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Identificação por Rádio Frequência aumenta precisão de estoque de lojas de 60% para 98%

por | set 4, 2024 | SalesTech

A omnicanalidade, como é chamada a integração entre lojas físicas e o comércio digital, já é prioridade para varejistas que buscam aumentar a satisfação de seus clientes e, consequentemente, suas vendas.

Identificação por Rádio Frequência aumenta precisão de estoque de lojas de 60% para 98%

E uma condição fundamental para oferecer uma experiência omnicanal sem atritos é a precisão de estoque de lojas. 

“Esse é um desafio frequente para varejistas, porque o acompanhamento manual do estoque das lojas é dificultado pela prioridade do atendimento de clientes. O resultado é que a precisão do estoque fica entre 60% e 70% em lojas físicas”, diz Amy Tennent, Diretora Sênior de Gerenciamento de Produto da Manhattan Associates, líder global em tecnologia para cadeias de suprimentos e comércio omnicanal. 

Neste contexto, Amy afirma que a tecnologia de Identificação por Rádio Frequência (RFID) tem ajudado a resolver esse problema.

“A Manhattan tem clientes que transformaram com sucesso suas operações de loja e a experiência do cliente usando RFID. Desde a implementação em suas lojas, eles conseguiram realizar uma contagem completa de estoque semanalmente em cerca de 30-40 minutos, melhorando a precisão do estoque para mais de 98%. Isso contrasta fortemente com as contagens físicas mais tradicionais, que geralmente ocorrem anualmente”, diz.

Por que investir na precisão de estoque?

Quase 42% dos pedidos online no ano passado envolveram lojas – seja como centros de distribuição ou para retirada e devolução – um aumento significativo em relação a apenas 27% em 2015, segundo o The Wall Street Journal.

No Brasil, 47% dos consumidores utilizam dispositivos móveis para procurar produtos enquanto estão na loja física, de acordo com o Unified Commerce Benchmark, realizado pela Manhattan Associates.

“Essa evolução é impulsionada em parte pela demanda dos consumidores por entregas rápidas e gratuitas, bem como por opções de fulfillment omnicanal, como o chamado BOPIS, sigla em inglês para Buy Online, Pick Up In Store (Compra Online, Retirada na Loja), retirada em drive-thru e envio a partir da loja”, afirma Amy. 

Segundo a profissional, a tendência também é alimentada por varejistas que buscam utilizar suas redes extensas de lojas e o estoque disponível para maximizar a lucratividade de cada pedido.

“Ter a flexibilidade de atender pedidos online de forma eficiente, tanto a partir de um centro de distribuição quanto de uma loja, oferece muitos benefícios para o varejista e para o consumidor, mas a baixa precisão do estoque nas lojas prejudica esse recurso”. 

O papel do RFID no fulfillment na loja

É aqui que a Identificação por Rádio Frequência (RFID) pode desempenhar um papel importante.

Essa tecnologia é uma maneira de melhorar drasticamente a precisão do estoque nas lojas, alcançando níveis de precisão de armazéns.

Ela pode rastrear automaticamente cada item desde a entrada até a saída, realizar contagens de estoque em uma fração do tempo, ajudar os colaboradores a localizar produtos difíceis de encontrar e fornecer às lojas a precisão de estoque necessária para atender pedidos online com confiança.

“Ao atingir mais de 98% de precisão no estoque da loja, os varejistas podem expor mais estoque aos seus canais digitais com confiança, o que leva ao aumento das vendas e da satisfação do cliente. Isso além de evitar a falta de itens nos pedidos dos clientes e os subsequentes atrasos, custos adicionais de fulfillment e perda de vendas”, complementa Amy.

Na loja, scanners portáteis de RFID podem ajudar os colaboradores a localizar produtos fora do lugar usando o recurso “Contador Geiger”.

O RFID também pode ser usado para garantir proativamente que a frente da loja mantenha sempre uma variedade completa de tamanhos e estilos.

“Esse recurso pode auxiliar no aumento das vendas, pois os compradores nem sempre têm tempo para perguntar se há estoque adicional armazenado nos fundos”, diz.

“Hoje, a Manhattan oferece soluções de loja exclusivas e abrangentes que suportam nativamente o RFID, aplicando essa tecnologia para melhorar a gestão de estoque, o fulfillment de pedidos online e o atendimento ao cliente antes, durante e após a venda”, disse Brent Brown, Vice-Presidente e Gerente Geral de Tecnologias de Localização Avançada da Zebra Technologies.

“Todos esses benefícios em uma única aplicação reduzem redundâncias de dados, desafios de integração, latência e muito mais”.

Evitando longas filas no caixa com transações mais rápidas e precisas

Os sistemas de ponto de venda (POS) evoluíram muito desde a função mais simples de escaneamento de códigos de barras e passagem de cartões.

Com a tecnologia mais recente de leitores RFID, os sistemas de checkout de hoje podem reduzir o tempo de transação, aumentar a precisão e reduzir a necessidade de mão de obra.

Graças à tecnologia RFID, os colaboradores da loja podem passar várias mercadorias sobre um leitor RFID e capturar imediatamente cada item em um movimento rápido.

Eles então só precisam embalar os itens e receber o pagamento, e o cliente sai da loja em questão de segundos.

Segundo Amy, o resultado é uma experiência melhor e mais conveniente para o cliente, e os varejistas veem uma redução na perda de vendas devido a longas filas no caixa.

Cumprindo a promessa

O setor do varejo está em constante evolução com base nas demandas dos clientes e no comportamento de compra.

A tendência clara de hoje é tornar as lojas centros ágeis de comércio omnicanal.

Seja BOPIS ou envio a partir da loja, os varejistas se beneficiam da digitalização e automação de seus fluxos de trabalho e canais físicos.

“O RFID não é uma tecnologia nova, mas pode ser o “componente essencial” para os varejistas que buscam melhorar os processos da loja, aumentar o fulfillment de pedidos online nas lojas e engajar colaboradores e consumidores de uma forma que atenda às suas expectativas”, conclui.

Sobre a Manhattan Associates:

A Manhattan Associates é uma líder global em tecnologia para cadeias de suprimentos e comércio omnicanal.

Reunimos informações de toda a sua empresa, convergindo as vendas no front-end com a execução da cadeia de abastecimento no back-end.

Nossos softwares, tecnologias de plataformas e experiências incomparáveis ajudam a impulsionar tanto o crescimento do faturamento quanto a rentabilidade para nossos clientes.

A Manhattan Associates projeta, constroi e entrega soluções de ponta na nuvem e locais para que, nas lojas, na sua rede ou no seu centro de fulfillment, você esteja pronto para colher os benefícios do mercado omnicanal. Para mais informações, visite manh.com/pt-br.

Divulgação: Dialetto