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Três abordagens de cadeia de suprimentos para superar a permacrise global

por | abr 17, 2024 | SalesTech

Líderes de cadeias de suprimentos no mundo inteiro enfrentam atualmente o desafio duplo de ter que se adaptar aos rápidos avanços tecnológicos, por um lado, enquanto têm que mitigar os impactos da volatilidade global em andamento e muitas vezes imprevisível, por outro.

Três abordagens de cadeia de suprimentos para superar a permacrise global

Essa é parte da permacrise identificada por Stefan Furtado, Gerente Regional da Manhattan Associates, empresa líder em tecnologia em cadeia de suprimentos e comércio omnicanal.

Eleita a palavra do ano pelo Collins Dictionary em 2022, “permacrise” significa um período prolongado de instabilidade e insegurança, como o varejo mundial tem passado nos últimos anos.

De acordo com o Instituto Kiel, o comércio global diminuiu 1,3% de novembro a dezembro do ano passado como resultado de ataques militantes a navios mercantes no Mar Vermelho; a recente interrupção e a crescente tensão regional no Oriente Médio são mais um lembrete contundente de que a resiliência da cadeia de suprimentos não deve ser considerada garantida.

Somente no ano passado, quase 24 mil embarcações passaram pelo canal que liga o Mediterrâneo e o Mar Vermelho, transportando cerca de 12% do comércio global e 30% do tráfego de contêineres global, além de 40% do comércio Ásia-Europa.

As rotas de navegação do Mar Vermelho, juntamente com os canais de Suez e do Panamá, são artérias vitais do comércio para todo o globo.

“Crises são situações que nos forçam a um momento de crítica reflexiva e a traçar novos caminhos”, afirma Stefan. Segundo ele, os avanços e mudanças recentes nas cadeias de suprimentos certamente confirmam esse movimento.

Nesse contexto, ele aponta três abordagens importantes para todos os executivos de cadeia de suprimentos que buscam proteger suas operações, colaboradores e marcas dos efeitos da permacrise em 2024:

Comércio com confiança

No varejo, os clientes estão constantemente elevando a expectativa em relação aos varejistas.

Quando os consumidores desfrutam de uma nova funcionalidade oferecida por um varejista, eles esperam que outros implementem rapidamente uma experiência semelhante.

Além disso, o comércio unificado é um diferencial relevante. 70% dos consumidores da América Latina têm maior probabilidade de comprar com varejistas que oferecem experiências integradas online e nas lojas físicas, segundo o Unified Commerce Benchmark, lançado este ano.

“Criar uma experiência única e contínua para clientes e colaboradores com software que unifica o comércio online, móvel e na loja é vital ao fornecer às suas equipes maior visibilidade de estoque, dados de vendas e preferências dos clientes”, afirma Stefan.

Um planejamento perfeito evita um desempenho ruim

O especialista recomenda aplicar insights às estratégias de estoque em todos os canais de venda nos quais sua marca opera, por ser absolutamente crucial para maximizar os lucros e minimizar o desperdício em todas as suas formas – tempo, dinheiro e ambiental.

“Soluções que oferecem otimização preditiva e autônoma da sua rede de estoque global beneficiarão as demonstrações de lucros e perdas mantendo o compromisso com a sustentabilidade, simultaneamente”, diz.

Ainda segundo a pesquisa, 75% dos consumidores esperam ter visibilidade de estoque na sua jornada de compra.

Consolidação e execução

Por fim, o especialista afirma que a unificação da tecnologia é fundamental para navegar em paisagens digitais cada vez mais desafiadoras.

“Ao consolidar distribuição, trabalho, automação, transporte e gestão de pátio em uma solução nativa da nuvem unificada, você pode garantir que a execução da sua cadeia de suprimentos se adapte e escale continuamente para atender às necessidades e desafios do seu negócio.”

Desde a gestão da mão de obra e engajamento dos colaboradores até o planejamento e execução da cadeia de suprimentos, os líderes empresariais estão cada vez mais tendo que se tornar futuristas e analistas macroeconômicos.

Em um momento em que existem mais desafios empresariais, tecnológicos, geopolíticos, sociais e ambientais do que nunca, construir agilidade e resiliência nas estratégias de cadeia de suprimentos nunca foi tão importante para oferecer eficiência contínua, lucratividade e continuidade.

Divulgação: Dialetto