Crescimento do setor se deve não apenas às gigantes dos centros urbanos; especialista dá exemplos de empresas do interior que vêm inovando no serviço local de delivery.
Em uma era digital que preza por experiências personalizadas atreladas à rapidez, a demanda por serviços de entrega eficientes tem aumentado significativamente, levando as empresas a inovar sempre mais para atender seus clientes. Esta crescente, creditada muitas vezes apenas aos grandes players como iFood e Rappi, na verdade também é fruto de plataformas locais, que usam e abusam de conveniências e parcerias em regiões interioranas para se firmar como referências em delivery.
A tendência se comprova nos dados: para este ano, o setor deve expandir em 7,5%, de acordo com o Instituto Foodservice Brasil (IFB), demonstrando estar em pleno crescimento desde 2020. Mesmo assim, nem todos os grandes serviços conseguem ter a capilaridade adequada para sair dos centros urbanos. Por isso, parte do desenvolvimento do setor conta com a atuação de empresas distantes dos circuitos mainstream.
“Existe um gap muito grande entre os serviços de entrega nas grandes cidades e no interior das capitais. Temos visto empreendedores investirem cada vez mais em serviços locais, que estão mais próximos dos clientes e podem oferecer mais benefícios aos entregadores”, explicita Ana Carolina Cabral, Product Owner de Delivery e Logística da Gaudium, empresa de tecnologia focada nos mercados de logística e transporte.
Ana traz alguns exemplos de plataformas locais que obtiveram sucesso em se consolidar como entregadoras em suas regiões. Veja, a seguir:
Delivery Much LRV
A Delivery Much de Lucas do Rio Verde é um app de entregas de restaurantes locais do Mato Grosso. Ela é parte da franquia da Delivery Much, considerada a maior plataforma de delivery de comida do interior do Brasil, presente em mais de 200 cidades e com mais de 3,5 milhões de usuários cadastrados.
Nova Delivery
Já a Nova Delivery, que atende a região de Piracicaba, SP, nasceu da necessidade sentida por seu criador, Cézar Mendes, que era entregador de pizza e queria uma plataforma que melhor atendesse a região. A empresa funciona como uma conectora entre um estabelecimento e um entregador parceiro e se responsabiliza pelos produtos transportados – o que, comumente, recai sobre os funcionários.
Let’s Express
Com atuação em cidades interioranas de MG e SP, a Let’s Express intermedia serviços de delivery e mobilidade urbana, e possui mais de 4,5 mil entregadores cadastrados. A empresa oferece benefícios aos seus parceiros, como descontos em oficinas, lavagens e seguro veicular.
Sobre a Gaudium
A Gaudium, dona da Machine, é uma empresa de tecnologia criada em 2011 pelo cientista da computação Bruno Muniz e pelo engenheiro Ricardo Góes. Hoje, a startup é focada nos mercados de mobilidade e logística, foi eleita em 2022 a 2° melhor pequena empresa para se trabalhar no Rio de Janeiro e uma das 150 do Brasil pela Great Place to Work e já participou de dois Programas de Aceleração Scale Up da Endeavor. Além da Machine, a empresa é dona do 55content, portal de conteúdo sobre tecnologia, negócios e mobilidade, e do Mr. Frete, um site de busca por empresas de motoboy.