Você já sabe quais são as principais tendências de vendas de 2024?
Se você acha que o crescimento do uso de inteligência artificial nas empresas é uma delas, acertou em cheio.
A IA tem tomado seu espaço com cada vez mais velocidade, e o espero é que as organizações continuem investindo fortemente em soluções que permitem proporcionar experiências conversacionais com os clientes, e melhorar a experiência de compra.
Além disso, a sustentabilidade se apresenta como uma pauta de urgência, uma vez que os impactos do aquecimento global têm sido extremamente severos e alarmantes.
Como efeito, as pessoas buscam se conscientizar mais, e a tendência é que considerem a responsabilidade ambiental das empresas antes de realizarem uma compra.
Ou seja, os consumidores estão mais rigorosos, e esperam que as marcas estejam alinhadas com suas expectativas.
Quer conhecer mais detalhes sobre as tendências de vendas de 2024?
Então, fique conosco e continue a leitura do artigo!
Maior atenção à privacidade de dados
A atenção à privacidade de dados é um dos grandes destaques com relação às tendências de vendas de 2024, uma vez que 87% dos consumidores estão recusando negócios devido a preocupações com as práticas de privacidade, revela pesquisa da McKinsey.
A pesquisa também indica que mais da metade dos consumidores confiam em empresas que evitam solicitar dados irrelevantes. Desse modo, fica claro que a confiança do consumidor está intrinsecamente ligada a essa questão, e depende da transparência e da coleta de informações restrita ao necessário.
Para 2024, espera-se que os consumidores se tornem ainda mais criteriosos quanto a isso.
Portanto, prepare-se para otimizar seus formulários de leads e demais páginas de cadastro, focando apenas nos dados essenciais para cada fase do funil de marketing.
Não deixe de solicitar consentimento explícito e praticar uma comunicação clara sobre a finalidade da coleta de dados. Além disso, será preciso:
- equilibrar ambições com ética;
- revisar processos;
- educar e treinar a equipe sobre a segurança de dados;
- integrar a proteção de dados à cultura organizacional.
Experiências conversacionais aumentarão a recorrência de compras
Experiências conversacionais são interações entre usuários e sistemas como chatbots, assistentes de voz, e interfaces de mensagens.
A premissa básica de uma experiência conversacional é oferecer uma interação muito semelhante a uma conversa humana, proporcionando um diálogo natural e dinâmico.
Esse tipo de mecanismo de IA tem se tornado fundamental na jornada de compra digital dos consumidores. Eles esperam por uma experiência em tempo real bastante envolvente e personalizada.
De acordo com um levantamento da empresa Kayako, 52% dos consumidores têm maior propensão a repetir compras com suporte via chat ao vivo. Adicionalmente a isso, 79% das empresas afirmam que o chat ao vivo teve resultados positivos em vendas e receitas.
Sendo assim, é evidente que as experiências conversacionais em chatbots devem tomar sua atenção, visto que potencializam significativamente a fidelização e a lucratividade da empresa.
Algumas organizações já perceberam isso e estão investindo em chatbots conversacionais como uma forma de se comunicar com os clientes. Para se ter ideia, o espero é que o mercado de chatbot atinja US$ 9,4 bilhões até o próximo ano.
Diante disso, é importante considerar integrar plataformas de chatbots em sites, aplicativos e redes sociais para garantir respostas rápidas às solicitações dos clientes, lembrando-se sempre de oferecer personalização em tempo real para aumentar a satisfação do cliente.
Realidade aumentada na experiência de compra
À medida que as vendas digitais ganham destaque, aprimorar a experiência de compra torna-se ainda mais importante.
Pesquisas indicam que 51% dos clientes veem a impossibilidade de “tocar, sentir e experimentar um produto” como a principal desvantagem das compras online.
Para superar essa barreira, a aplicação da realidade aumentada (RA), especialmente por meio da funcionalidade “experimente antes de comprar”, surge como uma solução inteligente que permite que os clientes tomem decisões mais seguras, o que reduz as chances de devoluções e trocas.
Além disso, 35% dos consumidores expressam que comprariam mais se pudessem experimentar virtualmente os produtos antes da aquisição, reforçando a RA como uma solução direta para essa demanda.
A eficácia da RA na experiência de compra é comprovada por dados da Shopify, que revelam uma taxa de conversão 94% maior para produtos com conteúdo interativo de RA em comparação com aqueles sem.
Ainda assim, incorporar a RA na jornada de compra pode ser desafiador, especialmente para empresas B2B.
Nesses casos, é interessante adotar uma abordagem criativa na experiência do cliente, com recursos de RA voltados para visualização de produtos complexos, demonstrações de soluções, e até mesmo na criação de conteúdo relevante interativo.
Sustentabilidade em foco
Estudos revelam que 85% dos consumidores globais modificaram seus padrões de compra nos últimos cinco anos para incorporar práticas mais sustentáveis.
Em vista disso, as organizações enfrentam uma pressão pertinente no que diz respeito às práticas sustentáveis. Os impactos das mudanças climáticas tornaram-se evidentes, e os consumidores buscam se relacionar com empresas responsáveis, comprometidas com a redução dos impactos ambientais e a utilização sustentável de recursos.
A preparação para esse novo paradigma envolve uma revisão de processos internos e políticas de descarte nas operações, comunicando de forma transparente e proativa as escolhas conscientes aos clientes.
Mais do que isso, a sustentabilidade deve ser integrada à cultura organizacional, abrangendo todos os níveis da empresa, que deve estar pronta para adotar tecnologias inovadoras que reduzam o impacto ambiental das operações é crucial para manter a relevância e atender às expectativas crescentes em relação à sustentabilidade.
IA generativa nas operações da empresa
IA generativa, sem dúvidas, foi uma das protagonistas de 2023, concorda?
Não à toa, afinal, esse mecanismo de IA não apenas tomou a atenção de criadores de conteúdo digital, como também se mostrou uma ferramenta poderosa para aprimorar operações organizacionais, capacitando empresas a criar e automatizar de maneira inteligente tanto internamente quanto na interação com o cliente.
Para se preparar para esse avanço, é preciso buscar por soluções tecnológicas que incorporem a IA generativa em seus recursos.
O CRM do Agendor, por exemplo, está desenvolvendo recurso de VoIP GPT, uma funcionalidade que automatiza a revisão de conversas, permitindo que as equipes dediquem mais tempo às vendas.
Após uma ligação, a IA generativa é empregada para criar um resumo inteligente, destacando os principais pontos discutidos na conversa com o cliente.
Veja como funciona:
Para ficar de olho nas novidades e testar outros recursos do Agendor, é só criar uma conta gratuita e experimentar a plataforma!