Proporcionar mais agilidade e conforto para os consumidores tem sido objetivo cada vez mais presente no dia a dia dos varejistas de diferentes setores.
Carrinhos inteligentes proporcionam comodidade para consumidores
Nesse sentido, aprimorar recursos com base na tecnologia para otimizar a experiência de compra é um dos atrativos para fidelizar os clientes e aperfeiçoar o serviço oferecido nas lojas físicas e nos pontos de venda.
No segmento de supermercados, a relação entre uso de tecnologias e comodidade para os clientes é ainda mais presente.
Exemplo desse movimento, a rede de supermercados Savegnago implantou uma solução que oferece carrinhos inteligentes nas suas lojas, o que traz mais praticidade, liberdade e conforto para os usuários.
Realizado em parceria com as desenvolvedoras de soluções sob medida Tecnix Informática e Nextop, o projeto de implementação trouxe ao consumidor mais independência na hora de realizar sua jornada de compra.
“O carrinho inteligente surge de uma necessidade de proporcionar ao consumidor a autonomia para realizar sua própria compra em todas as etapas do processo”, explica o CEO da Nextop, Juliano Camargo.
Com um leitor digital e serviço de pagamento acoplados à sua estrutura, o carrinho inteligente permite que o cliente pegue os produtos desejados e os registre no sistema de leitura dos códigos 2D – padrão global da GS1 – disponibilizados em cada item.
Após o registro da mercadoria, basta colocar no carrinho e, ao final das compras, realizar o pagamento sem possíveis filas e otimizando a experiência de compra aos usuários.
Presentes no contexto da indústria 4.0 – que insere e promove a evolução tecnológica em todas as etapas produtivas das empresas –, o uso de recursos que habilitam o autoatendimento é uma das principais tendências observadas pelo setor de supermercados no período pós-pandemia.
Essa modalidade de atendimento é positivo não somente para os clientes do estabelecimento, mas também para os seus gestores, que passam a contar com informações integradas fundamentais para o funcionamento da empresa.
Segundo a pesquisa “Hábitos de consumo”, realizada pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, um dos fatores que mais influenciam a escolha do consumidor pela loja ao comprar pessoalmente estão em sua maioria ligados a experimentar ou testar o produto, seguido por ter um atendimento gentil e simpático e ter o mesmo preço da loja online na loja física.
“A importância do bom atendimento é preferência de 51,8% dos consumidores entrevistados”, afirma João Carlos de Oliveira, presidente da associação.
“Além dos benefícios para o consumidor, há também a perspectiva para a empresa. Com os carrinhos inteligentes é possível ter um controle absoluto dos produtos, com todos seus vencimentos, assim como as necessidades de reposição desses produtos”, explica José Roberto Borsoni, vice-presidente administrativo e financeiro da rede Savegnago.
Assista ao vídeo:
Sobre a Supermercados Savegnago
Sediada em Sertãozinho, no interior de São Paulo, a Savegnago Supermercados foi fundada em 1956 e conta atualmente com mais de 57 lojas na região de atuação. Atuante no varejo há mais de 45 anos, a empresa conta com mais de 11 mil colaboradores e busca constantemente inovar e aprimorar seus processos para levar a melhor experiência possível para os seus consumidores.
Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global.
A entidade conta com cerca de 58 mil associados que representam 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais.
Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos.
Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística.