As escolhas certas de tecnologia de vendas podem melhorar a produtividade das vendas e ampliar a participação dos representantes ao:
- Automatizar tarefas administrativas para vendedores e gerentes;
- Coletar de dados valiosos de clientes e vendedores;
- Fornecer insights e recomendações em tempo real.
Os líderes de vendas devem identificar os investimentos certos em tecnologia de vendas seguindo quatro etapas simples:
Identifique e priorize seus maiores desafios
Construir o combo de tecnologia de vendas certo que pode liberar o potencial de sua equipe de vendas, este deve ser um processo deliberado e bem pensado. Começa com a identificação dos maiores pontos problemáticos para seus vendedores e gerentes, seguido pela priorização de quais desses pontos problemáticos devem ser abordados com base em:
- O que terá o maior impacto na produtividade da sua equipe de vendas;
- O que pode ser resolvido rapidamente para impactar os resultados em um curto prazo.
Essa abordagem baseada em função ajudará você a entender se dar aos seus gerentes visibilidade sobre como melhor treinar e melhorar seus vendedores é mais ou menos importante do que abordar a precisão das previsões dos representantes. Os líderes de vendas devem entender claramente os maiores problemas que desejam resolver que afetarão significativamente a organização e priorizar a abordagem deles.
Auditar seu combo de tecnologias de vendas existente
A próxima etapa é auditar a pilha de tecnologia existente para identificar quais investimentos você já fez. Certifique-se de que sua organização tenha sistemas básicos, como automação da força de vendas e gerenciamento de conteúdo de vendas, antes de investir em recursos mais avançados, como inteligência de conversa e previsão, entre outros. Certifique-se de obter todos os benefícios desses investimentos fundamentais antes de fazer novos investimentos.
Avalie se você pode aproveitar suas soluções tecnológicas existentes para resolver os pontos problemáticos identificados na primeira etapa, em vez de fazer investimentos adicionais. Como parte de sua auditoria, você deve garantir que as soluções de tecnologia de vendas existentes sejam integradas ao marketing e ao sucesso do cliente para criar um combo de tecnologia de mecanismo de receita que possa permitir jornadas perfeitas do comprador de ponta a ponta.
Auditoria e correção de processos
Depois de auditar sua pilha de tecnologia de vendas, você deve corrigir processos quebrados antes de fazer investimentos adicionais em tecnologia. A compra de tecnologia apenas acelerará processos mal projetados. Muitas vezes, os líderes de vendas compram tecnologia esperando que ela resolva todos os seus problemas. Na realidade, os problemas geralmente são resultado de outra coisa, como processos ruins. Os líderes de vendas devem procurar maneiras de descarregar, eliminar, terceirizar e automatizar gargalos de processos, como captura de dados e sequências de e-mail.
Identifique fornecedores e faça uma seleção
Depois de:
- Priorizar os maiores desafios que você deseja resolver;
- Identificar se você possui sistemas básicos;
- Fixar os processos que deseja automatizar.
Você poderá avaliar os fornecedores de uma categoria específica e fazer uma seleção. Ao avaliar essas variáveis, os líderes de vendas devem olhar através de uma lente de foco no comprador e simpatia do vendedor. Essa tecnologia tornará os vendedores mais responsivos e mais valiosos para os clientes? A tecnologia ajudará a criar uma jornada de compra tranquila e conectada? Além disso, a tecnologia deve ser integrada a todo o combo de tecnologia já existente para atingir todo o seu potencial.
Identificar a melhor tecnologia de vendas
Identificar, escolher e implementar a melhor tecnologia de vendas para sua organização é muito importante e o SalesTech Brasil pode te ajudar a tomar as melhores decisões de tecnologia de vendas para sua organização, ajudamos você a vender mais e melhor com as tecnologias mais avançadas do mercado!