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Chatbots na prospecção: 3 maneiras de usar bots para gerar oportunidades de vendas

por | ago 14, 2023 | Força de vendas

Os chatbots na prospecção são mecanismos impulsionados por inteligência artificial e machine learning que são capazes de simular conversas humanas e realizar abordagens de prospecção.

Você já considerou implementar esse tipo de tecnologia em sua estratégia de prospecção?

Se não, saiba que essa é uma forma de gerar mais oportunidades de vendas e elevar a lucratividade da sua empresa.

Além disso, trata-se de uma maneira única e inovadora de interagir com seus potenciais clientes. 

Tendo em vista os notáveis avanços tecnológicos, integrar chatbots na prospecção pode ser um passo crucial para revolucionar a comunicação com o seu público e ganhar vantagem competitiva, oferecendo atendimento humanizado 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Neste artigo, te convidamos a expandir seus horizontes com uma estratégia de prospecção tecnológica e sustentável para aumentar as vendas da sua empresa.

Continue a leitura para saber mais sobre os benefícios dos chatbots na prospecção e como implementá-lo em sua estratégia!

O que são chatbots de prospecção?

Chatbots na prospecção são programas de computador que simulam e processam conversas humanas de maneira automática. No nível mais básico, os chatbots podem responder a perguntas simples com uma resposta única. No nível mais sofisticado, são capazes de aprender e personalizar as abordagens de prospecção para oferecer conversas mais humanizadas.

Logo, os chatbots podem ajudar os potenciais clientes a obter respostas rápidas e precisas, como também podem utilizar algoritmos de machine learning para analisar padrões de comportamento e preferências

Nesse sentido, a aplicação dos chatbots na prospecção é vasta, e o nível de conversação que o programa é capaz de oferecer dependerá do grau de desenvolvimento e treinamento do chatbot. 

Ou seja, quanto mais avançada for a tecnologia por trás do chatbot, maior será a capacidade de oferecer interações naturalmente humanizadas e personalizadas.

Quais são as vantagens em utilizar chatbots na prospecção?

As vantagens em utilizar chatbots na prospecção são muitas, sendo percebidas tanto na produtividade das atividades de vendas quanto na qualidade das oportunidades geradas pela prospecção. 

A seguir, apresentamos mais detalhes sobre tais vantagens:

Aumento da produtividade do time de vendas

É importante salientar que os chatbots não devem corresponder a todos os seus esforços de prospecção.

Seus potenciais clientes não se comportam exatamente da mesma maneira, por mais que tenham características e dores semelhantes.

Por isso, é preciso diversificar a metodologia de prospecção para alcançar o seu público por diferentes canais, já alguns clientes podem preferir falar com sua empresa pelo telefone, e outros, sequer desejar ter um contato pessoal com o seu time.

Nesse sentido, a prospecção por chatbots se torna um braço de uma estratégia mais ampla, sendo uma alternativa para os potenciais clientes que preferem percorrer sua jornada de compra sem o auxílio dos vendedores.

Na prática, isso significa que os vendedores terão mais tempo para lidar com prospecções mais desafiadoras e complexas, enquanto os chatbots otimizam as abordagens de prospecção, especialmente para aqueles que preferem uma abordagem mais autoatendimento.

Escalabilidade

Os chatbots podem ser implementados em um formato de bate-papo no site da empresa, no WhatsApp ou dentro do aplicativo da marca. Além disso, podem funcionar sem interrupções, isto é, fornecem respostas imediatas aos seus leads no momento em que são acionados.

Ou seja, os chatbots possuem uma alta capacidade de gerar leads qualificados, e podem ser utilizados para manter o funil de vendas sempre abastecido com as melhores oportunidades.

Mas, lembre-se: os chatbots devem ser desenvolvidos e bem treinados, e é essencial que seus critérios de qualificação estejam devidamente definidos para que a ferramenta possa avaliar o potencial de compra dos leads corretamente.

De todo modo, o fato é que ganha-se muito em escalabilidade com o uso dos chatbots para identificar novas oportunidades de venda, e isso faz toda a diferença quando se busca otimizar o processo de crescimento do negócio. 

Além disso, os chatbots podem:

  • automatizar tarefas repetitivas;
  • coletar e analisar dados automaticamente;
  • aumentar a capacidade de atendimento no que tange ao volume;
  • evitar a sobrecarga do time de vendas.

Como utilizar chatbots na prospecção?

As possibilidades com o uso de chatbots na geração de oportunidades de vendas são vastas. Listamos os principais exemplos para que você se inspire e inove sua estratégia de prospecção.

1) Chatbots para engajamento e nutrição de leads

Nem todos os leads que interagem com a sua empresa estão imediatamente prontos para a abordagem direta de um vendedor. 

Alguns podem estar no estágio inicial de reconhecimento de suas necessidades, buscando informações e educação sobre o problema que enfrentam.

Nesse contexto, os potenciais clientes acionam os chatbots com dúvidas específicas em seu site, demonstrando um interesse inicial, mas talvez ainda não estejam prontos para um contato mais direto

O chatbot, por sua vez, presta o atendimento e coleta os dados desses leads. 

Assim, ele pode ser direcionado para uma cadência de nutrição, e ser gradualmente inserido no funil de vendas à medida que desenvolvem um interesse mais sólido.

2) Chatbots na qualificação de leads

Outra aplicação importante dos chatbots nos processos de prospecção é referente à etapa de qualificação de leads.

Os bots, em níveis avançados de desenvolvimento, podem conduzir uma conversa naturalmente e fazer perguntas relevantes, direcionando um determinado lead para a equipe de vendas, ou não.

Além disso, podem mapear as principais dores e preferências do lead, e verificar se suas necessidades podem ser atendidas pela empresa.

Nesse cenário, os bots são capazes de transferir um contato para um vendedor imediatamente, ou oferecer orientações mais básicas para os leads desqualificados, como sugerir conteúdos ou materiais que solucionem suas dúvidas.

3) Chatbots na coleta de dados para prospecção

Os dados dos seus potenciais clientes não são nada menos do que tesouros, pois apresentam elementos sobre as preferências, comportamentos e necessidades do seu público.

Essas informações podem gerar insights valiosos, que devem ser incrementados nas estratégias de prospecção para alavancar seus resultados.

Os bots são determinantes para essa tarefa, uma vez que possuem a capacidade de coletar, analisar e aplicar esses insights de maneira eficaz e escalável.

Por exemplo, se uma pergunta específica sobre um aspecto particular do produto ou serviço é frequentemente feita, isso pode indicar uma oportunidade de melhorar a comunicação ou até mesmo desenvolver um conteúdo mais detalhado para abordar essa questão.

Em paralelo a isso, a coleta e análise de dados individuais podem ser demoradas e trabalhosas para os humanos, já os bots podem lidar com uma grande quantidade de interações de forma simultânea e rápida. 

Isso significa que uma empresa pode obter insights de um número muito maior de leads em um curto período de tempo, permitindo uma tomada de decisão ainda mais estratégica e ágil.

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