Preenchendo a lacuna de IA nas vendas: sua organização está pronta?
Muitos líderes empresariais estão começando a reconhecer a importância da inteligência artificial e interessados na sua implementação, mas quantas empresas estão realmente preparadas para começar a utilizá-la?
Acontece que a IA já assumiu o controle. Não, não num sentido hipotético, mas certamente no conteúdo do nosso feed e na batalha pela nossa atenção. As ferramentas práticas de IA para empresas estão crescendo, mostrando uma promessa incrível de revolucionar as atividades comerciais.
Os líderes empresariais estão percebendo agora que os processos de vendas orientados pela IA podem ser determinantes para o sucesso comercial futuro, impulsionando o pico de produtividade e a eficácia organizacional. No entanto, a questão permanece:
As empresas estão realmente preparadas para adotar a IA como um componente fundamental das suas operações comerciais?
A lacuna entre a prontidão da IA e a importância percebida da IA
A SBI reuniu alguns insights interessantes de um grupo de treinamento ao vivo sobre como os executivos de vendas go-to-market (GTM) percebem a importância da IA em processos futuros de GTM em comparação com a preparação para IA de suas respectivas empresas. O que descobrimos foi uma grande lacuna entre essas duas perspectivas com base nas respostas à nossa pesquisa.
Cerca de 70% dos entrevistados esperam que a IA comece a desempenhar um papel significativo nos processos de GTM nos próximos 12 meses. Mas, por outro lado, 87% dos entrevistados admitiram que ainda não experimentaram aplicações de IA ou não sabem realmente o que fazer com elas.
94% dos entrevistados demonstraram interesse em integrar IA em programas de vendas num futuro próximo. No entanto, apenas 19% destas empresas possuem realmente diretrizes e políticas sobre a utilização de inteligência artificial, e apenas 6% já possuem programas de formação em IA.
Apesar de todo o suposto interesse que a maioria dos profissionais de vendas tem na implementação da IA, apenas 19% dos entrevistados sentem que os seus líderes compreendem verdadeiramente o potencial da IA e têm um plano claro para aproveitá-la.
Esta disparidade entre a importância percebida da inteligência artificial e o modo como as empresas estão preparadas para a implementar pode indicar que a adoção da IA nos processos de GTM ainda está numa fase inicial entre os principais decisores. Pode haver uma enorme oportunidade para os líderes empresariais aproveitarem uma vantagem competitiva no mercado se a sua implementação de IA correr bem.
Por onde começar
Embora esteja claro que muito trabalho de base precisa ser feito antes que a implementação da IA possa ser padronizada em todas as funções da empresa, há muito valor em explorar e experimentar casos de uso da inteligência artificial antecipadamente para ver como as equipes de vendas podem se beneficiar dela.
Por exemplo, alguns representantes de vendas com visão de futuro já estão fazendo grande uso de aplicativos como o ChatGPT para fazer pesquisas detalhadas e hiperfocadas e coletar informações sobre clientes potenciais, e é mais comumente usado para melhorar a personalização de e-mail e de conteúdo.
Usar a IA para se preparar para ligações de vendas e melhorar as conversas de vendas é uma promessa significativa, e usar a IA como treinador e caixa de ressonância em tempo real pode trazer benefícios imediatos. O uso dessa tecnologia está evoluindo para se tornar um valioso copiloto para ajudar a orientar as interações de vendas em tempo real.
Os primeiros adotantes que estão integrando as ferramentas em suas organizações se beneficiarão desses aprendizados iniciais e provavelmente progredirão à frente de seus concorrentes.
Mas para as empresas que estão a dar os primeiros passos na experimentação, recomendamos começar por áreas com elevado potencial de retorno e onde os riscos são relativamente baixos.
Manuais e treinamento de vendas de IA
A tecnologia de inteligência artificial está evoluindo rapidamente e o nível de conforto e compreensão das ferramentas varia muito na maioria das organizações.
As empresas que estão a estão experimentando devem fazê-lo com cautela para evitar armadilhas comuns – como verificar novamente os resultados da IA em busca de informações falsas e tendenciosas, e garantir que as informações confidenciais são protegidas de acordo com as políticas da empresa.
No mínimo, as empresas precisam fornecer casos de uso padrão e diretrizes para uso organizacional e treinar suas equipes no uso eficaz das ferramentas. Os gestores e líderes precisam compreender o uso apropriado e ser treinados para supervisionar e orientar o uso adequado das ferramentas.
Capturar e agrupar essas orientações em um manual prático de vendas de IA pode fornecer uma referência útil para as equipes de vendas e ajudar muito a organização a usar as ferramentas de maneira eficaz, protegendo-a de exposição adicional.
Recentemente, a SBI compartilhou a sua perspectiva sobre o uso de IA e como ela pode impulsionar a eficácia das vendas em uma postagem que detalha o que é IA, como pode ser usada, por onde começar e recomendações sobre o planejamento para uso futuro de IA. Clique aqui e leia o conteúdo.
Este conteúdo foi desenvolvido por Ray Makela