A motivação em vendas é uma das ferramentas mais essenciais na rotina dos vendedores. Vender sem ter motivação é algo que beira o inimaginável.
Isso porque os vendedores lidam com negociações complexas e clientes difíceis o tempo todo. O desgaste mental destes profissionais pode ser muito grande. Por isso, sem motivação, vender se torna um trabalho muito mais árduo do que o normal.
Além disso, vendedores motivados vendem mais, e melhor. Como efeito, a empresa conquista clientes satisfeitos, e os vendedores usufruem de uma melhor qualidade de vida no trabalho.
O que você tem feito para motivar seus vendedores? Aumenta sua comissão para isso?
Bem, este não é um caminho errado. No entanto, existem alternativas que podem ser agregadas às comissões para elevar a motivação e o engajamento dos seus vendedores muito além!
Quer saber quais são? Então, continue a leitura deste artigo!
O que torna a motivação em vendas indispensável?
Fazer a gestão da equipe de vendas sem ter uma estratégia de motivação bem definida pode te fazer perder dinheiro, e isso não é um exagero.
Existem diversas razões pelas quais você deve se preocupar com isso. A primeira diz respeito à qualidade de vida no trabalho do seu vendedor e como ela afeta os seus resultados de vendas.
Um vendedor que se encontra desmotivado simplesmente não encontra forças para realizar suas atividades com excelência.
Ao deixar a desejar com seus resultados, suas relações com as lideranças e com outros colegas podem ser afetadas, criando um clima organizacional desfavorável para toda a empresa.
Não demora muito para que isso seja transmitido para os clientes. E adivinha? Os clientes não querem fechar negócios com vendedores desengajados em sua própria solução.
Isso prejudica a imagem da sua empresa, o relacionamento com os clientes e a reputação do vendedor.
Por essa razão, olhar para a motivação em vendas é crucial, e o que a torna mais desafiadora é o fato dela não ser estável.
É necessário cultivá-la, adaptá-la e renová-la. Nesse sentido, as comissões como única estratégia de motivação em vendas tornam-se falhas.
Para te ajudar com isso, separamos seis ideias de motivação que você pode aderir na sua equipe. Confira no próximo tópico!
6 formas de aumentar a motivação em vendas
Para aumentar a motivação na sua equipe de vendas, aposte nas seguintes ações:
1. Mantenha o clima organizacional agradável
O clima organizacional impacta diretamente o humor dos seus vendedores e pode ser decisivo para a sua motivação.
Imagine que seu vendedor saiu de casa muito cedo, pegou o maior trânsito para chegar ao escritório e, quando chega, se depara com um ambiente completamente silencioso, desagradável, sem ninguém dizer um “bom dia” sequer.
O excesso de conflitos entre colegas também provoca um ambiente hostil, assim como líderes autoritários e microgerenciadores.
Você, como líder de equipe, deve se atentar a estes aspectos. Promova conversas, tome um café com seus vendedores e não seja resistente a risadas.
Aliás, recentemente, a Forbes publicou um artigo em que ressalta a importância do riso no ambiente de trabalho, já que causa mudanças hormonais reduzindo o cortisol e aumentando a endorfina em nosso sistema, nos deixando menos estressados.
2. Ofereça prêmios inspiracionais
Pagar as contas e permanecer com o saldo positivo é ótimo! Mas a percepção de ganho é maior quando se trata de ganhar uma viagem com a família ou uma TV de última geração, não é verdade?
Claro, pode ser inviável disponibilizar esse tipo de premiação várias vezes ao longo do ano, mas você pode escolher uma data especial, como as festas de final de ano, para lançar uma campanha de incentivo diferenciada, sem prejudicar o seu orçamento.
3. Promova eventos de confraternização
Uma das melhores maneiras de motivar sua equipe é celebrando os bons resultados em conjunto.
O final de ano é marcado pela celebração do encerramento de um ciclo, e você deve fazer o mesmo com a sua equipe!
Não estamos falando de eventos luxuosos e glamourosos. Na maioria das vezes, o bom e velho happy hour é a ocasião perfeita para relembrar os desafios vividos ao longo do ano e brindar as conquistas de cada um dos vendedores.
4. Flexibilize o trabalho
Alguns vendedores são fiéis ao trabalho presencial. Outros, depois de experimentarem o trabalho remoto, não abrem mão deste modelo.
Então, para agradar gregos e troianos, que tal um formato de trabalho híbrido e flexível?
Muitos dos vendedores possuem suas famílias e obrigações pessoais, que, assim como o trabalho, demandam muito do seu tempo.
Ter a oportunidade de escolher o formato de trabalho para determinado dia pode facilitar (e muito!) a vida dos seus colaboradores, melhorar a sua qualidade de vida, aumentar a sua motivação e, principalmente, elevar a sua satisfação em trabalhar na empresa.
5. Disponha treinamento e capacitação para os vendedores
Sejamos sinceros: não há nada melhor do que sentir que alguém se importa conosco, nos valoriza e nos incentiva a sermos melhores a cada dia. Concorda?
O mesmo vale para seus vendedores.
Disponibilizar treinamentos e capacitações é uma forma de dizer: “acreditamos no seu talento e queremos que você expanda seus conhecimentos para ser ainda melhor!”.
Todos têm muito a ganhar com os treinamentos. Os vendedores se renovam, se empolgam com um tema novo, e dessa forma se motivam. A empresa, por sua vez, conta com talentos mais qualificados e prontos para novos desafios.
6. Utilize o Funil dos Sonhos
Você já ouviu falar no Funil dos Sonhos?
Trata-se de uma plataforma desenvolvida pelo Agendor para motivar e engajar profissionais de vendas.
O objetivo dessa ferramenta é conectar as metas pessoais dos vendedores com as suas metas de vendas. Assim, a recompensa deixa de ser simplesmente um agrado da empresa, para se tornar algo maior: a realização de um sonho.
Vinculada ao sistema de CRM, essa ferramenta calcula exatamente quantas tarefas diárias de vendas o vendedor deve fazer para alcançar o seu objetivo.
Que tal adotar o Funil dos Sonhos na sua empresa?
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Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Cofundador e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.