Por Thiago Leão, Engenheiro Mecânico e Diretor Comercial da Nomus, empresa de sistema de gestão para indústrias.
O apoio da tecnologia dentro do setor de vendas de uma empresa está cada vez mais relevante para dar agilidade, personalização das comunicações em massa e gerar dados que basearão as estratégias.
Dentre os benefícios que a empresa pode obter através do uso de sistemas para controle de pedidos, vendas online, gestão da carteira de clientes, atendimento e relacionamento, é possível destacar pontos como:
- Aumento da produtividade por meio da automação de processos, que faz com que o tempo dedicado a determinadas tarefas rotineiras da operação seja otimizado e, assim, deixa os vendedores mais livres para atividades estratégicas e de maior valor agregado;
- Melhoria na eficiência da área, como através da geração digitalizada dos pedidos que se comunica com outros setores da empresa e com o uso de CRM, que permite o gerenciamento de informações e fluxos de vendas;
- Personalização de atendimento e de comunicações disparadas para vários contatos; deixando a abordagem com maior proximidade dos prospectos, que pode se desdobrar em ganhos como mais chances da venda e fidelização serem efetuadas e, ao mesmo tempo, dando produtividade e geração de informação para a empresa;
- Geração de relatórios e projeção de cenários para tornar as decisões mais acertadas.
Em meio a uma variedade de mídias, canais de vendas e busca incessante por se conectar com uma base de clientes maior e mais efetiva, nesse artigo, vamos destacar a necessidade de personalização do atendimento para dar mais pessoalidade nas tratativas e, assim, alcançar os objetivos comerciais da empresa através de um relacionamento mais efetivo com público-alvo. A tecnologia, sem dúvidas, pode proporcionar atividades em massa que sejam direcionadas para pessoas específicas, o que traz muitos ganhos.
A personalização de atendimento é um dos principais fatores que influenciam na satisfação do público, já que, no geral, as pessoas não gostam de sentir que estão sendo tratadas “como mais um” dentro de um volume de contatos- e isso realmente é péssimo. Como isso influencia na taxa de sucesso, cada vez mais empresas, de diferentes segmentos e mercados, tanto as que vendem para o consumidor final ou para outros CNPJs, estão investindo na modernização do seu comercial.
Uma das maneiras mais eficazes de personalizar a abordagem é através da coleta de dados. Com informações sobre os interesses, comportamentos e preferências dos clientes, é possível desenvolver e oferecer produtos e serviços mais aderentes ao público.
A utilização de meios para automação de marketing, força de vendas, CRM, ERP e até mesmo a inteligência artificial auxiliam na criação e gestão de campanhas e registro de pedidos mais eficazmente, trazendo grande produtividade para a equipe. Também cálculos de comissões, tabelas de preços com variações, faturamento e outras atribuições que permeiam a atividade comercial podem ser digitalizadas. Mais profissionalismo também é possível ser identificado como benefício, já que propostas e contratos, inclusive os mais técnicos, como no caso de projetos robustos, podem ser automatizados.
Para finalizar, é relevante ressaltar que tais sistemas já fazem parte de muitas empresas, inclusive as pequenas, que precisam otimizar sua equipe enxuta. Não aproveitar os avanços trazidos pela tecnologia significa não acompanhar as tendências de mercado, o que pode levar ao não crescimento saudável ou até mesmo não sobrevivência do negócio no médio a longo prazo.