Com foco em dar suporte aos empreendedores na tomada de decisões, o Índice de Atividade Econômica Stone Varejo tem periodicidade mensal e cobre inicialmente sete segmentos, com abrangência nacional, além de recortes dos 26 estados e do Distrito Federal.
Em sua primeira edição, o índice aponta que as vendas no varejo cresceram 1,02% em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2022.
A Stone, companhia de soluções financeiras e de software para oferecer suporte ao crescimento do empreendedor brasileiro, em parceria com o Instituto Propague, anuncia o lançamento do seu Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, que apresenta dados mensais de movimentação no setor. A análise nacional aponta que em janeiro de 2023 as vendas cresceram 1,02%, quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. A metodologia do índice é baseada na do Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), dos Estados Unidos, uma das mais bem conceituadas do mundo.
O presidente da Stone, Augusto Lins, destaca que o novo índice econômico é um instrumento útil para a sociedade em geral, dos varejistas aos gestores públicos. “O nosso propósito é compartilhar essas análises de forma ampla para que mais pessoas possam acessar e estudar o cenário nacional do varejo, sem contar no suporte aos empreendedores na tomada de decisões que colaborem com o crescimento de seus negócios. Como processamos um volume enorme de transações do varejo todos os dias, vamos dividir esse conhecimento sobre o segmento mensalmente para ajudar a medir a temperatura das vendas”, afirma.
De acordo com o levantamento, o resultado positivo registrado no primeiro mês do ano reflete, principalmente, o mercado de bens de consumo. Entre todos os segmentos analisados, dois se destacaram: o de papelarias e livrarias e o de tecidos, vestuários e calçados, apresentando as melhores performances. Impulsionado pela normalização do calendário de volta às aulas desde o início da pandemia, o setor de papelarias e livrarias teve forte alta de 16,51% em relação a janeiro de 2022. Enquanto isso, o setor de vestuário chamou a atenção por reverter uma trajetória de queda, com aumento de 10,36% no volume de vendas do período analisado, após quedas de 5,14% e 2,87%, respectivamente, em novembro e dezembro do ano passado.
“Estudamos o mercado a fundo e identificamos a necessidade de jornalistas, pesquisadores e demais profissionais do mercado varejista acessarem um levantamento completo com dados abertos para apuração. Partindo desse ponto, criamos um relatório que vai ajudar a entender o varejo nacional, com os movimentos setoriais e as oscilações de mercado”, explica o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, responsável pelo levantamento, Matheus Calvelli.
Dados regionais
O novo índice traz também dados regionais, alguns deles surpreendentes. A maioria dos estados (18 de 27) registrou um início de 2023 positivo, cujos destaques, quando comparados a janeiro do ano passado, foram Espírito Santo (12,02%), Pará (9,03%), Paraíba (8,19%), Minas Gerais (6,77%), Santa Catarina (5,86%), Paraná (5,59%), Piauí (4,73%) e Bahia (4,55%). Já os estados que apresentaram queda foram Rio Grande do Norte (4,73%), Rio Grande do Sul (3,19%), Sergipe (1,31%) e Rio de Janeiro (0,76%), além do Distrito Federal (4,16%).
Metodologia
A Stone vai utilizar a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar aos Estados Unidos. O objetivo é mapear dados de pequenos a grandes varejistas e divulgar até o décimo dia de cada mês subsequente. O Índice de Atividade Econômica Stone Varejo avalia, inicialmente, sete segmentos:
1) Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos;
2) Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;
2.1) Hiper mercados e supermercados (é um sub-segmento do segmento 2);
3) Livros, jornais, revistas e papelaria;
4) Móveis e eletrodomésticos;
5) Tecidos, vestuários e calçados;
6) Material de Construção.
Sobre a Stone
Empresa de tecnologia financeira que possui uma plataforma de soluções completas, cujo propósito é melhorar a vida do empreendedor brasileiro, ajudando-o a vender mais, gerir melhor o seu negócio e crescer sempre. Por meio de tecnologia e inovação, contribui para o fortalecimento e a evolução do mercado. Com clientes espalhados por todo o Brasil, desenvolve um relacionamento próximo e personalizado com cada um dos lojistas que atende.
Sobre o Instituto Propague
O Instituto Propague é uma instituição sem fins lucrativos que surgiu em 2019 e tem a missão de expandir o debate sobre o sistema financeiro no Brasil por meio da produção de conteúdo, tornando-o mais acessível e inclusivo. Como plataforma de conteúdo, acredita que compreender o sistema financeiro é fundamental para criar um bom ambiente de negócios, estimular a competição, aprimorar a demanda por serviços e desenvolver inovações.
Fonte: Stone & Instituto Propague.