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Integração de CRM: o que é e por que fazer?

por | nov 27, 2023 | CRM

Integração de CRM: o que é e por que fazer?

Imagine todos os seus softwares trabalhando, em conjunto, para criar uma experiência memorável para o cliente. Esse é o poder da integração do CRM com outras plataformas!

Esse tipo de comunicação entre sistemas é capaz de centralizar todos os dados e interações com seus clientes em um único lugar, proporcionando uma visão 360º sobre a experiência do consumidor, desde o primeiro contato, até o pós-vendas.

Isso sem contar as integrações com plataformas de marketing, que permitem otimizar campanhas, criar fluxos automatizados e personalizar abordagens de forma mais eficiente, disparando a mensagem certa, no momento certo.

Unindo forças, o CRM é capaz de promover uma jornada do cliente fluida e personalizada, gerando uma vantagem competitiva significativa para as empresas que o integram com outras ferramentas.

Neste artigo, vamos dar mais detalhes sobre o que você precisa saber sobre integração com CRM. Continue a leitura para entender:

  • O que é integração de CRM?
  • Quais os benefícios da integração de sistemas?
  • Como integrar o CRM com outras plataformas?

O que é integração de CRM?

A integração de CRM se refere ao processo de conectar o software de relacionamento com o cliente com outras plataformas, tendo como objetivo de automatizar o compartilhamento de dados, expandir funcionalidades, facilitar registros, otimizar processos internos, aumentar a eficiência operacional e promover uma visão unificada e abrangente sobre o cliente.

As organizações têm investido cada vez mais em tecnologia, ampliando a gama de soluções em software que utilizam para estruturar e gerenciar seus processos e estratégias.

Apenas na área de aquisição de clientes, por exemplo, existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para captar, gerenciar e fidelizar compradores, tais como:

  • plataformas de automação de marketing;
  • ferramentas de atendimento ao cliente;
  • sistemas de gestão de leads;
  • sistemas de analytics e business intelligence;
  • plataformas de atendimento ao cliente;
  • ferramentas de prospecção etc.

São várias as alternativas que podem impulsionar as vendas de uma empresa. 

No entanto, caso não sejam gerenciadas corretamente, os dados e as análises que elas produzem podem ter baixa qualidade.

E como aprimorar a tecnologia nas empresas? Simples: com mais tecnologia e inovação!

É nesse ponto que a integração de CRM se torna tão importante.

O CRM é um sistema de gerenciamento do relacionamento com o cliente. Nessa plataforma, o cliente é o centro da estratégia, e a integração com outras ferramentas potencializa ainda mais essa abordagem centrada no cliente, tornando-se uma fonte rica de informações.

Quais os benefícios da integração de CRM?

São muitos os benefícios que podem ser alcançados por meio da integração do CRM com outras tecnologias. Listamos as principais abaixo.

Melhora a eficiência operacional

Imagine ter seus processos de marketing digital, captação de leads, prospecção, e gestão de oportunidades de vendas totalmente sincronizados.

Os históricos de clientes chegariam aos vendedores com informações precisas sobre como eles foram captados, quais foram suas interações com a empresa, quais são seus conteúdos de interesse e qual sua qualificação.

Nesse contexto, o ciclo de vendas poderia ser otimizado, e os vendedores teriam mais insumos para conduzir as negociações de forma mais assertiva. E o melhor: o time de vendas poderia ter acesso a todo esse histórico assim que uma oportunidade cair no funil de vendas.

Potencializa a personalização

Vamos tomar como exemplo o mesmo cenário que criamos no tópico anterior.

Tendo em mãos toda a jornada do cliente mapeada e registrada, os vendedores podem criar abordagens únicas e específicas para cada caso, fornecendo uma experiência hiperpersonalizada para os prospects, o que cativa o público e facilita a conversão de clientes.

Eleva a qualidade dos dados

Atualmente, os dados são um dos recursos mais preciosos para as organizações, e é por essa razão que é tão importante armazenar dados com cuidado, evitando duplicidade e fragmentação.

Nesse sentido, a integração de CRM permite a atualização automática e em tempo real de dados, seja com plataformas de marketing ou sistemas de gestão financeira, registrando todas as informações de engajamento e pagamento dos clientes.

Além disso, é possível integrar o CRM com fontes externas de dados, como redes sociais, e com isso enriquecer ainda mais os perfis de clientes com informações adicionais.

Aumenta as vendas

Um time de vendas que opera de maneira eficiente, personaliza suas abordagens estrategicamente e trabalha com dados de qualidade, só tende a ganhar.

O resultado dessa soma de fatores não poderia ser outro: um setor comercial de alta performance, que potencializa os negócios da empresa e converte clientes.

Já está convencido sobre a importância da integração do CRM?

Se sim, vamos adiante e entender como integrar ferramentas terceiras com o seu sistema de gestão do relacionamento com o cliente.

Como integrar o CRM com outras plataformas?

Em síntese, é possível integrar o CRM com outras ferramentas por quatro maneiras diferentes:

  • APIs: são um conjunto de regras e instruções que permite que diferentes softwares compartilhem dados e se comuniquem entre si, funcionando como uma ponte que liga o CRM a outras ferramentas. Geralmente, é necessário recrutar uma equipe interna especializada para desenvolver essa integração, ou então, contratar engenheiros de software externos com conhecimento técnico para entender e estruturar as APIs envolvidas.
  • hubs de integração: são plataformas terceiras que facilitam a integração do CRM com outras soluções. Os hubs ficaram famosos por serem notáveis facilitadores neste processo, já que podem atuar como intermediários, economizando tempo e esforço das empresas. Isso acontece porque essas plataformas oferecem interfaces intuitivas, que possibilitam configurar integrações sem a necessidade de codificação extensa e confusa.
  • integrações nativas: são integrações que já fazem parte do sistema, o que significa que não há necessidade de desenvolvimento adicional. Um exemplo prático é a integração com o WhatsApp Web oferecida pelo Agendor. Para utilizá-la, não há nenhum custo adicional e tampouco a necessidade de contratar um desenvolvedor. Ela está inclusa na ferramenta.

Entenda, na prática, como funciona a integração do Agendor com o WhatsApp Web:

Integração Agendor e WhatsApp – Atualize seu CRM sem sair do WhatsApp Web!

O Agendor possui mais integrações nativas, que incluem Google Agenda e Lahar, sem contar as possibilidades de integração com hubs como Pluga e Zapier! 

Que tal conferir essas integrações do CRM do Agendor na prática? Crie uma conta gratuita e saiba mais!