qual vale ficar de olho.

Personalização

A personalização vem se tornando cada vez mais importante, seja para o envio de e-mail marketing, para o algoritmo de aplicativos de compras ou em outros softwares.

Para a Smark, a capacidade de se adequar às necessidades do cliente sempre foi um ponto importante do CRM. Foi assim, por exemplo, que nasceu o Smark Saúde, versão do software específica para a área da Saúde.

“No mercado de planos de saúde, que é uma das verticais mais importantes em que atuamos, a gente percebeu a necessidade de que o CRM fosse além da gestão de vendas e entrasse no processo de pós-vendas, com todos os procedimentos, como entrevistas de saúde quando o beneficiário entra na operadora, autodeclarações de saúde, entre outros”, explica Ceccato.

Ou seja, hoje as empresas não querem só um CRM, querem um CRM que atende efetivamente o que eles precisam!

Depois de passar um tempo usando outras ferramentas que não atendem às suas necessidades, as organizações já começam a perceber que precisam de um software que tenha experiência nesse mercado em específico

“Por isso, costumamos trazer cases de mercados diversos como operadoras de planos de saúde, medicina do trabalho, indústria, facilities, refeições coletivas e segurança patrimonial, por exemplo. São mercados em que nos dedicamos a criar processos e funcionalidades dentro do Smark CRM que atendam com maestria as necessidades dessas empresas”.

Em outras palavras: não basta um software ter 500 funcionalidades, o que a empresa precisa é que as funcionalidades sejam IMPORTANTES para o seu mercado!

Automação

Ao usar a tecnologia, como um sistema de CRM, para automatizar tarefas repetitivas e definir lembretes de acompanhamento rapidamente, a sua equipe ganha mais tempo para trabalhar na estratégia e no relacionamento com clientes ou leads.

E empresas de diferentes áreas e portes já entenderam a vantagem competitiva que isso traz: levando mais produtividade ao dia a dia da equipe, além de mais qualidade para o cliente.

Em 2023, a automação deve continuar em alta na realização dessas atividades, deixando os vendedores livres para realizar o atendimento mais humanizado!

Gestão de vendas e pós-vendas: conheça o Smark CRM!

Smark CRM é a solução completa para vendas e pós-vendas, reunindo e integrando dados e informações de seus clientes e equipe em um só lugar. Ou seja, tudo feito sob medida para facilitar o acesso e a organização de equipes, contratos e oportunidades.

Através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local, melhorando o dia a dia do seu time e a qualidade do atendimento a clientes e leads.

Com o Smark CRM, é possível:

  • acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
  • monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
  • padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
  • administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.

Você também pode:

  • avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
  • acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
  • organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
  • contar com assinatura digital, através da integração com a DocuSign, principal player mundial do setor;
  • e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.

Tudo isso em uma plataforma intuitiva, fácil de entender e personalizada para o segmento de Segurança, garantindo o melhor uso pela sua equipe comercial!

Este conteúdo foi desenvolvido pela Smark, empresa pioneira no Brasil em CRM para gestão de vendas, com mais de 20 anos no mercado. Com ampla expertise em vendas, a Smark oferece uma solução especializada em gestão comercial e altamente customizável, para que sua equipe atinja os melhores resultados.