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Automação de CRM: conheça os benefícios + 6 exemplos práticos

por | out 9, 2023 | CRM

A automação de CRM é essencial para tornar o processo comercial mais ágil e eficiente. 

Além disso, por meio de tecnologias que otimizam tarefas repetitivas e manuais, é possível reduzir o ciclo de vendas, diminuir custos, melhorar a experiência do cliente e, sobretudo, aumentar a produtividade do time de vendas. 

Aliás, a produtividade da equipe é um ponto importante para discussão. 

O objetivo central dos vendedores é vender, certo?

Apesar de parecer óbvio, a realidade é que, em média, 64% do tempo dos vendedores é gasto em tarefas que não têm uma relação direta com a venda. Estamos falando de atividades que podem incluir a busca por informações de contato, o preenchimento de dados, o acompanhamento manual de leads e muito mais.

Nesse contexto, imagine o que sua equipe de vendas poderia alcançar se recuperasse esse tempo. 

Menos tempo gasto em tarefas repetitivas e manuais significa mais tempo para interagir com clientes, construir relacionamentos mais fortes. É por essa razão que a automação de CRM é tão importante.

Neste artigo, vamos explicar todos os benefícios da automação de CRM, bem como apresentar 6 exemplos de como ela acontece na prática. 

Fique conosco e continue a leitura!

O que é automação de CRM?

A automação de CRM é a implementação de soluções tecnológicas, como softwares de CRM, para automatizar tarefas relacionadas à gestão de relacionamento com os clientes. Por meio da automação, atividades como coleta e organização de dados do cliente, acompanhamento de leads, segmentação e comunicação podem ser simplificadas e otimizadas.

Para a equipe, este processo agiliza diversas tarefas, como as que citamos acima, e permite que os vendedores tenham mais tempo para se dedicar à interações mais significativas e personalizadas com os clientes, elevando assim sua satisfação e aumentando as chances de fechamento.

Já para os gestores, a automação os ajuda a terem uma visão 360º do relacionamento com o cliente, facilitando as tomadas de decisão e o gerenciamento do time, entre outros processos estratégicos.

Além destes que mencionamos, outros benefícios da automação que se destacam, listamos abaixo:

  • otimização do processo de vendas, de marketing e de atendimento;
  • análise mais completa do perfil do cliente ideal;
  • facilidade para acompanhar tendências e oportunidades de mercado;
  • redução do ciclo de vendas;
  • melhor aproveitamento de leads;
  • automatização de e-mail marketing;
  • monitoramento de performance;
  • melhor segmentação de mercado e clientes;
  • redução de custos;
  • melhora a experiência do cliente.

Exemplos reais de automação de CRM

Bom, agora que você já entendeu o que é e quais são os benefícios, que tal conhecer como ela funciona na prática?

Para isso, vamos conferir alguns exemplos reais de automação de CRM!

Funil de vendas

No Agendor, é possível controlar todas as suas negociações e históricos de clientes, e ainda atualizar negócios de forma automatizada, bastando “arrastar” os cards de negociações de uma etapa para outra.

Veja, com mais detalhes, como funciona o funil de vendas do Agendor:

Negócios – Como trabalhar com o Funil de Vendas do Agendor?

Preenchimento de dados

Os recursos de automação de preenchimento de dados são importantes não apenas para acelerar o cadastramento de clientes, mas principalmente para evitar o registro de informações duplicadas ou incorretas.

Para esse fim, algumas plataformas de gestão do relacionamento com o cliente oferecem uma integração com a Receita Federal, que permite automatizar o preenchimento de dados do cliente a partir do CNPJ.

No caso do CRM do Agendor, por exemplo, ao preencher o campo “CNPJ”, o sistema preencherá os campos “Razão social”, “Telefone”, “Email”, “Endereço”, “Descrição” (Data de abertura da empresa, Porte da empresa, Situação cadastral, Data da situação cadastral, Quadro de sócios e administradores, Código e descrição da atividade econômica principal) automaticamente com os dados disponibilizados no site da Receita Federal. 

Comunicação com o cliente via WhatsApp

Muitos vendedores possuem o WhatsApp como o principal canal de comunicação com seus clientes, porém poucos CRM’s disponibilizam recursos de integração e automação que os permitem aproveitar ao máximo essa plataforma, tanto pelo acompanhamento de conversas e pelo aprimoramento da experiência do cliente. 

Em contrapartida, existem automações como a do Agendor com o WhatsApp Web, que proporciona maior agilidade na gestão de clientes dentro do WhatsApp e mais facilidade na identificação de contatos cadastrados no sistema.

Com a extensão no Chrome do Agendor para WhatsApp Web, é possível:

  • criar um novo contato (Empresa ou Pessoa);
  • vincular um telefone à um contato já cadastrado no Agendor;
  • salvar conversas no histórico de um contato;
  • salvar conversas no histórico de um negócio;
  • selecionar, ou adicionar, um contato no Agendor.

Entenda, na prática, como funciona:

Clientes – Como usar a extensão para WhatsApp Web do Agendor?

Fluxo inteligente de atividades

O fluxo inteligente de atividades é uma funcionalidade do Agendor pensada especialmente para automatizar a gestão de oportunidades de vendedores externos. 

Basicamente, sempre que uma tarefa é finalizada no app do Agendor, a plataforma entende o que foi feito e sugere atividades que estimulam o avanço dos negócios. 

Assim, o app reproduz seus alinhamentos com os vendedores para que eles fechem vendas com mais agilidade e autonomia.

App Agendor – Como funciona o Fluxo Inteligente de atividades do app?

Ligações de vendas

Já imaginou conversar com um cliente ao telefone e, logo depois de encerrar a ligação, ter um resumo com os principais destaques da conversa, bem como uma transcrição completa do áudio?

Estes são alguns dos grandes benefícios das automações das ligações com os clientes.

Agora, o Agendor possui uma funcionalidade chamada VoIP GPT, que permite realizar tudo isso de forma integrada ao CRM, automaticamente. 

Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=VRwmK-y-vdE&t=2s

Geração de leads

Outro recurso de automação de CRM muito interessante para equipes de vendas que desejam otimizar a captação de oportunidades de negócio é a geração de leads integrada ao CRM. 

Esta é uma maneira de encontrar e prospectar os melhores leads para o seu negócio, com rapidez e segurança.

No Agendor, por exemplo, a automação da geração de leads permite:

  • obter uma lista de leads validados;
  • conseguir informações sobre decisores;
  • encontrar o telefone e o e-mail das empresas;
  • complementar dados com informações da Receita.

Dá uma olhada neste lançamento do Agendor:

Geração de Leads do Agendor – Encontre os melhores leads para o seu negócio

Que tal conferir estas e outras automações de CRM na prática?

Basta criar uma conta gratuita no Agendor e começar agora mesmo!