Na edição da Revista VendaMais N° 285, Raul Candeloro fala sobre o mundo metaverso e as suas contribuições para o futuro.
Muitas pessoas estão questionando se o que estamos vivendo é o início de uma revolução digital ou apenas uma ficção científica inexistente no mundo físico. A resposta para essa pergunta é: Sim, estamos passando por uma transformação digital e você precisa escolher se vai surfar esta onda ou deixar ela te levar, em qualquer uma das duas opções você será impactado.
O mundo evolui e nós evoluímos com ele, cada um no seu tempo, uns mais rapidamente outros em pequenos passos. Acontece que depois que o trem parte não há mais como voltar e os trens hoje em dia, são trem bala! Você pode aproveitar a oportunidade, entender o que está acontecendo e se posicionar proativamente ou pode ser levado pela correnteza. Protagonista ou plateia, essa é a decisão.
Prever o futuro é muito difícil, mas visualizar tendências e direção não é. Em Vendas, tendência e direção estão claras: cada vez mais tecnologia na interação com clientes e no aumento da eficiência dos processos da equipe comercial. O que nos traz ao metaverso.
O termo metaverso foi apresentado por Neal Stephenson em Nevasca. No livro – uma ficção científica publicada em 1992 –, o autor descreve o metaverso como um lugar imaginário compartilhado, disponível para as pessoas através de cabos de fibra ótica (não existia wifi na época) e projetado através de óculos de realidade virtual. Pense no metaverso como ‘internet 3D’ ou internet espacial. Ou seja, tudo o que já fazemos na internet (e possivelmente algumas coisas da vida real), só que num universo paralelo tridimensional.
Especialistas como Mark Zuckerberg acreditam que o metaverso não é somente a nova versão da internet, é bem mais do que isso, metaverso é uma ferramenta que será usada para simular presença e vivermos as experiências virtuais mais reais possíveis.
Raul cita que o metaverso impacta as vendas de formas diversas e bem importantes, mas é prioritário e fundamental entender antes as três dimensões que precisam ser avaliadas: Dimensão estratégica, dimensão tática e dimensão operacional e contextualiza como as novas tecnologias farão parte das empresas, como otimizar essa oportunidade e faz comentários extremamente relevantes para nos prepararmos para esse novo universo.
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