A Black Friday consolidou-se como um dos principais eventos do varejo, impulsionando um grande volume de transações tanto no ambiente físico quanto no digital.
Black Friday 2024: Como aumentar as vendas com estratégias de marketing digital
Com consumidores cada vez mais atentos à reputação das marcas online, preparar-se adequadamente para esta data exige uma estratégia robusta de marketing e engajamento.
Para as empresas, a alta concentração de compras representa não apenas uma oportunidade de elevar as vendas, mas também de fortalecer sua presença digital, garantindo que sejam a escolha preferida dos consumidores.
Confira abaixo as principais dicas de estratégias de marketing digital para serem utilizadas na Black Friday deste ano.
Reviews on-line: como respondê-los?
Segundo a Harmo, empresa de tecnologia especializada em gestão de Google Perfil de Empresas, o período de alto volume de compras costuma ser marcado por um aumento proporcional nas avaliações, principalmente nas negativas
Isso ocorre porque, mesmo com os esforços das empresas para atender à demanda elevada, as expectativas dos consumidores também sobem, o que pode resultar em mais momentos de insatisfação.
Para minimizar o impacto desses reviews negativos, a Harmo recomenda que os varejistas reforcem estratégias para obter avaliações de clientes promotores — aqueles que ficaram satisfeitos com a experiência.
“O segredo não está em uma abordagem diferente, mas em ampliar o incentivo para que consumidores satisfeitos deixem suas avaliações positivas. Se isso não for feito, a chance dos reviews negativos aumentarem de proporção frente aos positivos é quase inevitável”, explica Santiago Edo, CEO da Harmo.
Durante campanhas promocionais como a Black Friday, a influência das avaliações e respostas aos reviews se torna ainda mais significativa.
A decisão de compra dos consumidores vai além do preço; eles buscam um equilíbrio entre valor e confiança.
“Ter preços competitivos é essencial, mas quem tem mais clientes recomendando a marca vai vender mais. O consumidor prefere apostar em uma marca bem avaliada do que correr o risco de uma experiência negativa, mesmo que o preço seja atrativo”, completa Edo.
Além disso, a gestão das respostas aos reviews públicos, no Google, deve ser tratada com um viés de marketing, e não de SAC.
“É importante responder com empatia e mostrar ao cliente que a empresa valoriza o feedback e resolve problemas rapidamente. Pedir para o cliente entrar em contato com o SAC é a pior resposta que uma empresa pode dar em um review público, pois o consumidor já se manifestou ali. O objetivo é demonstrar que a empresa escuta seus clientes e está comprometida em melhorar”, enfatiza Edo.
Outro ponto de atenção é manter os perfis das lojas, no Google, atualizados.
Informações como horários de funcionamento estendidos e links que direcionam corretamente para o e-commerce ou para landing pages especiais da Black Friday é crucial.
“A imagem de capa do perfil no Google também pode ser alterada para refletir a campanha de Black Friday e, por fim, publicar posts diários com cupons de desconto que vão contribuir, e muito, na atração de mais clientes”, sugere Edo.
Planejamento e antecipação
A adoção de estratégias bem estruturadas e a antecipação de ações são fundamentais para o sucesso das campanhas.
De acordo com o Chief Growth Officer (CGO) da 8D Hubify, Oscar Sigaki, uma das principais recomendações é que as empresas antecipem a demanda.
“Ao invés de concentrar o investimento apenas na última semana, é mais eficaz distribuir campanhas em novembro, captando leads e direcionando tráfego para landing page”, explica.
De acordo com ele, as landing pages podem oferecer vantagens, como acesso antecipado a promoções, ajudando a construir uma base de clientes engajada antes do dia da Black Friday.
Uma outra ação recomendada para as marcas é que elas explorem estratégias que não dependam exclusivamente de mídia paga, dado o aumento da concorrência e dos custos.
“Utilizar marketing conversacional e e-mail marketing para comunicar ofertas pode ser uma maneira eficaz de engajar consumidores sem inflacionar custos durante o pico da Black Friday”, recomenda Oscar.
O monitoramento das tendências no Google é uma abordagem bastante assertiva para identificar quais produtos estão em alta e quando é o melhor momento para aumentar os investimentos publicitários em relação a eles.
De acordo com o executivo da 8D Hubify, o conhecimento sobre a demanda e a disposição para ajustar as estratégias conforme necessário pode fazer a diferença entre uma campanha bem-sucedida e uma que não atinge suas metas.
“Para a Black Friday 2024, a chave é a antecipação e a diversificação das estratégias de marketing”, ressalta.
Transformar clientes de Black Friday em consumidores fiéis
Após o auge das vendas na Black Friday, o desafio que fica é como transformar esses compradores impulsivos em clientes fiéis e recorrentes.
Thiago Muniz, embaixador do Zoho CRM e CEO da Receita Previsível, destaca o papel estratégico da tecnologia de CRM (Customer Relationship Management) – em pequenas, médias e grandes empresas – nesse processo, focando na retenção e no engajamento de longo prazo.
Um dos principais benefícios de um sistema de CRM é a capacidade de personalizar a experiência pós-venda, algo que é essencial para fidelizar clientes.
“O CRM nos permite sair do intuitivo e adotar uma abordagem preditiva. Ao invés de pensar apenas na venda pontual, ele promove uma visão de longo prazo, onde é possível analisar o valor do cliente e adaptar comunicações que realmente façam sentido. Dessa forma, aumentamos a lealdade e, com ela, o lucro previsível”, explica Muniz.
A automação é uma aliada poderosa nesse contexto de personalização e apresenta uma vantagem competitiva crucial — que passa a ser possível com o CRM.
“O CRM permite que as empresas se destaquem ao oferecer um atendimento altamente personalizado e proativo, antecipando necessidades e criando soluções que agreguem valor ao cliente”, reforça Muniz.