Nas duas primeiras semanas da Copa, o crescimento da cerveja é acompanhado pelos petiscos, amendoins e pipoca em detrimento de açougues .
Se já não aguentamos mais falar que a inflação está alta, o que falar do preço do nosso idolatrado churrasco que aumentou 10,17%, 3,7 p.p. acima do IPCA.
Estudo realizado pela Scanntech revela que o custo para organizar um churrasco para um grupo de 15 pessoas é de R$ 963,00 (novembro de 22). Isso representa um gasto de R$ 64,20 por pessoa, e um aumento de 10,17% em relação ao mesmo período do ano passado, bem acima do Índice Geral de Inflação, o IPCA, que ficou em 6,47%.
Em novembro de 2021, um churrasco para 15 amigos custava R$ 874,00, ou seja, R$ 52,26 por pessoas.
Os maiores aumentos vieram do carvão (+32%) e da cerveja (+10%) e apesar do aumento das carnes ter parado em 4%, a picanha pesa no bolso do consumidor com um preço médio de R$79 o KG.
A estimativa da Scanntech leva em conta a parte do açougue (aves, bovinos e suínos), as bebidas (cerveja, água, refrigerante e suco pronto) e os acompanhamentos (maionese e farofa), além do carvão ou lenha.
O levantamento mostra também, que nas duas primeiras semanas (período de 21 a 28 de novembro) dos jogos da Copa, o crescimento da cerveja é acompanhado pelos petiscos, amendoins e pipoca em detrimento de açougues.
Sobre a Scanntech
A Scanntech é uma plataforma de dados granulares e acionáveis, que aumenta a eficiência do Varejo, orientando através de inteligência de mercado decisões como comparação de preços, ajuste de mix de produtos e criação de ofertas e promoções de forma ágil e precisa.
Com 30 anos de experiência, a Scanntech chegou no Brasil em 2013, e sua plataforma de inteligência tem a cobertura de mais de 30 mil lojas, incluindo 400 das top 500 redes do País. A Scanntech conta com mais de 800 colaboradores em mais de 5 países e é uma empresa certificada pela GPTW, com 89% de seus colaboradores apontando-a como um ótimo lugar para se trabalhar, comparando-se a 70% na média das empresas da américa Latina.