O maior ecossistema de tecnologias em vendas do Brasil

O maior ecossistema de tecnologias em vendas do Brasil

Cuide da saúde financeira da sua empresa

por | abr 5, 2022 | Sem categoria

No texto de hoje falaremos sobre saúde empresarial, mas para falarmos sobre isto preciso entender o panorama econômico global e brasileiro, entre eles:

Um fator fundamental para o crescimento do país

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), nove em cada dez brasileiros consideram a indústria um fator fundamental para o crescimento econômico do país e com isto a criação de novos empregos, sendo considerado um ponto que merece mais atenção no quesito de tecnologia e desenvolvimento.

Dívidas das famílias brasileiras

Em contrapartida, o Brasil encerrou o ano de 2021 com um percentual de endividados num recorde de 70% das famílias conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo(CNC).

A guerra entre Rússia e Ucrânia:

Este acontecimento é um fator de alta dos preços das commodities agrícolas, minerais e energéticas. A alta do petróleo por exemplo impacta nos preços de combustíveis, plásticos e embalagens. Atualmente mais de 75% da produção do Brasil é transportada por meio das rodovias, ou seja: alta do valor de transporte. Devido nossa atual situação econômica, as indústrias não conseguirão repassar essa alta por enquanto, o que pode afetar a saúde financeira das empresas. Com isto, a margem de lucro é afetada e pode aumentar o risco de dificuldades ao negociar dívidas e pode levar empresas à falência.

Inflação mundial

Pressão adicional a inflação mundial e também brasileira já abalada pela pandemia. Aumento nas taxas de juros com efeitos negativos para a economia numa visão panorâmica.

Estes problemas globais podem continuar por mais tempo visto que reorganizar a logística demora. O mercado precisa se regularizar e a redução dos preços acontecerá quando os fornecedores entrarem no ritmo de produção e distribuição para os compradores.

Bom, o panorama pode parecer pessimista para alguns… Mas é possível contornar e até mesmo evitar crises quando se cuida da saúde financeira do seu negócio! Veja nossas 5 dicas:

  1. Ter um bom planejamento financeiro que esteja de acordo com os processos e estratégias de crescimento da empresa;
  2. Ter e conhecer todas as informações da empresa na palma da mão. Isto ajuda a prevenir dificuldades financeiras como endividamentos.
  3. Ter um planejamento estratégico tirado de dados empresariais. Não adianta planejar o futuro sem pensar no presente e ver o que aconteceu no passado. Cada passo deve ser bem alinhado e deixar todos os colaboradores da empresa cientes de como agir em cada cenário.
  4. Organize as informações! Seja de clientes, gestão financeira, relatórios, insights: manter tudo organizado, planejado e ter ciência dessas informações são os grandes pilares de uma saúde financeira otimizada.
  5. Quem investe em tecnologias sai na frente da concorrência. Utilizar ferramentas como o Força de Vendas, CRM, Business Intelligence e E-commerce B2B que otimizam, agilizam e simplificam todos processos empresariais transforma qualquer empresa em destaque.

As influências externas podem parecer assustadoras quando você não está preparado para vivenciá-las mas, com a DW seu futuro não estará à mercê de incertezas. Converse ainda hoje com um de nossos consultores e saiba a melhor forma de manter sua empresa gerando resultados positivos.

Este conteúdo foi desenvolvido pela Plataforma DW. A DW ofereçe as ferramentas de Força de VendasCRMBusiness Intelligence e E-commerce B2B que são essenciais para mensurar a rentabilidade do negócio, ampliar os resultados e continuar em constante evolução juntamente com o mercado.