Você sabia que os vendedores gastam, em média, 63,4% do seu tempo com atividades que não geram receita para a empresa?
Essas atividades envolvem ações como preencher planilhas, passar informações de um sistema para outro, enviar e-mails de acompanhamento, criar relatórios, entre outras.
Então, se você é um gestor de vendas que busca por formas de aumentar os resultados de vendas da sua equipe, é necessário considerar implementar uma estratégia de automação de vendas.
De acordo com o dado que citamos, fica claro que não basta aumentar as metas de vendas, gerar mais leads, ou contratar mais vendedores para elevar, de forma significativa, o faturamento da empresa.
Ainda que você adote essas ações, sua equipe continuará dispensando tempo demais com atividades pouco estratégicas.
Por isso a automação de vendas se faz tão importante. Trata-se do processo de otimizar o esforço humano utilizando a tecnologia e aplicações digitais para realizar tarefas manuais e repetitivas.
Esta, portanto, é uma forma de aproveitar os talentos da sua empresa para que possam ter maior disponibilidade para oferecer abordagens mais personalizadas para os clientes, e deixar que a tecnologia faça o trabalho burocrático, sem atrasar atividades ou prejudicar a consistência do processo de vendas.
Quer aprender mais sobre automação de vendas?
Então, continue a leitura do artigo!
O que é automação de vendas?
A automação de vendas é uma estratégia que envolve o investimento em tecnologia e aplicações digitais para otimizar processos e tarefas relacionadas à venda de produtos ou serviços.
Por meio da automação, é possível reduzir o esforço humano em atividades repetitivas e manuais, além de evitar erros no processo de vendas, como o registro incorreto de entrada de dados, falta de acompanhamento de negociações em andamento ou comunicações inconsistentes com os clientes.
Para mais, a automação de vendas tem como objetivo central tornar os talentos de vendas mais produtivos, uma vez que podem dedicar mais tempo para ações que realmente trazem receita para a empresa, como:
- prospectar novos clientes;
- oferecer atendimento personalizado;
- negociar o fechamento das vendas;
- estabelecer parcerias estratégicas.
O que pode ser automatizado na operação comercial?
Se apenas 36,6% do tempo dos vendedores está sendo utilizado para vender, você deve imaginar que muitas tarefas manuais podem ser automatizadas no restante do seu dia, correto?
É bem por aí mesmo. Graças à tecnologia, é possível automatizar atividades como:
- gestão e nutrição de leads;
- envio de e-mails personalizados;
- geração de propostas comerciais e contratos;
- criação de relatórios e análises de vendas;
- comunicação com os clientes (a utilização de chatbots é um exemplo);
- follow-ups;
- coleta, armazenamento e atualização de dados dos clientes;
- segmentação de clientes;
- qualificação de leads;
- gerenciamento de equipes de vendas.
Ainda, se você combinar a automação de vendas com a automação de marketing, que consiste na implementação da tecnologia para otimizar a captação de clientes, você poderá elevar a eficiência das suas campanhas e gerar mais leads.
E você não precisará se preocupar em sobrecarregar os vendedores.
Com a automação de vendas, eles terão mais tempo para vender e gerar mais receita para o negócio, o que também irá aumentar suas comissões.
Quais são os benefícios da automação de vendas?
Os efeitos da automação de vendas são extremamente positivos, afinal, os vendedores poderão dar mais atenção aos clientes, e adotar uma estratégia mais focada em seu comportamento de compra e em suas necessidades.
Desse modo, os clientes poderão experimentar um atendimento mais personalizado, e os níveis de satisfação e fidelidade tendem a aumentar.
E quanto maior for sua taxa de retenção, mais lucrativo é o seu negócio, já que conquistar um novo cliente é de 5 a 7 vezes mais caro que mantê-lo em sua base, segundo Philip Kotler.
Mas além dos clientes, como você já deve ter percebido, os vendedores e as empresas também ganham muito com a automação de vendas. As principais vantagens dessa estratégia são:
- aumento da produtividade dos vendedores;
- maior eficiência nas atividades de vendas;
- redução de custos;
- acesso integrado aos dados dos clientes;
- maior colaboração entre equipes;
- mais facilidade para educar leads e prepará-los para compra;
- redução ou eliminação de erros e retrabalhos;
- melhor gestão do tempo;
- aumento da receita.
Quer entender como promover esses benefícios da automação de vendas na sua empresa? Que tal descobrir como fazer isso utilizando o seu CRM?
O papel do CRM na automação de vendas
Quando falamos sobre automatizar a força de vendas, é impossível deixar de citar o sistema de CRM.
Além de ser uma ferramenta crucial para facilitar o acesso às informações, o CRM está completamente ligado ao processo de vendas. Logo, o CRM deve fornecer a base para a automação, e muitas plataformas já oferecem essa funcionalidade.
Veja quais são os recursos de automação em um CRM:
Lembretes de atividades
Ao agendar tarefas de follow-up ou outros compromissos com os clientes, o CRM dispara automaticamente notificações de lembretes para que os vendedores não percam o timing de suas negociações, e não deixem nenhum cliente para trás.
Criação de listas segmentadas
Com todos os dados centralizados em um único lugar, é possível ativar filtros para obter listas de clientes segmentadas e personalizadas para enviar campanhas de marketing e vendas mais eficientes.
Por meio desse recurso, os vendedores não precisam gastar horas analisando e filtrando planilhas confusas e extensas para segmentar clientes, e ainda correr o risco de realizar alterações nas planilhas sem querer, e prejudicar os dados.
Geração de relatórios de vendas
O CRM também é capaz de coletar e interpretar os dados inseridos na plataforma de maneira automática, e em tempo real.
Com isso, os gestores podem, em poucos cliques, obter um panorama geral sobre o desempenho dos negócios, dos vendedores, e ainda realizar análises preditivas por meio de forecasts de vendas criados pela ferramenta.
Geração de propostas comerciais
Algumas soluções de vendas oferecem a possibilidade de salvar templates de propostas comerciais e contratados para a geração otimizada destes documentos.
Adicionalmente a isso, o CRM considera os dados dos clientes e das negociações cadastradas na plataforma para preencher os templates e criar propostas personalizadas que podem ser rapidamente enviadas para os decisores de compra.
Qualificação de leads
No CRM do Agendor, por exemplo, você pode automatizar o processo de qualificação de leads para que a plataforma identifique a falta de determinadas informações para avançar negócios no funil ou para alterar o status de um negócio para ganho ou perdido.
Para isso, basta definir quais são os campos dos cadastros de negócios que devem, impreterivelmente, ser preenchidos para poder avançar a cada etapa do funil.
Caso uma negociação seja movida de uma etapa para outra sem essa informação, a plataforma irá disparar a seguinte mensagem:
Integração com canais de comunicação
Integrar o CRM com os canais de comunicação é uma parte fundamental da automação.
A partir deste recurso, você mantém os históricos dos clientes sempre atualizados com o registro de todas as interações com eles.
Ou seja, quando um cliente entrar em um contato, com qualquer integrante da equipe, ele poderá facilmente acessar seu histórico e já compreender aspectos como:
- tom de voz do cliente;
- dúvidas frequentes;
- principais desafios;
- suas necessidades;
- últimas solicitações.
Veja um exemplo, utilizando a integração do Agendor com o WhatsApp Web:
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Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.