Comprar, pagar, receber e, caso não goste, devolver sem dor de cabeça; e a tecnologia pode fazer o básico ser, também, memorável.
No varejo, muito mais que em qualquer outro segmento, o cliente é o rei. Não à toa, o Back to Basics – fazer as operações mais elementares com excelência -, foi assunto de grande relevância no National Retail Federation 2023, o mais prestigiado evento global dedicado ao setor.
Isso porque em meio a grandes evoluções tecnológicas, como metaverso e chatGPT, o cenário de incertezas econômicas em nível mundial leva os mercados a agirem de forma mais realística. “As empresas precisam se apegar às dores dos clientes, procurando inovações apenas se forem resolver problemas reais”, diz Rafael Albuquerque, CEO da Zoox Smart Data. “Quando falamos em Back to Basics, estamos falando em transformar a tecnologia disponível em Back to Value, ou seja, ela precisa gerar melhorias com grande valor para o cliente”, completa Liu Nunes Tobias, Technology Director da Via Varejo.
Os dois participaram de uma live promovida pela Zoox Smart Data em parceria com o MIT Technology Review Brasil, que contou ainda com a participação de Duda Davidovic, Head de Inovação do Cartão Elo. A live foi mediada por André Miceli, CEO e Editor-chefe do MIT Technology Review Brasil.
Entre os assuntos discutidos estão os motivos para a adoção de tecnologias por parte das empresas varejistas. Veja abaixo três pontos em que a aplicação pode ser vantajosa para as companhias.
1 – Quanto mais a tecnologia aparecer, pior
Para que a experiência de compra seja sem fricção, o trabalho pesado deve estar do lado das empresas. Rafael de Albuquerque defende que a simplicidade está em entender o cliente, seu momento de vida e entregar o que ele precisa da maneira mais fluida e transparente possível. Nesse sentido, quanto mais invisível for o uso da tecnologia, melhor.
Duda Davidovic concorda e acrescenta: em um mundo em que as lojas de e-commerce já sabem qual o meio de pagamento preferido do cliente, o trabalho é investir em manter os dados em segurança para que o cliente não precise ter que preencher as credenciais novamente no final de cada compra. Tirar trabalho do consumidor sem que ele perceba é uma dos bons usos da tecnologia.
2 – Saber a hora de agir
Compreender exatamente o que o cliente quer e quando ele quer não é uma questão de adivinhação, mas de uso inteligente da tecnologia, em especial a análise de dados, que pode ser descomplicada. “Tudo que é demais, atrapalha, então antes de pensar em Big Data, é preciso pensar de forma mais racional como trabalhar com os dados que já existem na própria empresa”, explica Rafael de Albuquerque. Na metodologia criada pela Zoox Smart Datas, a base de dados do varejista é captada, higienizada, enriquecida, hiper segmentada e, a partir daí, criar a ativação específica para cada consumidor. Duda Davidovic traz outro exemplo: baseado no histórico de consumo de e-commerce, pode-se mandar lembretes de compras recorrentes quando o período de aquisição estiver novamente chegando.
3 – Devolver os dados com capricho no atendimento
Além de consumir, o cliente quer se comunicar e, principalmente, ser ouvido. E quer que essa escuta atenciosa seja feita em todos os canais da empresa, seja no e-commerce, nas redes sociais ou na loja física, demandando da companhia uma gestão inteligente das informações. “A proposta é fazer os colaboradores conhecerem o cliente para se aproximar e criar uma jornada memorável para ele”, diz Liu Tobias. Rafael de Albuquerque completa: “As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a experiência que vão ter, cabe às empresas serem claras de como vão transformar os dados em valor a para cada um deles ao longo do processo”.
Sobre a Zoox Smart Data
A Zoox Smart Data é uma empresa brasileira de tecnologia e inovação focada em soluções de Data Science & Analytics. Com presença em 22 países, atende mais de 1,6 mil clientes de setores como Hotelaria, Varejo, Transporte, Seguros, Telecom, Serviços Financeiros e Saúde. Ao longo de sua trajetória global, a Zoox se destaca como um dos três maiores concorrentes em soluções inteligentes de Wi-Fi e tratamento de dados, além de promover uma abordagem inovadora e pioneira na aplicação de Big Data e Inteligência Artificial para qualificação de dados e geração de insights de negócios por meio de modelos preditivos, viabilizando projetos com resultados comprovados.