Data é relevante para o setor, que pode aquecer as vendas, além de fidelizar clientes. Softwares de gestão ajudam no planejamento, organização, controle de estoque e atendimento.
O Dia dos Namorados está próximo e o varejo já projeta crescimento de 10%, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Além de aquecer o comércio, a data é importante para o setor de bares e restaurantes. É uma oportunidade para ter um aumento de vendas, mas pode ser também um bom momento para fidelizar clientes, e a tecnologia é um fator que pode ajudar neste processo. Por outro lado, um planejamento equivocado e um atendimento ruim, quando a expectativa do consumidor é maior, em função de ser uma data especial, pode gerar perdas para o estabelecimento.
De acordo com Marcos Adriano Guasso, diretor comercial da Zucchetti, empresa que atua com softwares de gestão para diversos setores, o serviço é o grande diferencial que faz o cliente escolher por um restaurante ou bar, em especial em datas comemorativas.
“Existem diferentes perfis de consumidor e cada um vai buscar um tipo de comida ou de lugar, mas para cada um deles existe uma gama de restaurantes. A escolha vai envolver serviço, e quando eu digo isso, falo da qualidade do alimento, da localização, do preço justo e do atendimento, que envolve desde a forma como o cliente será recebido até a rapidez com que o pedido vai chegar”, comenta Guasso.
Para ele, a preparação correta para datas especiais é essencial não apenas para que o estabelecimento não perca vendas em um momento de alta, mas também porque, com alta expectativa, o consumidor pode ser mais impactado com algo que não dê certo.
“Em um dia normal, um problema no atendimento é ruim, mas pode ser esquecido, relevado. Em uma data onde o jantar faz parte do presente, algo sair errado vai estragar o momento e, certamente, vai marcar o cliente. Não há como calcular as perdas futuras para o restaurante. Isso porque o cliente poderia se tornar recorrente, mas é provável que não volte, e pode impactar outras pessoas negativamente, ao contar uma história ruim do estabelecimento”, alerta o diretor.
Para reduzir a possibilidade de problemas, Guasso aponta que a tecnologia pode ser um diferencial importante, desde o planejamento do estoque até o atendimento ao cliente.
“Um bom software faz a comunicação entre as diversas etapas do serviço. Ele mostra como está o estoque, evitando que faltem produtos e, quando o cliente pede na mesa, ele só vai liberar o pedido se houver os ingredientes para prepará-lo. O pedido de bebida já é enviado para o bar, o de comida para a cozinha, facilitando o atendimento, dando agilidade, algo essencial, mais ainda em um dia de casa cheia”, sublinha Guasso.
Um ponto que ele destaca para que a tecnologia traga todos esses benefícios é ter atenção em relação à manutenção e suporte técnico do software.
“Imagine no meio de uma data como o Dia dos Namorados ocorrer um problema e ficar sem sistema? Isso, certamente, vai trazer muitos prejuízos. Por isso, é importante se atentar a esse fator”, enfatiza.
Outro benefício da tecnologia é que, com o negócio organizado e funcionando de forma sistematizada, resta ao dono do restaurante mais tempo para pensar ações diferenciadas para o cliente.
“São muitas as possibilidades de trazer algo a mais em um dia especial, desde dar um brinde até uma promoção. É importante que o estabelecimento saiba se destacar em datas para que o consumidor retorne em outros momentos, conquistando assim novos clientes recorrentes”, conclui Guasso.
Sobre a Zucchetti
Com uma versatilidade de produtos que atendem múltiplos setores, de varejo a indústrias, lojas virtuais a hotéis, a Zucchetti fornece software para 800 mil empresas em todo o mundo. Sendo a primeira software house italiana e uma das maiores companhias da Europa no segmento, a empresa tem sedes por toda a Itália e está presente em mais de 50 países, tais como Alemanha, Estados Unidos, França, Suíça e, há 12 anos, no Brasil — onde conta com 100 mil clientes e mais de 3.900 parceiros. No país, a empresa mantém três pilares — software ERPs, software de automação comercial (PDV) e sistemas de gestão para RH (HR Tech). No mundo, a Zucchetti conta com 8 mil funcionários e um faturamento anual de mais de 1.3 bilhão de euros, aproximadamente 7,3 bilhões de reais.