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Smark lança novo recurso para ajudar empresas no cumprimento da LGPD

por | set 2, 2022 | CRM

O sistema de gestão de vendas e pós-vendas inova ao implementar gerenciador de consentimento e torna-se primeiro CRM do país a oferecer a funcionalidade. Leia mais!

Em 2022, o Brasil entrou no segundo ano de plena vigência da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Desde sua implementação, a forma como empresas captam e utilizam informações privadas precisou mudar drasticamente.

Além das punições e multas de até R$ 50 milhões para quem não seguir as regras, a lei também incentiva cada vez mais clientes a optarem por negócios que respeitem sua privacidade. 

Foi em busca de oferecer mais qualidade e credibilidade que a Smark, pioneira em CRM para gestão de vendas no Brasil, implementou um novo recurso para ajudar as empresas no cumprimento da LGPD.

A solução, inédita no mercado, é um gerenciador de consentimento já embutido no software, que permite que o cliente aprove o recebimento de promoções, ofertas e outros contatos.

Na prática, ao cadastrar um novo contato no software, seja de forma manual ou automatizada, é preciso requisitar o consentimento para conversar.

“Para cada tipo de consentimento, há uma solicitação diferente, que é customizável de acordo com a necessidade da empresa. Você pode colocar a opção de consentimento para comunicados relacionados a ofertas, por exemplo. O usuário do CRM não fica dependente de outras ferramentas para buscar o consentimento, ele pode fazer de dentro do CRM diretamente, com total controle para cada contato com o qual está trabalhando”, explica o sócio e CTO da Smark, Fábio Beckenkamp.

Para o advogado especialista em Direito Digital, contratos e negociações de TI, Reges Bronzatti, o novo recurso é uma necessidade, uma vez que softwares de CRM lidam com dados pessoais e com a organização da comunicação.

“Quem trabalha no mundo comercial, precisa ter, formalmente, um mecanismo que confirme que o cliente deu consentimento para receber comunicações. O sistema possuir uma gestão de consentimento estruturada é fundamental”, analisa.

A solução torna-se ainda mais importante para empresas com grande número de clientes, já que a quantidade dificulta o trabalho manual.

“O CRM pode fazer muitas coisas, como automatizar fluxos de contato com o cliente, então é importante que, nessa etapa, ele tenha perguntas-chave que gerem ou não o consentimento da pessoa para continuar a conversa. Se isso não vier embutido no CRM, a equipe terá que fazer manualmente e isso é retrabalho e perda de produtividade, além de poder gerar falhas e insatisfação do próprio cliente”.

Em um cenário no qual muitas empresas ainda têm dificuldade em se adaptar à LGPD, o novo recurso representa mais uma garantia do cumprimento da lei.

Afinal, a segurança de dados é um dos principais pilares para avaliar a qualidade técnica de um CRM, motivo pelo qual a Smark conta com assessoria de profissionais especializados na segurança da informação para garantir a privacidade dos usuários e clientes.

“Um CRM trabalha com informações importantes, então garantir uma gestão de dados segura é fundamental para o dia a dia das empresas”, conta Beckenkamp, “O novo recurso de gestão de consentimento deve impactar positivamente no relacionamento com os clientes, agregando ainda mais segurança otimizando o dia a dia das empresas”.

Este conteúdo foi desenvolvido pela Smark, empresa pioneira no Brasil em CRM para gestão de vendas, com mais de 20 anos no mercado. Com ampla expertise em vendas, a Smark oferece uma solução especializada em gestão comercial e altamente customizável, para que sua equipe atinja os melhores resultados.