O levantamento da 4ª edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo SEBRAE e IBGE, apontou que 3 a cada 4 micro e pequenas empresas ( MPEs ) do Brasil adotaram o uso de uma tecnologia digital, sobretudo os aplicativos de mensagens e redes sociais, para aumentar as vendas. Nesse ano, a utilização alcançou 75%, frente aos 59% registrados em 2020.
Dentre os perfis, os microempreendedores individuais (MEIs) representam 76% das pessoas jurídicas que fazem uso de plataformas digitais a fim de divulgação de marca e aumento de vendas; e, comparando os micro e pequenos negócios, a adoção foi de 73%.
Apesar de expressiva a parcela de empresas que estão a caminho da modernidade e tecnologia, é necessário refletir sobre a parcela de aproximadamente 25% delas que ainda se mostram resistentes aos novos modos de consumir e vender atuais. De acordo com o Diretor da empresa de tecnologia industrial Nomus, Thiago Leão, a adaptação ao momento de cada mercado é vital para uma vida longeva de um negócio.
“Nesse caso, estamos falando do gestor trabalhar pela sobrevivência do negócio no médio prazo, porque prosperar sem atualizar as práticas de gerenciamento e atendimento vai ficar cada vez mais difícil”, destacou Thiago.
Este conteúdo foi desenvolvido pelo Nomus. O mais completo sistema ERP para pequenas e médias indústrias. O Nomus ERP Industrial é completo, fácil de usar e especialista em indústrias. Veja como funciona na prática!