Solução aumenta eficiência na criação de rotas, reduz custo e tempo de deslocamento e, como consequência, pode contribuir para a diminuição da emissão de dióxido de carbono (CO2) no meio ambiente.
A Involves lançou uma solução que usa inteligência artificial para automatizar a roteirização das equipes de trade marketing. Indústrias que já testaram o recurso reduziram em aproximadamente 20% a distância percorrida e 17% o tempo de deslocamento dos promotores de venda, resultando em uma economia anual de ~R$1 mil por promotor. O roteirizador inteligente também permite quantificar a operação por meio de dados e valores mensuráveis, tornando as equipes mais estratégicas. A ferramenta é integrada ao Involves Stage, plataforma de inteligência e tecnologia para trade marketing que já está em 23 países e ajuda os times de aproximadamente 500 clientes a garantirem uma execução perfeita em milhares de pontos de venda.
Indústrias, agências e distribuidoras precisam organizar as rotas dos promotores, profissionais que vão periodicamente até os pontos de venda executar a estratégia da indústria, um processo de planejamento complexo. A clusterização e o tempo em loja, por exemplo, são elementos fundamentais para garantir eficácia no acompanhamento da estratégia. Planejar as rotas manualmente toma muito tempo e nem sempre é possível fazer um trabalho preciso, 100% eficiente, porque faltam ferramentas adequadas para cruzar todos os dados necessários.
Segundo Pedro Galoppini, CPO da Involves, o roteirizador inteligente, que já foi testado por empresas como Kellogg’s, Unicharm, Fini e O Boticário, proporciona mais produtividade no processo de planejamento das visitas e garante uma visão totalmente focada nas necessidades do trade marketing.
“Geralmente, uma empresa de médio ou grande porte leva até 1 mês para conseguir elaborar os roteiros para o seu time. O roteirizador permite fazer o planejamento de todas as regionais no mesmo dia”.
É possível selecionar os colaboradores, os pontos de venda desejados e o ponto de partida do promotor, a jornada de trabalho da equipe e o nível de atendimento das lojas: dias de funcionamento, número de visitas por semana e duração.
“A partir disso, a inteligência artificial realiza as combinações dos cenários necessários para calcular rotas com menor deslocamento enquanto respeita a estratégia de visitas da operação”, explica.
Mais sustentabilidade
Com rotas melhor definidas e certeiras, além de mais produtividade, a empresa pode contribuir para a redução da emissão de dióxido de carbono (CO2) no meio ambiente. “Ter responsabilidade com essa questão é um fator tão relevante que, em alguns cenários, impacta inclusive o preço das ações da companhia. Empresas que buscam desenvolvimento sustentável – ou que contribuem para isso – atraem olhares de investidores que, cada vez mais, buscam por companhias com práticas ESG (governança ambiental, social e corporativa). Além disso, a empresa mostra comprometimento com seus consumidores, colaboradores e com o planeta”, destaca Pedro.
Dados e valores mensuráveis
Além de otimizar a operação, com roteiros mais eficientes, a ferramenta também permite quantificar a operação de trade, trazendo dados e valores, tornando as equipes mais estratégicas.
“O roteirizador inteligente dá certeza sobre o que, de fato, foi executado em comparação com o planejado, gera mais conhecimento sobre a operação e insumos para tomar decisões. É possível obter informações como: taxa de ocupação do promotor no dia a dia, quanto tempo ele passa se deslocando, quanto tempo fica em loja e a quantidade de visitas que faz no dia”.
Sobre a Involves
Há 14 anos no mercado, a brasileira Involves é responsável pelo desenvolvimento do Involves Stage, plataforma de gestão de trade marketing que já está em 23 países, além do Brasil. A solução ajuda os times de aproximadamente 500 clientes — incluindo grandes marcas como Unilever, L’Oréal, Kraft Heinz, Red Bull, Seara, Danone, Fini, Althoff Supermercados, Hippo e 3 Corações — a garantirem uma execução perfeita de seus produtos em milhares de pontos de venda.
O Involves Stage é uma plataforma de gestão de trade marketing que está em mais de 23 países, além do Brasil. A solução ajuda times de grandes marcas como Unilever, L’Oréal, Kraft Heinz, Playstation, Seara, Danone, Fini e 3 Corações a garantirem uma execução perfeita de seus produtos em milhares de pontos de venda. Entre os recursos do Involves Stage está o Reconhecimento por Imagens, que utiliza inteligência artificial para transformar fotos das gôndolas em dados precisos e relevantes para a tomada de decisão de indústrias, distribuidores e varejistas. Em 2022, a tecnologia ganhou novos protocolos de identificação de produtos nas prateleiras e novas funções de verificação das fotos para correção na mesma visita e visualização dos dados reconhecidos pela IA, tornando as coletas cada vez mais precisas. Usada por mais de 500 clientes, a solução teve mais de 10 milhões de fotos processadas pelo Reconhecimento por Imagem em 2022.
Involves Stage em 2022:
+ 82 mil usuários mensais
+ 40 milhões de check-ins (visitas) realizados
+ 10 milhões de fotos processadas pelo Reconhecimento por Imagem
+ 160 milhões de tarefas respondidas
+ 37 mil tipos de atividades recorrentes
+ 25 mil formulários ativos, capturando dados diariamente