A ampliação da rede de canais de vendas é uma estratégia crucial para o crescimento e a escalabilidade do negócio.
Canais de vendas são todos os parceiros comerciais, incluindo representantes, pontos de venda, distribuidores, e-commerces e marketplaces, que oferecem o produto de alguma forma.
A gestão eficaz desses canais, com planos de logística e distribuição bem elaborados, pode proporcionar uma boa participação no mercado e uma análise importante da rentabilidade de cada canal. É importante lembrar de considerar as necessidades e preferências do seu público-alvo para escolher os melhores canais para seu negócio.
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O que são canais de venda?
Os canais de venda incluem diferentes tipos de parceiros e plataformas, tais como representantes comerciais, pontos de venda, distribuidores, e-commerce e marketplaces.
A escolha e gestão destes canais deve ser feita de maneira estratégica, levando em consideração as particularidades de cada um e as necessidades dos seus clientes.
Com boas estratégias de logística e distribuição, a ampliação da rede de canais de venda pode proporcionar um aumento no market share e melhores resultados financeiros para a empresa.
Quais os melhores canais de venda?
É importante lembrar que ter presença em muitos canais de venda não garante o sucesso da sua estratégia. É crucial avaliar e selecionar os canais que melhor funcionam e têm maior impacto nas vendas para a sua persona específica.
Ao escolher o canal de venda mais adequado, é importante considerar dois aspectos principais:
O alcance do público-alvo: é crucial conhecer a fundo a persona do seu negócio para entender em quais canais suas ações terão um resultado mais eficaz e alcançarão um público mais amplo.
O tipo de produto ou serviço oferecido: devido à mudança nos hábitos de compra dos consumidores, com um crescente interesse pela compra online, é importante avaliar se os canais online ou offline trarão os melhores resultados para o seu negócio.
Principais canais online
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E-commerce
O E-commerce (loja virtual) foi um dos canais de venda que apresentou maior crescimento nos últimos tempos.
Em 2020, o setor teve um avanço de 73,88% em comparação ao ano anterior. E muitos consumidores passaram a ter suas primeiras experiências com a compra online.
Por meio de um e-commerce, a marca possui um endereço online e consegue oferecer seus produtos ou serviços de forma remota.
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Marketplace
O Marketplace é uma loja virtual que disponibiliza diversas marcas para o consumidor, dentro de um mesmo site.
Essas lojas maiores impulsionam os produtos publicados para venda na plataforma.
O Marketplace pode ser comparado a um shopping center, porém online, como por exemplo a Netshoes, Omie Store e Mercado Livre.
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Live Commerce
Um canal que está entre as novas tendências é o Live Commerce.
Unindo o formato de entretenimento das lives, com a facilidade do comércio online, surge este formato.
Esse canal vem apresentando ótimas taxas de conversão em venda quando utilizado com uma boa estratégia. Além de contar com diversas plataformas que possibilitam que a live aconteça, como Instagram e Youtube.
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Redes sociais
Atualmente, redes sociais como o Facebook e o Instagram oferecem opções para venda de produtos e serviços diretamente em suas plataformas.
No Facebook, a empresa pode criar uma página como veículo de divulgação, além do marketplace, que atinge possíveis compradores e dos grupos nichados com o foco em compras específicas.
Já o Instagram oferece a opção de carrinho de compras, lista de desejos, catálogo de produtos com fotos e preços, e outros serviços voltados para a página corporativa.
Tipos de canais de venda offline
Ponto de venda e loja física
A loja física é uma excelente opção para marcas de roupas e sapatos, pois permite que os clientes experimentem os produtos antes de comprarem. Além disso, os pontos de venda podem ser divididos em três categorias distintas:
- Loja própria: é importante elaborar uma estratégia de marketing eficaz para atrair clientes ao local.
- Franquias: neste modelo, o franqueado tem a autorização para comercializar produtos e serviços de uma determinada marca.
- Distribuidores: eles revendem produtos de terceiros e atuam como intermediários entre o produto e o consumidor final.
Uma boa estratégia é combinar a loja física com as redes sociais, como o Instagram, por exemplo, para ampliar a visibilidade e atrair ainda mais clientes.
Principais métricas e indicadores de sucesso para canais de vendas
As principais métricas e indicadores para serem acompanhados em canais de vendas incluem:
- Taxa de conversão: quantos visitantes do canal de venda se convertem em clientes.
- Ticket médio: quanto cada cliente gasta em média em cada compra.
- Retorno sobre investimento (ROI): quanto o canal de venda está gerando de lucro em relação ao investimento feito.
- Tempo de vida do cliente: quanto tempo um cliente compra ou usa o produto ou serviço.
- Taxa de cancelamento: quantos clientes cancelam suas compras ou deixam de usar o serviço.
- Número de visitas: quantas pessoas visitam o canal de venda.
- Número de cliques: quantos cliques são feitos em links ou botões no canal de venda.
- Número de leads gerados: quantos leads (potenciais clientes) são gerados pelo canal de venda.
- Número de compartilhamentos: quantas vezes o conteúdo do canal de venda é compartilhado nas redes sociais.
- Custo por aquisição de cliente (CAC): quanto custa para adquirir um novo cliente através do canal de venda.
Este conteúdo foi desenvolvido pelo Velis, um software de vendas e inteligência comercial para sua equipe em campo para gerentes e vendedores externos.