Especialistas propõem insights baseados em dados para vender mais na Black Friday 2023
Com uma previsão de movimentar R$ 15,5 bilhões, segundo o DataFolha, a Black Friday 2023 será a aposta dos varejistas para recuperar os resultados neste ano. O desempenho do setor tem sido pouco promissor: após uma tímida alta de 0,7% em setembro, os números voltaram a cair e as vendas no comércio fecharam em queda no mês de outubro, um recuo de 2,8% ante o mesmo mês em 2022, de acordo com o Índice de Atividade Econômica Stone Varejo. Para aproveitar a data, no entanto, é essencial olhar para o comportamento do consumidor a fim de identificar oportunidades e corrigir falhas nas operações.
Jonatan da Costa, especialista em compras conjuntas e vendas e CEO da Área Central, focada em inteligência de dados para redes e centrais de negócios, franquias e varejo, diz que para gerar valor aos clientes em datas como a Black Friday, as empresas devem ir além do bê-à-bá da divulgação e promoção de produtos.
“É preciso apostar em um conjunto de estratégias que gerem informações do negócio e consigam transformá-las em ideias e ações para tomar decisões que impactem na atração e fidelização de clientes e no crescimento das vendas”, explica.
O “business intelligence” está em expansão devido a variedade de dados que consegue fornecer, possibilitando aos lojistas maior conhecimento sobre o mercado e seu público-alvo.
“Essas tecnologias, quando bem utilizadas, permitem que as empresas antecipem tendências e as preferências do consumidor, melhorando a performance do negócio e criando oportunidades competitivas”, aponta Jonatan.
Abaixo, quatro especialistas compartilham insights baseados em dados para vender mais na Black Friday 2023:
96% dos varejistas usa WhatsApp para comunicação com o cliente
O WhatsApp e as redes sociais são boas alternativas para comunicar promoções e atrair clientes para as compras nesta Black Friday. Uma pesquisa realizada pela multinacional italiana de softwares de gestão, Zucchetti, em parceria com a Fecomércio SC, aponta que na hora de se comunicar com os clientes 96% dos comerciantes usam o WhatsApp, enquanto 59% utilizam redes sociais. O estudo ouviu 323 varejistas em diferentes estados brasileiros, entre junho e julho de 2023 e apontou ainda que a Black Friday já é a segunda data mais importante do segundo semestre.
Ela foi escolhida como melhor sazonalidade para vendas na segunda metade do ano por 9% dos entrevistados, ficando atrás apenas do Natal (42%). Na sequência, aparece o Dia dos Pais (6%).
“A oferta precisa ser customizada. Para isso, é importante entender o cliente e elaborar ações de divulgação utilizando canais de comunicação que possuem maior aderência por ele. Fazer comparativos com histórico passado também pode ajudar nessa personalização, permitindo maior eficiência na definição de suas promoções, políticas de troca e estratégias de atendimento”, aponta Wagner Muller, Diretor da Vertical de Varejo da Zucchetti.
25% dos brasileiros priorizam a sustentabilidade na hora de comprar
Um estudo divulgado recentemente pela Manhattan Associates revelou que o brasileiro diz se preocupar mais com a sustentabilidade do que a média global dos consumidores. A pesquisa “Retail Refresh” entrevistou mais de 6 mil pessoas em diversos países e descobriu que, enquanto essa é uma prioridade para 13% da média global dos consumidores, 25% dos brasileiros dizem não comprar de um varejista se ele não for ambientalmente consciente.
Para Danielle Willig, gerente de desenvolvimento de mercado na Manhattan, não é possível ter certeza de que esse discurso é, de fato, colocado em prática, mas a sustentabilidade é uma pauta atual e necessária, e os varejistas precisam ser transparentes com o assunto.
“É preciso mostrar aos consumidores as práticas ESG desenvolvidas pela empresa, em diferentes esferas. O impacto positivo no meio ambiente pode ir desde o investimento em tecnologia de gestão de transporte que diminua o número de viagens realizadas para entregar os produtos e, consequentemente, a emissão de CO² na atmosfera”, exemplifica.
67% dos brasileiros têm medo de fraude durante a Black Friday
Uma pesquisa do Serasa divulgada em novembro de 2022 apontou que 67% dos brasileiros têm algum receio quanto às fraudes no período da Black Friday. As situações mais apontadas pelos 2,4 mil respondentes foram falso desconto (41%) e questões relacionadas ao frete (32%). Por isso, na hora de fazer a manutenção de uma relação de confiança com o cliente, o varejo precisa estar atento aos preços.
“Ofereça descontos significativos e reais, além de promoções atraentes nos produtos mais desejados. Os consumidores esperam economizar durante a Black Friday, por isso, esteja certo de que as ofertas se destaquem”, aconselha Nilton Junior, fundador e CEO da ZOOMtech Business Group, que oferece serviços e produtos para tecnologia da informação e comunicação.
“No período, assim como nas demais datas, as lojas devem garantir uma experiência de compra suave, seja no online ou físico, o que inclui otimizar o site, oferecer opções de pagamento diversas e seguras, além de fornecer um excelente atendimento durante todo o processo e no pós-venda”, finaliza.
33% dos pagamentos na Black Friday devem ser feitos com PIX
Neste ano, o PIX deve responder por 33% da movimentação financeira durante a Black Friday, que deve girar em torno de R$ 15,5 bilhões no total. O levantamento realizado pelo Datafolha a pedido da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) revelou ainda que o cartão de crédito representará 44% do valor movimentado na data.
Para Felipe Santiago, CEO da CashWay, techfin que desenvolve soluções para Instituições Financeiras e de Pagamento, os varejistas têm apostado no PIX pela agilidade na transação e custos mais baixos em relação a outras opções, principalmente em um cenário de crise. O mais importante, no entanto, é oferecer alternativas para os consumidores.
“Uma das estratégias utilizadas pelos varejistas é dar descontos, que giram em torno de 5% a 10%, para o pagamento por PIX. Mas não podemos esquecer que a compra a prazo, no cartão de crédito, ainda tem uma grande relevância. Na Black Friday, cada cliente organiza as finanças pessoais de forma diferente, então, para não perder a venda, o fundamental é disponibilizar todas as opções possíveis, para atender a variadas necessidades”.