Neste mês de novembro, o varejo coloca toda sua atenção na Black Friday, que acontece no mundo todo oficialmente no dia 29, mas que já promove descontos antes desta data, até semanas antes.
Como a IA pode ajudar a alavancar vendas na Black Friday
Mas, com tanta movimentação do mercado para atrair os consumidores no mesmo período, é necessário trabalhar estrategicamente e usar soluções que ajudem a otimizar tempo e garantir eficiência, para as equipes poderem se concentrar nas vendas e no fator humano.
A tecnologia é grande aliada nestes momentos, incluindo a Inteligência Artificial (IA) que já é uma realidade também nas pequenas e médias empresas.
A pesquisa State of AI in Business, realizada pela Pipedrive, mostra que entre as PMEs que adotaram a IA, 79% relataram o aumento da produtividade como sua principal motivação.
E, em grandes datas comerciais como a Black Friday, a produtividade precisa estar em alta para dar conta da demanda e gerar o resultado esperado.
A Inteligência Artificial pode ajudar de diversas maneiras para alavancar as vendas. Veja algumas dicas para aproveitar a IA da melhor maneira:
Otimize processos
Muitos profissionais de vendas gastam uma parte significativa de seu tempo em atividades que não são de vendas, incluindo entrada de dados, gerenciamento de cronogramas e produção de relatórios.
A automação dessas tarefas por meio da IA libera tempo para que as equipes de vendas se concentrem nas atividades principais que contribuem diretamente para a geração de receita, como a construção de relacionamentos, o planejamento estratégico e o contato direto com o cliente.
Segundo dados do relatório State of Sales and Marketing da Pipedrive, 35% dos usuários atuais de IA e 37% dos usuários em potencial de IA estão preocupados com a otimização de tempo e recursos, sinalizando um reconhecimento crescente da importância da eficiência no processo de vendas.
Gerencie sua comunicação – e com o cliente certo
Interações consistentes e oportunas com clientes ou potenciais clientes são vitais para o sucesso das vendas.
A fase de pré-vendas é particularmente desafiadora para as pequenas empresas.
Dados do State of Sales and Marketing mostram que dois terços das empresas têm dificuldades com a primeira etapa – criar consciência e consideração.
A IA pode intervir automatizando tarefas rotineiras de comunicação, como acompanhamento e agendamento de reuniões, permitindo que as equipes de vendas se concentrem em compromissos de maior valor, além de que soluções que usam IA ajudam a entender padrões de comportamento e focar a comunicação nos contatos de maior potencial.
Crie conteúdos relevantes e em escala
Com os avanços no processamento de linguagem natural e no aprendizado de máquina (machine learning), a IA pode fazer mais do que apenas automatizar conteúdo – ela pode criar material mais personalizado e contextualmente relevante em escala.
Isso permite que as empresas que já usam IA para a criação de conteúdo explorem novas maneiras de simplificar os fluxos de trabalho, melhorar a qualidade do conteúdo e reduzir o tempo gasto em tarefas repetitivas.
Para textos de emails, apresentações, infográficos, vídeos explicativos e narrações, é possível usar IA generativa.
Mas esteja atento: como muitas ferramentas de IA generativa se baseiam em publicações da internet, nem sempre a fonte das informações é confiável. Sempre revise os conteúdos.
Sobre a Pipedrive
Fundada em 2010, a Pipedrive é o CRM de vendas fácil e eficaz que impulsiona o crescimento das pequenas empresas.
Hoje, a Pipedrive é usada por equipes de receita de mais de 100 mil empresas em todo o mundo.
A Pipedrive está sediada em Nova York e possui escritórios na Europa e nos EUA. A empresa é apoiada pelo acionista majoritário Vista Equity Partners e Bessemer Venture Partners, Insight Partners, Atomico e DTCP. Saiba mais em www.pipedrive.com