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Natal 2024: Como lojistas podem melhorar suas vendas e reputação digital

por | dez 13, 2024 | SalesTech

Dezembro é a principal oportunidade do ano para o varejo físico, que tem o Natal como principal data festiva para alavancar suas vendas.

Natal 2024: Como lojistas podem melhorar suas vendas e reputação digital

A época não é apenas um período de vendas, é também uma oportunidade estratégica para fortalecer a reputação digital.

Nesse período, a concorrência é ainda mais acirrada e o custo de aquisição de clientes tende a aumentar, diminuindo a margem das empresas.

Uma das melhores estratégias de diferenciação, que vem ganhando cada vez mais espaço nos orçamentos de marketing dos grandes e médios varejistas, é atuar na gestão da reputação online das lojas, através do incentivo e uso das avaliações dos clientes. 

É aqui que entra o Google Perfil de Empresas, a principal vitrine digital da loja física e cujo principal objetivo é ajudar os negócios locais a atraírem mais clientes.

“Hoje, quando o consumidor precisa ir até uma loja física, em mais de 90% das vezes ele usa o Google para pesquisar, escolher e solicitar a rota para se dirigir até ela. Nesse processo, as lojas com melhor reputação se destacam nos resultados e convertem mais ‘pedidos de rota’. Quanto mais avaliações uma loja conquista, mais clientes ela consegue atrair. Ou seja, são os próprios clientes que ajudam a atrair os futuros clientes e, o melhor de tudo, de forma 100% orgânica”, declara Santiago Edo, cofundador e CEO da Harmo, empresa de tecnologia especializada em gestão de Google Perfil de Empresas.

A relação entre reputação, conversão de rotas e fluxo de clientes na loja é real e comprovada.

Neste ano, a Harmo, em parceria com a FX, analisou os dados do Google e de fluxo de clientes de 100 lojas de um dos maiores varejistas de moda do Brasil.

O objetivo era entender quão próxima era a correlação entre os pontos: reputação das lojas no Google; visualizações dos perfis das lojas nos resultados de busca do Google; conversões de rota e fluxo de clientes.

A correlação variava de -1 a 1, sendo que qualquer resultado acima de 0,5 já se considera como existindo uma alta correlação.

“Quando vimos o gráfico que mostra a variação dos dados ao longo de 12 meses, ficamos realmente surpresos. A gente esperava que houvesse uma correlação, claro, mas ela é muito maior do que imaginávamos. A correlação média entre todos os cenários analisados ficou em 0,649, praticamente 30% acima do índice mínimo do que já se considera como alta correlação. Em alguns dos cenários analisados, chegamos a índices de correlação acima de 0,9 pontos, ou seja, quase de um para um. Dos nove cenários de correlação analisados, oito atingiram índice acima de 0,5, comprovando que a reputação da loja no Google, que é o resultado da soma das avaliações dos clientes da loja, influencia diretamente o fluxo de clientes”, explica Santiago.

Os dados provam que o cliente, hoje, tem um poder e uma influência extremamente relevantes nas vendas do varejo.

“Os varejistas que atuam corretamente no Google Perfil de Empresas, sabem que, para vender mais, precisam cuidar da reputação das suas lojas. Quem tem nota baixa e poucas avaliações, perde clientes. Já quem tem mais clientes recomendando positivamente, vende mais”, finaliza Santiago.

Dicas para maximizar os resultados no Natal

A Harmo, empresa de tecnologia líder em gestão de Google Perfil de Empresas no Brasil, compartilha três pilares essenciais para os lojistas que desejam aproveitar ao máximo a temporada:

1. Focar na gestão da reputação online das lojas, no Google

Convidar os clientes a postarem avaliações após suas compras e responder a todas as avaliações, especialmente as negativas.

As lojas com maior volume de reviews positivos e que mais respondem as avaliações dos clientes, destacam-se nos resultados de busca e atraem mais consumidores.

Ou seja, responda com inteligência os reviews: pense que a sua resposta será lida por milhares de consumidores que serão influenciados pela forma como a sua empresa interage com os clientes.

2. Atualizar e otimizar o Google Perfil de Empresas

Certificar-se de que todas as informações estão corretas, incluindo horários de funcionamento, endereço, categoria e fotos.

Quanto mais completo o perfil estiver, mais destaque ele terá nos resultados orgânicos de busca.

3. Utilizar os reviews para melhorar a experiência de loja

Abrace as avaliações negativas como oportunidades essenciais de melhorias constantes.

Os seus clientes estão te ajudando, de graça, através das avaliações, então seja ágil na correção de  falhas no atendimento para aumentar a satisfação e fidelização dos clientes.

Sobre a Harmo

Harmo é o software líder em Gestão de Multilocais no Google Perfil de Empresas. Através de uma metodologia exclusiva que promove o uso correto do Google Business Profile, a empresa transforma a jornada de compra no varejo, aumentando significativamente o fluxo de clientes nas lojas físicas. Fundada com o objetivo de transformar a opinião do cliente na melhor propaganda, a Harmo tem como lema: atraia online, converta offline. Atualmente, mais de 40 mil lojas em todo o Brasil utilizam a Plataforma Harmo.