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Dia dos Pais e vendas online: Não basta ter um site, é preciso garantir a segurança da informação

por | ago 9, 2024 | SalesTech

O comércio eletrônico cresce ano após ano.

Uma pesquisa realizada pela Octadesk e pela Opinion Box mostra que, em 2023, 62% dos consumidores fizeram até cinco compras online por mês no Brasil.

Dia dos Pais e vendas online: Não basta ter um site, é preciso garantir a segurança da informação

Desses, 54% disseram pretender aumentar a frequência de compras.

Datas comemorativas e sazonais, como o Dia dos Pais – que acontece em 11 de agosto -, trazem um fluxo maior de compras no e-commerce.

Mas, uma preocupação adicional surge nesse contexto: o que fazer com o grande volume de dados gerados a partir dessas transações?

A Lei Geral de Proteção de Dados trouxe uma segurança a mais para o consumidor e para o comerciante.

A gestão adequada das informações do cliente é prioridade por lei.

E todo o fluxo de compras na internet gera uma quantidade importante de informações pessoais, como lembra Weverton Soares, gerente de marketing do Zoho CRM, ferramenta de gestão do relacionamento do cliente da gigante indiana Zoho:

“São nomes, endereços, preferências de consumo ou informações sobre pagamento que devem ser protegidos. Por isso, não basta apenas ter um site, é preciso contar com softwares que garantam a segurança da informação e a praticidade de uso no dia a dia do varejo, especialmente em datas de maior fluxo”, diz. 

“Com a segurança em dia, você pode utilizar esses dados de forma ética e acordada com o cliente na busca pela fidelização”, explica o executivo, que está à frente da operação brasileira do principal ferramenta da big tech de software, que conta com 100 milhões de usuários no mundo – e considerado o CRM mais visionário do mundo, segundo o Gartner.

Estratégias para fidelização a partir dos dados

Com os algoritmos, a internet acostumou o consumidor com experiências personalizadas, em que a jornada de compra, mesmo que siga alguns padrões, deve ser única.

Então, softwares de gestão de relacionamento com o cliente, como o CRM, ajudam a identificar o que há de personificado para ser considerado para melhorar a experiência de cada usuário do site.

Tudo, do design à forma de abordagem, conta para fidelizar ou não o cliente.

“Um exemplo são as sugestões de compra e anúncios que você encontra ao visitar o site da loja, eles só fazem sentido se estiver alinhado ao seu perfil”, conta Weverton. 

As datas comemorativas são um marco crucial para o varejo, porque mobilizam um grande número de pessoas dispostas a comprar online.

O Dia dos Pais é uma das mais importantes e, em 2023, houve um crescimento de 6,3% de vendas no e-commerce segundo uma pesquisa do ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado), que considerou compras efetuadas entre os dias 7 e 13 de agosto do ano passado em comparação com 2022.

No geral do varejo, o aumento foi de 2,3% no mesmo período.

“A expectativa para 2024 é seguir com o crescimento, o que traz ainda mais complexidade à gestão de dados frente ao aumento do fluxo e às novas tecnologias disponíveis que influenciam o mercado”, afirma Weverton.

Ferramentas integradas: um ideal para a gestão de dados

Ferramentas completas de CRM também melhoram o mapeamento sobre quem é o público ideal.

“Se você tem uma ferramentas com detalhes de todos os clientes, é possível segmentar, saber quem compra menos ou mais, e pensar em marketing de produto direcionado ao público que já te acompanha”, diz o gerente de marketing do Zoho CRM.

Em datas comemorativas ou sazonais como o Dia dos Pais, esses filtros são feitos a partir de um número maior de dados, o que traz uma visão ampla das possibilidades de mercado adequadas à empresa. 

“As estratégias contemporâneas de vendas no varejo e e-commerce exigem que toda a empresa participe ativamente e planeje ações focadas em iniciativas que aumentem a receita. Assim, ferramentas de CRM não são apenas um banco de dados, mas uma fonte estratégia de informação para para vendas em qualquer dia do ano, mas principalmente nas datas de alta do varejo”, completa Weverton Soares.

O Zoho CRM é uma ferramenta que aposta na integração para melhorar o uso dos dados no relacionamento com o cliente.

Braço da Zoho Corporation no Brasil, tem mais de 60 ferramentas irmãs que servem para otimizar a operação em todas as áreas da empresa.

Em junho de 2024, o Zoho CRM lançou o CRM for Everyone, funcionalidade que permite a gestão das informações sobre vendas por todas as equipes envolvidas no processo, do marketing ao gestor, passando pelo vendedor e outros, com transparência e segurança.

Divulgação: Dialetto