Talvez você não saiba, mas vivemos em uma cultura data driven. Desde o aproveitamento do seu time de futebol, sua lista de gastos ao longo do mês ou nas notas do seu filho na escola. No mundo dos negócios não é diferente.
Por isso, frequentemente falamos em indicadores e métricas para obter resultados assertivos e para avaliar o desempenho de equipes e ferramentas. Os dados têm auxiliado muito as empresas de diferentes setores a se destacarem nesse sentido
Confira abaixo o que é cultura data driven e como um CRM pode ajudar na estratégia do seu negócio!
O que é data driven?
Data driven significa “orientado por dados” e diz respeito ao levantamento e à utilização de informações estratégicas para melhorar os processos e tomar decisões assertivas.
Essa prática de negócios ganhou força no Brasil e no mundo nos últimos anos. Vemos cada vez mais empresas procurando por ferramentas de coleta, armazenamento e análise de dados.
A abordagem é um grande contraste com a tomada de decisões impulsionada por emoções e instinto. Ainda que possam gerar bons resultados em algum momento, são formas instáveis e potencialmente perigosas de agir.
Veja alguns dos benefícios que o data driven proporciona:
- novas percepções tanto interna quanto externamente;
- tomada de decisões com base em informações concretas;
- desenvolvimento mais efetivo a longo prazo;
- relatórios completos;
- vantagem competitiva;
- possível de ser aplicada em muitos departamentos.
A prática já é utilizada em diversas empresas e impulsiona a adoção da transformação digital. Em 2020, 87,5% das empresas que atuam no país criaram estratégias para se modernizar, de acordo com a Dell.
O que o CRM tem a ver com isso?
Adotar a cultura data driven é uma ação diretamente ligada à transformação digital. Até porque com a modernização as companhias conseguem coletar mais dados e usá-los estrategicamente.
Cloud computing, machine learning, ioT (internet das coisas) e softwares de automação para marketing são alguns dos diferentes aspectos e ferramentas para se transformar. Uma dessas soluções é o CRM.
O que é CRM?
O Customer Relationship Management é um conjunto de estratégias, técnicas e ferramentas usadas para gerenciar todos os relacionamentos e interações da sua empresa com clientes e leads.
Ele é um sistema de “gerenciamento de relacionamento com o cliente”. Ou seja, é uma prática moderna, automatizada e mais produtiva de aprimorar as relações comerciais.
O sistema Smark CRM auxilia as empresas a se manterem conectadas aos clientes, além de otimizar processos e aumentar os lucros.
Relatórios completos e sem falhas
Relatórios para analisar o desempenho dos negócios e das equipes existem há tempos.
No entanto, o preenchimento manual desses relatórios podem gerar erros. Um vendedor pode digitar um valor errado, perder o arquivo, esquecer de preencher determinado dado ou deixar a empresa, levando consigo informações vitais de seus clientes.
Esse problema se torna ainda maior quando uma empresa possui uma operação orientada por dados.
Pensando nisso, o Smark CRM conta com preenchimento facilitado e automatizado de relatórios. Além disso, a empresa pode ter acesso aos dados sempre que necessário, porque todas as informações ficam armazenadas na nuvem.
Afinal, para encontrar as estratégias certas para melhorar cada vez mais os processos, o gestor comercial precisa estar a par dos resultados obtidos.
Com uma plataforma intuitiva para visualização de números e da agenda dos vendedores, o CRM permite o acompanhamento preciso. Dessa forma, o gestor tem o necessário para produzir melhorias estratégicas.
Como ter uma estratégia data driven com um CRM?
O primeiro passo é encontrar o parceiro certo para as necessidades da sua empresa e incluir toda a sua equipe no aprendizado sobre a importância dos dados, principalmente por que o data driven também é benéfico para os vendedores. Além disso, facilita suas atividades diárias, auxiliando-os a realizar seu trabalho de maneira assertiva e prática.
Veja abaixo algumas dicas para desenvolver uma estratégia eficaz baseada em dados usando um sistema de CRM!
Vai fundo nos dados!
Você já terá várias métricas em vigor depois de implantar uma solução de CRM na sua empresa. Grande parte delas oferece insights para criar uma estratégia baseada em dados.
Entretanto, se você precisar de algo mais específico para a sua área de negócios, o Smark CRM é uma plataforma customizável, que pode se adaptar às necessidades da sua equipe.
Preste atenção aos dados certos
Para selecionar quais dados são realmente importantes para a sua empresa, é fundamental estabelecer os dados mais importantes para a sua estratégia. Pense em tudo aquilo que pode ajudar a sua equipe a trabalhar melhor.
Porém, tenha cuidado com o foco excessivo. É importante mapear os motivos quando descobre que as vendas estão caindo, por exemplo.
Fique de olho no futuro
Analisar os dados de forma preditiva é um passo importante também. Alguns sistemas de CRM possuem visualização detalhada de dados e ferramentas de previsão que permitem que você veja como X leva a Y e tome decisões que possam otimizar algum processo em específico, por exemplo.
Personalize a venda
Hoje, os clientes esperam que as marcas conheçam suas preferências. Logo, é primordial que você integre o conhecimento sobre o cliente em seu CRM para decidir qual deve ser a frequência de contatos, por exemplo.
Lembre-se que a personalização é uma etapa que integra as vendas e o marketing.
Planeje e comece
Uma nova estratégia de CRM orientada a dados faz com que você interaja com o cliente de forma mais significativa.
A intenção é ter cada vez mais dados, mas também saber aplicá-los de maneira inteligente e criativa nas suas vendas.
E lembre-se, mesmo com todo o planejamento, o importante é começar!
Este conteúdo foi desenvolvido pela Smark, empresa pioneira no Brasil em CRM para gestão de vendas, com mais de 20 anos no mercado. Com ampla expertise em vendas, a Smark oferece uma solução especializada em gestão comercial e altamente customizável, para que sua equipe atinja os melhores resultados.