O maior ecossistema de tecnologias em vendas do Brasil

O maior ecossistema de tecnologias em vendas do Brasil

anuncie aqui 800x90

Como um sistema de força de vendas pode ajudar nos resultados da minha equipe?

por | nov 23, 2022 | CRM

Focar na melhoria e no desenvolvimento do seu time de vendas já sabemos que sem dúvida é um dos passos básicos porém mais importantes para que seu time seja bem sucedido e entregue bons resultados. Por isso, investir em sistemas de força de vendas pode ajudar nos resultados da sua equipe. E para você saber como, continue a leitura!

Mas, antes de começarmos a falar sobre como um sistema de força de vendas pode ajudar nos resultados da sua equipe, precisamos entender alguns pontos importantes, principalmente o que de fato é força de vendas.

Afinal, o que é força de vendas?

Não é incomum a confusão entre força de vendas e equipe de vendas. Não são, a bem da verdade, termos discordantes. Mas eles têm suas peculiaridades e é preciso que isso fique claro desde o princípio. Empresas que conseguem vender mais e melhor tem, de maneira eficiente, uma boa gestão da força de vendas em seus negócios.

Em poucas palavras, força de vendas não é exatamente a mesma coisa que equipe de vendas, mas ao mesmo tempo são relacionadas. Quando falamos de profissionais que estão comprometidos com a missão e objetivos da empresa e que atingem as metas e sempre estão em busca de entregar e superar os resultados, então sim estamos falando de força de vendas.

Já, quando apenas falamos em equipe de vendas, tem, claro, suas metas e objetivos a serem alcançados. Contudo, não foca exatamente em garantir uma relação com o cliente que seja duradoura e positiva.

Como uma boa gestão da força de vendas deve funcionar?

Depois de entendermos melhor qual é de fato o conceito e importância da força de vendas para os resultados da sua equipe. Precisamos entender também como uma boa gestão da força de vendas deve funcionar, desta forma a chance de existir ineficiência se torna muito menor.

Uma boa gestão da força de vendas pode ser otimizado a partir de alguns fatores simples, mas que fazem total diferença. A seguir, confira 4 fatores importantes que são:

Tenha uma equipe de alta performance

Umas das maiores diferenças entre a força de vendas e a equipe de vendas é em relação a alta performance. Uma boa gestão de força de vendas é que deve-se ter um time realmente especializado, que esteja sempre em busca de treinamento e aprendizado para melhorar a entrega dos resultados.

A alta performance também abrange alguns atributos como: proatividade, mentalidade de dono, conhecimento das etapas do processo e disposição para apresentar resultados satisfatórios, independentemente da atividade executada.

Tenha uma equipe alinhada com os valores da empresa

O time focado na melhor performance, deve sem dúvida acreditar naquilo que vendem, e para isso é importante que seus valores estejam bem alinhados aos da empresa. Quando isso não acontece, o resultado costuma um relacionamento mais fraco entre as duas partes, refletindo negativamente no contato com o cliente e consequentemente na sua entrega dos resultados.

Tenha uma definição clara das metas

As metas e objetivos da empresa precisam ser realistas e mensuráveis, desta forma a força de vendas será mais eficiente pois evitará a desmotivação dos colaboradores. Uma dica é que o gestor é monte um programa de metas que considere o potencial de cada membro da equipe e um desafio para estimular o colaborador a oferecer seu melhor desempenho.

Tenha uma previsão de vendas e resultados

Neste ponto aqui, já começamos a falar da importância dos sistemas de força de vendas e como eles podem ajudar nos resultados da sua equipe. Isso por que a tecnologia será uma grande aliada para te ajudar a ter uma previsibilidade dos resultados e vendas do seu time.

Usar a análise de dados para prever vendas e comportamentos é uma tendência que ajuda a aprimorar os resultados. O objetivo é criar estratégias mais direcionadas.

Entenda como um sistema de força de vendas pode ajudar nos resultados da minha equipe?

Para falarmos das vantagens e dos benefícios de um sistema de força de vendas, precisamos destacar logo de cara que um sistema eficiente de força de vendas deve permitir que representantes, gestores e administradores executem diferentes tarefas com mais facilidade e de forma automatizada. Assim, simplifica o dia a dia. Mas além disso, é importante que você se atente a outros fatores importantes, confira a seguir:

1. Padronizar as informações e integrar o time:

Quando integramos e padronizamos a comunicação entre os times da empresa, os processos se tornam mais rápidos, e acabam aumentando a produtividade dos profissionais, pois permite deixar o time focado naquilo que realmente importa.

2. Redução do índice de erros:

Os softwares são os responsáveis por administrar as principais atividades, e por se tratar de uma ferramenta dedicada por automatizar tarefas, o objetivo é reduzir o índice de erros evitando danos para a empresa.

No final, quem ganha é o time, que se torna muito mais produtivo e engajado e se dedicam mais ao planejamento e estratégia, para atingir os resultados.

3. Além do controle de metas:

Os sistema de força de vendas, não se resumem apenas para controle de metas. A tecnologia tende a ajudar bastante na equação geral da performance e resultados do time, porém, para completar a qualidade do que você oferta ao mercado, não se pode abrir mão de recursos como a possibilidade de dar feedbacks instantâneos, além de checar sempre se os processos estão de fato bem definidos e direcionados ao atingimento de determinada meta.

4. Elimina o controle através das planilhas:

Sem dúvida, para aquele profissional responsável pela apuração dos resultados e cálculo da remuneração variável, que precisou passar dias preenchendo planilhas de Excel, tentando acompanhar indicadores, resolvendo fórmulas, sempre com o risco de fazer algum cálculo errado.

Com um bom sistema de força de vendas, não só o colaborador responsável pelo cálculo, mas o time todo pode avaliar a performance em tempo real, por meio de painéis e telas oferecidos pelo sistema colocando em prática a gestão à vista e uma comunicação eficiente.

Conclusão

Os sistema de força de vendas têm se tornado uma realidade incontestável dentro das organizações – ou pelo menos naquelas que se acreditam competitivas. Softwares de gestão de metas e performance como a AchieveMore, contribuem para todas essas etapas que citamos ao longo desse artigo, entre outros fatores, além de se preocupar com todas as etapas do processo desde a definição das metas até mesmo a premiação dos resultados.

Conheça as soluções da nossa ferramenta e solicite uma demonstração gratuita para conhecer das principais funcionalidades do nosso sistema para alavancar a produtividade e a tomada de decisões na sua empresa!