O maior ecossistema de tecnologias em vendas do Brasil

O maior ecossistema de tecnologias em vendas do Brasil

anuncie aqui 800x90

Comunicação pré-venda é o principal desafio das pequenas empresas, revela pesquisa da Pipedrive

por | jan 16, 2025 | SalesTech

Uma comunicação eficaz é vital para o sucesso das vendas, mas a fase de pré-vendas é particularmente desafiadora para as pequenas empresas.

Comunicação pré-venda é o principal desafio das pequenas empresas, revela pesquisa da Pipedrive

O relatório “State of AI in Sales”, da Pipedrive, mostra que dois terços das empresas têm dificuldades com a primeira etapa da comunicação – criar conhecimento e consideração pelo seu produto ou serviço.

Além disso, cerca de 60% dos entrevistados enfrentam dificuldades com todos os aspectos do gerenciamento de leads, desde manter o pipeline de potenciais clientes cheio até qualificar e nutrir esses leads.

O relatório foi elaborado com base em uma pesquisa com 500 empresários e líderes, e investiga os principais desafios e oportunidades para aumentar a produtividade em vendas, destacando o crescente impacto da Inteligência Artificial.

As principais descobertas incluem:

A comunicação pré-vendas é o principal desafio de uma empresa e a IA pode ajudar

  • Para resolver a dificuldade no gerenciamento de leads, 27% dos usuários atuais de IA e 24% dos usuários em potencial pretendem alavancar a IA como uma solução para agilizar as interações, automatizando tarefas de comunicação de rotina, como acompanhamentos e agendamento de reuniões;
  • Automatizar tarefas administrativas libera tempo para que as equipes de vendas se concentrem nas atividades principais e contribuam diretamente para a geração de receita.

A adoção de IA está chegando a um platô em equipes de vendas

  • Embora a pesquisa mostra que 75% dos usuários atuais de IA usam essa tecnologia para criação de conteúdo, apenas 55% dos usuários em potencial veem isso como uma prioridade, destacando uma grande disparidade em como os recursos completos da IA para vendedores e profissionais de marketing são percebidos;
  • Quase metade (47%) dos usuários atuais de IA não tem planos imediatos de integrá-la ainda mais em seus fluxos de trabalho. Essa descoberta ressalta um insight crítico: embora a adoção de IA tenha ganhado força, muitas empresas a veem como um processo estático em vez de evolutivo.

“Para muitas empresas, a adoção da IA ainda está em seus estágios iniciais. À medida que continua a remodelar o cenário empresarial, seu papel em vendas e marketing se tornou mais crítico do que nunca. É por isso que nós da Pipedrive oferecemos ferramentas e recursos que permitem que equipes e empresas de qualquer tamanho integrem ferramentas alimentadas por IA em seu fluxo de trabalho de forma fácil e eficiente, capacitando-as a desbloquear novos níveis de produtividade”, diz Dominic Allon, CEO da Pipedrive.

“Ao analisar como a IA está sendo adotada por equipes de vendas com pesquisas como esta, somos capazes de adaptar as ofertas da Pipedrive para atender às suas necessidades”, complementa.

O relatório da Pipedrive também examina os três estágios da adoção da IA e como essa análise revela lacunas significativas que impedem as empresas de utilizar totalmente os recursos que a IA oferece:

  • Embora 75% das empresas usem ferramentas com tecnologia de IA para criar conteúdo e 52% as usem para resumir conteúdo, a maioria não vai além desses casos de uso iniciais, sugerindo que alavancar a tecnologia para questões mais complexas ou sensíveis não é fácil;
  • Menos de um terço dos usuários atuais de IA a utilizam para transcrever e resumir chamadas (29%) ou para pesquisar clientes em potencial de saída (24%). Ainda menos empresas a usam para inteligência de dados (17%) ou marketing (14%).

O relatório completo “State of AI in Sales” da Pipedrive pode ser encontrado aqui.

Sobre a Pipedrive

Fundada em 2010, a Pipedrive é o CRM de vendas fácil e eficaz que impulsiona o crescimento de pequenas empresas.

Hoje, a Pipedrive é usada por equipes de receita em mais de 100.000 empresas em todo o mundo.

A Pipedrive tem sede em Nova York e escritórios na Europa e nos EUA.

A empresa é apoiada pelo acionista majoritário Vista Equity Partners e Bessemer Venture Partners, Insight Partners, Atomico e DTCP.

Saiba mais em www.pipedrive.com.

Divulgação: SmartPR