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Os três pilares fundamentais da gestão da prospecção (+ 4 dicas de ouro!)

por | set 27, 2023 | Força de vendas

Fazer a gestão da prospecção é vital para identificar o que funciona e o que não funciona em sua estratégia. 

Engana-se quem pensa que apenas os resultados importam. Uma gestão realmente assertiva da prospecção envolve, também, a gestão de processos e pessoas. 

Desse modo, é possível ter uma visão mais abrangente da prospecção, tornando a tomada de decisão mais eficiente no que tange ajustes e mudanças que visam aumentar os resultados de captação de clientes.

Quer conhecer mais dicas de gestão da prospecção?

Você está no lugar certo. Continue a leitura do artigo!

O papel do gestor na gestão da prospecção

Por ser uma parte tão determinante para a geração de receita de uma empresa, é comum que os gestores fiquem obcecados pela esfera estratégica e tática, e deixem de observar o que ocorre no operacional. 

Este é um erro que pode gerar impactos significativos para os resultados de prospecção, uma vez que a execução é o motor de um plano de ação. Portanto, não controlar o operacional pode colocar tudo a perder. 

Nesse sentido, o papel dos gestores se concentra em três pilares:

  • Gestão de resultados;
  • Gestão de processos;
  • Gestão de pessoas. 

Vamos entender cada um dos pilares em mais detalhes, a seguir. 

Gestão de resultados

Ainda que não seja única, a gestão de resultados é indispensável, afinal, e por meio dessa prática que os gestores deverão:

  • definir KPIs;
  • estabelecer metas e objetivos;
  • construir um planejamento estratégico;
  • controlar índices de conversão;
  • mensurar os índices de produtividade.

Aqui, é preciso ter foco total nos números.

Gestão de processos

Qual caminho a equipe deverá seguir para atingir os resultados de prospecção desejados? Quais ações devem realizar frente aos clientes? De quê forma? Quando? Onde?

Em termos simples, a liderança deverá construir um processo de prospecção coeso e bem estruturado para a equipe. 

Na prática, é necessário organizar cadências, elaborar o funil de prospecção, e definir as plataformas que serão utilizadas, desde o CRM até ferramentas de comunicação, como telefone, WhatsApp, LinkedIn, entre outras.

Em síntese, a gestão do processo de prospecção envolve garantir que sua equipe tem o que é necessário para que a estratégia se concretize e gere oportunidades de vendas valiosas. 

Gestão de pessoas

“Seus colaboradores são o ativo mais importante de uma empresa”. Já ouviu essa frase? Tenha isso em mente durante a gestão da prospecção

Seu time fará a mágica acontecer. Sem ele, simplesmente não há resultado, não existem clientes, e sequer existe uma empresa. 

Além disso, é a sua equipe quem assume a frente na prospecção. Por isso, é necessário:

  • construir um plano de carreira para os colaboradores;
  • exercer liderança;
  • ter escuta ativa;
  • definir estratégias de recrutamento e seleção para atrair os melhores talentos;
  • fazer gestão de equipe;
  • praticar a cultura de feedback;
  • dar treinamento e capacitar o time;
  • realizar reuniões frequentes com cada membro da equipe.

Se algum conflito na equipe de prospecção surgir, saiba como resolvê-lo com as nossas dicas do infográfico:

3 dicas de gestão da prospecção

Quem disse que gerenciar o processo de prospecção de clientes seria fácil? Longe disso!

Trata-se de uma responsabilidade complexa, com muitas nuances que não podem ser negligenciadas. 

Mas agora que você conhece os três pilares da gestão da prospecção, será menos desafiador lidar com a geração de oportunidades de vendas.

No próximo tópico, vamos dar mais volume ao seu conhecimento e apresentar mais 3 dicas de técnicas e ferramentas, cada uma relacionada a um pilar da gestão, que você pode utilizar para melhorar o gerenciamento. 

Acompanhe!

  1. Aplique o coaching

Certamente você já leu muitos conteúdos que citam o coaching como uma ferramenta determinante para aprimorar as habilidades dos vendedores.

Não à toa, afinal, o coaching concentra-se nas necessidades individuais dos vendedores, bem como em seus conhecimentos e técnicas de vendas.

Como gestor, seu dever é extrair o melhor do seu time, e é por essa razão que uma das nossas dicas é praticar o coaching na gestão de pessoas. 

Para isso, não deixe de:

  • avaliar as necessidades e expectativas de cada profissional de prospecção;
  • estabeleça metas e objetivos claro para os membros do time;
  • realize avaliações de desempenho individuais e concentre-se em ajustar os pontos de melhoria que podem elevar as competências do vendedor, e os resultados de prospecção;
  • crie um plano de carreira que incentive os vendedores a darem o seu melhor;
  • forneça feedbacks regularmente;
  • coloque-se sempre à disposição para dar o suporte necessário à sua equipe. 
  1. Pratique a gestão à vista

Você sabe o que é gestão à vista?

Resumidamente, gestão à vista é uma metodologia de gestão que usa informações visuais para acompanhar os resultados e comunicar certos dados e métricas de forma eficaz para a equipe.

Ou seja, esse modelo propõe o uso de gráficos, quadros e painéis com indicadores de desempenho da prospecção para que o time possa identificar gargalos e oportunidades de maneira intuitiva, e com maior agilidade.

Na gestão da prospecção, você pode aplicar a gestão à vista destacando os indicadores mais importantes da estratégia, como taxas de conversão, tempo médio para entrar em contato com um lead, taxa de resposta, etc

Adicionalmente a isso, também é possível representar esses KPIs visualmente em gráficos de barras ou painéis para que todos possam entender facilmente o progresso e a performance da equipe.

Isso ajudará o time a manter o foco nos objetivos da prospecção, garantindo que todos estejam alinhados com as metas estabelecidas e que saibam como estão contribuindo para o sucesso da equipe e da empresa como um todo.

  1. Invista em um CRM personalizável e completo

Investir em tecnologia é crucial para otimizar e gerenciar a prospecção de maneira eficiente, e não apenas para centralizar as informações em um único lugar, mas principalmente para acompanhar os resultados e obter insights por meio de relatórios sempre que precisar, em tempo real. 

O CRM é uma peça-chave para o processo de prospecção. É por meio dessa ferramenta que a estratégia se transforma em ações concretas e mensuráveis. 

Por isso, certifique-se de investir em um CRM que permita personalizar seu processo, oferecendo não apenas um funil de prospecção editável, mas também a possibilidade de criar campos customizados que se adaptem às especificidades do seu negócio.

Assim, a gestão do processo de prospecção será simplificada, e sua equipe poderá atingir níveis mais altos de eficiência e produtividade. 

Veja, abaixo, um exemplo prático do Agendor, um CRM personalizável e completo para vendedores que não têm tempo e nem dinheiro a perder.

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Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.