O maior ecossistema de tecnologias em vendas do Brasil

O maior ecossistema de tecnologias em vendas do Brasil

NRF 2025: O futuro do varejo em cinco lições

por | mar 12, 2025 | SalesTech

Maior feira do varejo no mundo, a National Retail Federation (NRF) 2025, realizada no mês de janeiro em Nova York, reuniu profissionais e líderes do setor para discutir as inovações que estão moldando o futuro do comércio.

NRF 2025: O futuro do varejo em cinco lições

Com um cenário de constantes mudanças impulsionado por tecnologias emergentes e um consumidor cada vez mais exigente e conectado, o evento trouxe à tona as tendências mais relevantes para o setor.

Ann Sung Ruckstuhl, vice-presidente e CMO da Manhattan Associates, líder em tecnologia para cadeias de suprimentos e comércio omnicanal, participou da NRF e compartilhou algumas observações sobre como as empresas estão se adaptando a essas transformações.

Ruckstuhl destaca cinco lições centrais para o varejo em 2025, abordando desde o avanço do comércio unificado até o papel crescente da inteligência artificial, passando por histórias inspiradoras de sucesso no setor.

Comércio Unificado em alta

O comércio unificado se consolidou como uma estratégia vital para o futuro do varejo, impulsionado por avanços tecnológicos e pela evolução do comportamento do consumidor.

Ruckstuhl destaca que no centro dessa transformação está o consumidor, que agora assume o controle total de sua jornada de compras – desde o momento da pesquisa até o pagamento e a entrega dos produtos.

“A distância entre as expectativas dos consumidores e a capacidade atual do varejo não é apenas um desafio tecnológico. Trata-se de repensar como o varejo cria e captura valor. Empresas com um comércio unificado mais maduro estão colhendo resultados significativos, como aumento de 23% no giro de estoque e uma redução de 22% nos custos de aquisição de clientes. No entanto, a maior parte do mercado ainda está no início dessa jornada, com apenas 17% dos varejistas atingindo a maturidade desejada”, afirma Ann.

Inteligência Artificial no varejo

A IA também foi um dos grandes temas da NRF 2025, com presença constante em diversas vertentes.

De acordo com Ruckstuhl, as empresas estão explorando cada vez mais o potencial da IA para transformar a cadeia de suprimentos e até criar novos canais de compras.

“A IA, de forma geral, continuará desempenhando um papel transformador tanto nos processos de front-end quanto nos de back-end do varejo”, afirma Ruckstuhl. Ela destaca que a tecnologia não só melhora a eficiência das operações, como também personaliza a experiência do cliente.

Ann enxerga a IA Generativa como um divisor de águas para o varejo, seja otimizando processos em armazéns do ponto de vista da cadeia de suprimentos ou diretamente na interação com o cliente, por meio de chatbots inteligentes.

Segundo a profissional, o Manhattan Active Maven, solução de IA Generativa da empresa, gerou grande interesse durante o evento.

“O Maven é alimentado por dados de clientes e pedidos, sendo treinado para lidar com uma ampla gama de solicitações, incluindo mudanças em pedidos, cancelamentos, devoluções e até trocas”, explica.

Casos reais de sucesso

A feira também foi palco de diversas histórias inspiradoras.

“A PacSun, uma marca que se destaca pela adaptação ágil às novas tecnologias, foi um exemplo notável. Durante a pandemia, a marca conseguiu implementar rapidamente soluções de gestão de pedidos e omnichannel, aumentando suas vendas online em 46% em 2020 e aproveitando as lojas físicas para realizar envios, mesmo com as portas fechadas”, conta Ann.

Segundo ela, essa unificação ajudou a criar experiências de compra mais personalizadas e modernas, no ponto mais importante: o ponto de venda.

A marca também inovou ao lançar transmissões ao vivo no TikTok, criando uma nova fonte de receita e aproximando-se ainda mais de seu público-alvo.

O poder dos dados na decisão de estoque

Na NRF 2025, os dados estiveram presentes em diversas inovações, e a Manhattan Associates lançou uma solução  que utiliza dados em tempo real para melhorar as decisões de alocação e posicionamento de estoque.

O Postgame Spotlight,  combinado com o Fulfillment Insights, ajuda os varejistas a otimizar o desempenho no fulfillment de pedidos (o conjunto de processos entre o momento do pedido até a entrega ao cliente) e aumentar a lucratividade.

“Essas inovações mostram como os dados podem ser usados para transformar as operações de varejo, proporcionando decisões mais inteligentes e eficientes”, afirma Ruckstuhl.

Movimento para um varejo mais humanizado

Por fim, a NRF 2025 também foi marcada por iniciativas de responsabilidade social.

A Manhattan Associates patrocinou a Retail Orphan Initiative (RetailROI), financiando seis meses de educação para órfãos ao redor do mundo. A empresa, em parceria com a Adyen, também promoveu uma ação de arrecadação de fundos com o apoio de grandes marcas como Arc’teryx, PACSUN e Skechers.

“Quando a humanidade e a tecnologia se unem, grandes coisas podem ser realizadas. Juntos, conseguimos impactar vidas e transformar o mundo para melhor”, conclui Ann, destacando a importância do varejo responsável e colaborativo.

Sobre a Manhattan Associates

A Manhattan Associates é uma líder global em tecnologia para cadeias de suprimentos e comércio omnicanal.

Reunimos informações de toda a sua empresa, convergindo as vendas no front-end com a execução da cadeia de abastecimento no back-end.

Nossos softwares, tecnologias de plataformas e experiências incomparáveis ajudam a impulsionar tanto o crescimento do faturamento quanto a rentabilidade para nossos clientes.

A Manhattan Associates projeta, constroi e entrega soluções de ponta na nuvem e locais para que, nas lojas, na sua rede ou no seu centro de fulfillment, você esteja pronto para colher os benefícios do mercado omnicanal. Para mais informações, visite manh.com/pt-br.

Divulgação: Dialetto